Compromisso versus investimento. Autor: Luís Marques

Normalmente as nossas atitudes estão associadas a um grau de compromisso, o que nos permite estar mais ou menos motivados para realizar este ou aquele protejo!!!!

Quando a motivação é elevada investimos mais, mais tempo, mais dinheiro, nos Projectos que idealizámos ou surgiram.

No treino esta dualidade de atitudes, compromisso versus investimento, está intimamente ligada, ou seja, quanto maior é o compromisso, maior é o investimento. A minha dúvida é pensar de forma contrária, quanto maior é o investimento maior será o compromisso????

Constato cada vez mais que o acesso ao exercício físico é, em muitos casos, uma questão de investimento e baixo compromisso, pois é fácil comprar uma bicicleta xpto, ou umas sapatilhas para praticar o running, ou pagar o livre acesso do ginásio, mas compromisso em sair de casa para dedicar-se à prática do ciclismo, da corrida/caminhada, do ginásio todos os dias não existe! O passo mais fácil é dizer que vou, é comprar e dizer que vou, mas o difícil é ir, estar e treinar.

Em conversa com uma pessoa amiga, aluno de natação, questionei-o sobre as suas voltas de bicicleta: “…tens dado umas voltas? Não pah, gastei 800 euros na bicicleta e não ando há 6 meses, e mal tenho tempo para vir à natação!”

Tempo????

Certamente que quando gastou 800 euros o problema do tempo já existia, o que não existia era uma bicicleta!

Onde é que pretendo chegar? Compromisso versus investimento.

Tenho em mim a ideia que o compromisso não se compra, nasce na necessidade da pessoa, e aí residem todos os valores intrínsecos que permitem a qualquer pessoa praticar exercício físico de uma forma constante e objectiva. De nada vale o investimento se não houver compromisso.

Se se investe num contexto, há a necessidade de ajustar as suas rotinas à utilização desse mesmo contexto. Por exemplo: se adere a um livre trânsito no ginásio terá que ajustar os seus horários, levar o saco, preparar atempadamente o saco, deixar preparadas as refeições pós-treino, etc., para manter esse mesmo contexto criado por si, senão de nada valeu o investimento. Terá que mudar os seus comportamentos!!!!

Aconselho, por experiência própria e por constatação de comportamentos, que quanto maior for o compromisso diário, melhor serão os resultados e com isso uma maior predisposição para investir mais em si e no exercício físico.

Não permita que as coisas sejam o produto final, mas sim que as coisas permitam atingir o produto final.

Bons treinos.

Luís MarquesAutor: Luís Marques

LEIA TAMBÉM

Em Vila Franca da Beira houve manipulação pré-eleitoralista, por parte dos candidatos PS, de iniciativa da Câmara que até merecia ter sido mais “limpa”!… Autor: João Dinis, Jano

Em período de pré-campanha eleitoral – que as Eleições Autárquicas vão ser já a 1 …

Batalha de Aljubarrota – A Real Batalha – 14 de Agosto de 1385 – Faz 632 Anos. Autor: João Dinis, Jano

Viva Portugal !  Livre, Soberano e Independente !!!  Viva ! Sim, a 14 de Agosto …