Concelhia de Oliveira do Hospital do PSD recusa cerca de três dezenas de filiações e deixa jovens indignados

Um grupo de jovens de Oliveira do Hospital, que pretendiam filiar-se no Partido Social Democrata, foram ontem surpreendidos por uma carta registada, proveniente dos serviços de ficheiros de militantes, a dar conta que a sua admissão não tinha sido aceite pela comissão política de Oliveira do Hospital. Do grupo de cerca de três dezenas de aspirantes a militantes sociais-democratas, só dois foram aceites depois de terem comparecido numa reunião com o presidente da estrutura local, Nuno Vilafanha. Todos os restantes viram as suas candidaturas rejeitadas. O CBS procurou, por várias vezes ao longo da tarde, contactar os elementos da Comissão Política local para explicarem a decisão de vetar estes elementos. Nuno Vilafanha enviou uma mensagem a explicar que se encontrava fora do país e que telefonaria mais tarde ( o que até ao momento não aconteceu), enquanto o presidente da Mesa da Assembleia da estrutura, Nuno Tavares Pereira, não atendeu o telemóvel.

Os candidatos a militantes dizem não entender esta atitude por parte dos elementos que lideram a estrutura do partido naquela cidade do distrito de Coimbra, mas consideram que tudo se poderá ter ficado a dever ao facto de não terem comparecido a uma reunião agendada por aquela estrutura local do partido, liderada por Nuno Vilafanha. “Tinha exame no dia seguinte em Coimbra e não pude estar presente, contudo, não sei qual a credibilidade que esta comissão política possa ter para me fazer ou não militante mediante a presença numa reunião”, conta João Cid Brito, de 20 anos, estudante universitário de Arqueologia e História, que está habituado a participar activamente em eventos comunitários, como o escutismo. Este elemento da Associação Académica de Coimbra confessa que não sabe o que irá fazer. Se apresenta ou não recurso. “Quero abraçar um partido livre e aberto e não uma estrutura em que existam pessoas que se julgam donos. A verdade é que tenho muita vontade de ser militante, caso contrário desistia já”, explicou ao CBS este jovem residente em Ervedal da Beira.

A notícia também foi recebida com estupefacção por João Gonçalves, um vendedor de 28 anos, residente na localidade de São Paio de Gramaços. “Não percebo. Querer ser militante de um partido e não poder. Talvez o PS tenha requisitos menos burocráticos”, começou por dizer, antes de criticar os elementos que comandam os destinos do partido em Oliveira do Hospital. “Acho que estão mais preocupados com os cargos que têm que com a própria estrutura. Que outra justificação existe para este caso insólito?”, interroga-se, adiantando que tinha a ideia do PSD “ser um partido livre”. E deixa um aviso: “Não se resolvendo esta situação, não perdem só o nosso voto, mas de todos os intervenientes que nos rodeiam, pois este é um caso que contraria a essência da democracia”.

Mesmo aqueles que foram admitidos, os dois elementos que compareceram na reunião, não compreendem esta decisão. António Cruz, 23 anos, estudante de audiologia em Coimbra diz não encontrar qualquer explicação válida para esta atitude dos responsáveis de Oliveira do Hospital. “Fui um dos dois que pude estar presente na reunião agendada pela comissão política de Oliveira do Hospital. Mas não encontro qualquer explicação para a exclusão daqueles que não tiveram oportunidade de comparecer. “Dada a situação em que o partido se encontra em Oliveira do Hospital e, depois de uma maioria absoluta por parte do PS, não se compreende como é que se impede a filiação de novos jovens. Creio que a comissão política de Oliveira do Hospital, para além de não mostrar trabalho, está mais preocupada em controlar o partido”, sublinha garantindo que foi um dos que participou activamente na recolha de militantes. “Acho lamentável que, passado tanto tempo, veja que não só não foram feitos militantes, como ainda recebem cartas em casa a dizer que não serão admitidos”, conta.”Isto é muito grave para um partido democrático”, concluiu.

LEIA TAMBÉM

Capoula Santos apresentou em Oliveira do Hospital novas medidas de apoio aos agricultores afectados pelos fogos

O Ministro da Agricultura apresentou, ontem, em Oliveira do Hospital, as novas medidas de apoio …

Oliveira do Hospital entre os concelhos com mais baldios ardidos no Distrito de Coimbra

A Associação Cooperação Entre Baldios do Distrito de Coimbra (Cobalco) assegurou hoje, em comunicado, que …

  • João Paulo Abuquerque

    Esta situação não degradante é repugnante.
    Acompanhei o caso do João Miguel Cid Brito, que, amavelmente, pediu a minha opinião, antes do preenchimento da ficha de inscrição à militância no Partido Social Democrático.
    Fiquei muito satisfeito por se identificar ideologicamente com os princípios sociais-democratas e de ter como referência política o Dr. Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro, e aconselhei, sem hesitar, a sua militância no PSD local.
    João M. C. Brito era, sem dúvida, uma maior valia para as hostes políticas concelhias
    da JSD e do PSD. Um jovem cidadão ativo que sempre se envolveu nos grupos sociais, religiosos, culturais e políticos da sua terra. Não é por acaso que o encontramos todos os domingos a auxiliar a eucaristia na Igreja Matriz do Ervedal, sua terra natal. Não é por acaso que o encontramos sempre que pode a tocar Tuba na Banda Filarmónica e a representar papeis no Grupo de Teatro local. Não é por acaso que é membro fundador do Agrupamento de Escuteiros da Cordinha e membro do Grupo de Jovens Católicos do Ervedal. Não é por acaso que enquanto estudante no concelho foi elemento do Parlamento dos Jovens do ensino secundário, nem é por acaso que nessa altura tenha sido um dos estudantes escolhidos para visitar o Parlamento Europeu em Estrasburgo. Não é por acaso que na Universidade de Coimbra é um brilhante estudante de Arqueologia e História e também não é por acaso que é colaborador da política educativa da Associação Académica de Coimbra.
    O acaso aqui deve-se a João Brito ser um elemento de excelência que qualquer partido
    político gostaria de ter nas suas listas de militantes, com a excepção do PSD de Oliveira do Hospital. Era bom saber-se, quais são os requisitos mínimos para se ser PSD em Oliveira do Hospital, pois parece-me que para se ser PSD em Oliveira do Hospital tem que se ser devoto ao Sr. Presidente da Autarquia, que embora trate o Presidente da CPC do PSD como “nulidade política” em plena Assembleia Municipal, granjeia por parte deste o seu apoio para candidato PSD nas próximas eleições autárquicas.
    Como militante que sou do PSD, faço saber que caso esta situação não seja resolvida no prazo quinze dias, farei chegar ao Secretário-Geral do PSD, José Matos Rosa, toda a informação que conseguir referente a este e aos outros casos assim como o meu cartão de militante, pois nunca poderei fazer parte de um partido que permita tais atrocidades politicas.

    Em prol de um melhor PSD Oliveirense
    João Paulo Pombo de Albuquerque

  • Militante do PSD

    Os requisitos mínimos para se ser militante é ser o oposto de ti de quem ninguém gosta, começando pela tua terra, onde ninguém te reconhece qualquer tipo de credibilidade.

    • Je suis inacio

      Como é que conseguiu ser militante? Deu sangue? Partilhou o Lar com os “Sem Abrigo”? Ajuda as crianças e os idosos a atravessar passadeiras? Ou levanta a pata traseira aos cães para urinarem?
      Quem és tu manel?

  • João Cid Brito

    Caríssimo Militante do PSD
    Essa sua afirmação foi em relação a mim, João Cid Brito, ou em relação a João Paulo Albuquerque?
    Gostaria que me tirasse essa duvida!

    • Militante do PSD

      A carapuça cabe a que a enfia e quem não tem credibilidade e é mal visto na sua terra também sabe que o é, mas certamente que este comentário é dirigido a uma certa ave rara que tem ajudado a esfrangalhar o PSD.

      • Je suis inacio

        Quem é a ave rara manel?
        Pertence a alguma Comichão Politica desse PSD?
        Tem juízo manel, e vai-te embora, pois a Alex já viu que convosco à apoiar só perde.

      • Chanfalho

        Lendo estes comentários, ouvindo as notícias das habilidades do Passos Coelho quanto a Tecnaformas, Segurança Social etc, lembrando-me da discussão dos submarinos e não esquecendo o 44 de Évora, deixem-me que lhes pergunte: Os senhores andam a discutir o quê? Querem o quê? Acham que é essa gente e esses partidos que nos conduziram à ruína e ao escárnio internacional que resolvem alguma coisa nas nossas vidas e ao País? A única coisa que me apetecia era dar-lhes com um chanfalho até que abrissem essas pestanas…Esta de querer ser presidente da JSD sem sequer ser militante.. é obra…Correrem aos lugares para garantir o lugar de deputado é “rasgo”. Como é que este País se pode endireitar com o pessoal nesta dinâmica..?

  • Pela Verdade…

    Fundador do Agrupamento de Escuteiros? De qual? Membro do Grupo de Jovens Católico atualmente? Qual? João Paulo Albuquerque e João Cid Brito esclareçam-me s.f.f.. Obrigado.

    Mesmo retirando do seu currículo aquilo que ainda não pode lá estar e o que nunca pode pôr lá, é sem dúvida, uma mais-valia para o partido. Cumps.

    • Pela Honesta Verdade

      Vais ver os membros que iniciaram os escuteiros da Cordinha e depois se não encontrares, põe-se aqui o documento.
      Quanto ao grupo de jovens, nem é bom falar.
      Como não deves participar nestes grupos, desconheces.

      • João Cid Brito

        Caro/a Pela Honesta Verdade
        Mais uma vez, gostava que as pessoas não fossem esquilos que se escondem nas suas tocas, mas que tenham o civismo necessário para se apresentarem com o seu nome verdadeiro!
        Como anteriormente referi, em relação aos Escuteiros da Cordinha foi um erro do João Paulo Albuquerque, sendo que o convite que me endereçaram foi por mim aceite!
        Quanto ao Grupo de Jovens, refiro que se quer reiniciar este grupo católico, tudo o que aconteceu no passado, no passado deve ficar. Quem ganha com o Grupo de Jovens Católico são os jovens e a sociedade desta comunidade paroquial!
        Gostava que se afirmasse com o seu nome verdadeiro!
        Cumprimentos,
        João Cid Brito

    • João Cid Brito

      Caro/a Pela Verdade
      Realmente existem pessoas que se escondem atrás dos ecrãs do computador e que escrevem nomes que nada têm a ver com o seu nome!
      Como fundador do Agrupamento de Escuteiros, tenho a dizer que foi um erro de João Paulo Albuquerque, o que sendo verdade é que fui convidado para integrar este Agrupamento de Escuteiros e aceitei! Em relação ao Grupo de Jovens Católico do Ervedal, quem fala deve tentar saber se existe ou não veracidade nas suas afirmações; para sua informação o Grupo de Jovens Católico do Ervedal está a tentar ser reiniciado!
      Agora acho que era de muito bom tom afirmar-se com o seu nome verdadeiro, e não nomes que tenta inventar!
      Cumprimentos,
      João Cid Brito

  • Justiça

    Então afinal é memnro de quê? É preciso currículo para ser militante? Que estranho, mas não pensei que os currículos ganhassem o que quer que seja…

    • João Cid Brito

      Caro/a Justiça
      Sou membro e coordenador do grupo de acólitos de Ervedal da Beira, sou membro do Grupo de Teatro da Sociedade Recreativa Ervedalense, membro até à bem pouco tempo da Filarmónica de Ervedal da Beira, um dos mais recente membros dos Escuteiros da Cordinha (sendo que ainda não iniciei a participação nas atividades, só aceitei o convite), participei no Parlamento dos Jovens do Secundário e fui Europarlamentar por um dia, no dia 21 de março de 2013 no Parlamento Europeu de Estrasburgo, um evento do Euroscola. Para além de diversas associações onde já estive inserido! Atualmente como estudante da Universidade de Coimbra, sou colaborador do Pelouro da Política Educativa da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra!
      Cumprimentos

  • Sr. Viegas

    Caro João Cid Brito
    Não perca tempo a discutir currículos, a sua vida já o comprova. Mas pergunte ao assessor de comunicação do burgo, qual o curso (seja ele qual for) que tem, para exercer tais funções. Cumprimentos, Sr. Viegas

  • Politicalex

    Nem sei se me ria se chore..! Até a mim me dói… Hoje foi dia de eleições na Sociedade Recreativa Ervedalense. O Sr. presidente da Câmara, e sócio, e expresidente desta associação, lá foi tentar fazer um ajuste de contas e tentar contar mais uma das suas histórias. Com as meias verdades, costumeiras, tentou fazer da ficção realidade…Chegou ao cúmulo de querer responsabilizar o até hoje presidente da SRE, se algo vier a acontecer à agora presidente da SRE…! Sim a secretária do Senhor Presidente é a nova presidente da SRE. Assim a coisa (SRE) fica mais controlada, e as assinaturas legais(devem pensar)…. Lá lhe perguntaram quem foi que mandou a senhora assinar. O Alex, na sua megalomania não conhece os limites. Não sabe quando nem onde deve parar. Em vez de se calar e ver se a coisa esquece, vai de deitar lenha na fogueira. Hoje, a coisa correu-lhe particularmente mal. Em minha opinião levou um banho que nem toda a água perdida no autoclismo dos sanitários, junto do tribunal, conseguia fazer melhor. O João Paulo Albuquerque deixou bem claro quem são os incompetentes e os outros. Quem não conhece a lei nem os princípios e quem os tenta cumprir e respeitar e quem vive de expedientes bacocos…O Senhor Presidente Alexandrino, entrou de leão, saiu de gatinho. Quanto à nova presidente também tudo ficou esclarecido.Tal como virou moda, neste Concelho, a senhora Secretária do Senhor Presidente começou a exercer a presidência por antecipação..! Pronto, agora, já lá está a assinatura da “presidenta”..! Já está “legal”!!! Entretanto ainda não me passou a senhora da TVI com a chave do carro na mão a leiloar o BM em vez de promover o queijo. Hoje, na mesma TVI, vejo que Tábua tem 3,4% de desemprego.Que precisam é de gente. Por cá, aqui mesmo ao lado, é o que se sabe. Ou bem que festas e bola ou bem que se trabalhe para o progresso e desenvolvimento.Os resultados é como os da cigarra e da formiga.Quem trabalha tem. Quem “canta” não tem..!Como disse: Não sei se ria se chore..! Sei é que isto é mau de mais para ser verdade..! Senhor Presidente: caia em si. Manifestamente o senhor não tem vida nem estofo para isto..! Peça lá uns “conselhos” ao Barreto,( o seu inseparável conselheiro)e veja se muda isto…Olhe e compre uma pomada para as nódoas negras que, hoje, deve ter ficado com umas poucas… e logo na sua terra..! Como lhe disseram na Caixa: “Isto não é um rancho folclórico nem um clube de futebol”..! Também eu lhe digo o mesmo. Isto é um Concelho de vinte mil almas que lhe confiaram o seu destino e futuro. Festas sim, bola também Mas, primeiro, emprego, educação comida no prato… Dá para perceber..?

  • malhar em ferro frio

    O CBS anda a dormir!
    Ora então duas pérolas noticiosas e não publicam nenhuma delas?
    Vá lá façam um esforço para tentar mostrar alguma independência.
    1- Passos Coelho esteve 5 anos a “fugir” à Segurança Social.
    2 – Guerra Junqueiro levou uma malha eleitoral na SRE. Os sócios reconheceram o seu bom trabalho.

    • Chanfalho

      È capaz de sair é o Costa a louvar o contributo dos Chineses e a reconhecer que isto, melhorou muito, desde 2011. Aliás o ás dos azes está com hotel pago em Évora.Os seguidores bem arrotam.Vamos ver por quanto tempo.Com este iluminado já estão taco a taco.Mais umas bombas iguais aos chineses e é humilhado…O Guerra Junqueiro era candidato a alguma coisa..? Pela solução encontrada está tudo dito…

    • Politicalex

      É dessas notícias que querias? O CBS tem jornalista.E tem critérios editoriais.Não precisas aconselhar.

  • Militante atento

    Os peniqueiros estão sempre hà espreita de ocupar os lugarzitos politicos. Tanto faz ser os do PS como os do PSD!. Então o Sr. João Paulo anda a preparar o terreno para avançar, e queria já começar com o JOTINHA! Olhe, ainda vai ter que dar muito ao chinelo! Mas aconselho-o a ficar quieto, você é muito barulhento e faz muita confusão, pois nem a caleira viu da outra vez. Lembre-se que ainda há pouco tempo apoiou o atual presidente!.

  • rennie

    JPA está a colocar hirudoid nos hematomas.
    Ouvi dizer que perdeu as eleições.
    Depois de tão bom trabalho de tanta competência não foi capaz de apresentar um projecto vencedor.
    Para a próxima que leve os pseudónimos todos a votar, só assim a vitória estaria certa.

    • Chanfalho

      Antigamente, para se perder eleições era preciso concorrer. Agora já não é assim..? O JPA apresentou alguma lista? Quem me parece que levou lá que contar foi o Senhor Presidente da Câmara e acólitos…Meias verdades já se sabia. Desejos em realidade também se desconfiava…

      • desonesto

        Tudo é possível…
        Ainda esta semana um ilustre cidadão pagou uma dívida inexistente, que certamente por esquecimento deixou prescrever. Só foram 5 anos à Segurança Social!
        No caso das portagens o Estado penhora bens de uma empresa privada. De uns cêntimos passa a milhares de euros. Assim fosse neste caso do lapso do 1. Ministro.
        E ninguém é preso…

      • Artur

        O que se fala pelo Ervedal: “Fomos todos encomendados para ir bater no JPA, mas um, calou seis dezenas”.

        • Irra

          É Obra!

    • Guerra Junqueiro

      Para se perder, é preciso concorrer-se, o JPA já pretendia sair há um ano atrás, mas como alguns serviços são tão eficientes, teve que lá ficar mais esse tempo todo.
      Foi pena não estares presente, tinhas visto ao vivo e a cores a maior tareia que Alex e companhia levaram na sua vida, chegou a meter dó, em suma, depenou franguinhos que pensam que são galarotes.
      Mas disse-lhes que não ficava por ali, o futuro irá trazer outros embates. Para prepararem o corpo.

      Cumprimentos
      Guerra Junqueiro

      • Será pio

        Deixaram-no falar mais de 5 minutos? O regimento da SRE permite mais de 5 minutos? Então faço ideia a tareia que levaram. Acho que houve um tipo que gravou, pode ser que saia.

        • Politicalex

          pago para ouvir…

    • Enfia o Barrete

      Uma lista com o desonesto, o rennie, o malhar em ferro frio, o Empresário, o Engenheiro, e muitos mais pseudónimos que usas, era ganhadora. Mas por mil euritos por mês, não vale mais estares quietinho.

  • Politicalex

    “Nesta feira do queijo vamos ter um investimento de 50 mil euros.É um pequeno investimento comparado ao retorno”. Mais ou menos isto, disse o Senhor Presidente à Boa Nova. Não sei de que retorno fala. Ponho aqui uma notícia ao tempo redigida pelo actual “director de comunicação”, que agora tanto se incomoda e combate as mesmas notícias.

    Taxa de desemprego em Oliveira do Hospital subiu quase 10 por cento, comparativamente a 2008

    11 de Agosto de 2009

    De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) – referentes ao mês de Junho –, a taxa de desemprego em Oliveira do Hospital aumentou 9,8 por cento, comparativamente ao período homólogo de 2008.

    Em 30 de Junho deste ano, encontravam-se inscritos no IEFP 716 desempregados, o que representa, relativamente ao mês anterior, uma subida de 2 por cento.

    Este flagelo social continua a atingir principalmente as mulheres, já que 53,2 por cento das pessoas inscritas no IEFP pertencem ao sexo feminino.

    No entanto, e analisando os dados referentes ao período homólogo do ano passado, constata-se que entre 2008 e 2009 – mês de Junho –, o desemprego entre os homens
    disparou de 37, 2 % para 46, 8 %.

    Nas mulheres aconteceu o inverso, pois a taxa – ainda neste mesmo período – baixou de 62,8 % para 53, 2 %”

    Segundo os números recentes o desemprego conta com 1045 desempregados, em Oliveira do Hospital, mais 329 que quando esta Câmara tomou posse em 2009.Tenha-se em conta as cem bandeirinhas que por aí andam a fazer de contas que estão empregados, pois seriam mais cem a aumentar…

    Ontem mesmo saiu na televisão que, Tábua, aqui ao lado, não tem gente para trabalhar e está a absorver algum do desemprego de Oliveira, senão, Upa ,upa.Só o ano passado criaram 1200 postos de trabalho, num concelho com menos de metade da população que o nosso..!

    Este é o retorno das maiores festas, das maiores feiras do maior requeijão,da maior abóbora e da bola e dos relvados, a opção e obsessão deste executivo.

    E CONTRA FACTOS!!!

    • Isto é que é triste

      Se não fosse os Aquinos, o desemprego em Oliveira era o maior do País.

      • Politicalex

        E a emigração… sem Aquinos e emigração era mais do dobro do desemprego que herdaram, mesmo contando as bandeirinhas…São o máximo..! Coisa fina…Pode ser que a festa “do Maior Grelo” reverta isto…

  • Justiça

    O Politicalex já está na Fidelidade? não vai fumar um cigarinho?

    • Politicalex

      O Politicalex só gasta o dinheiro em coisas úteis…logo, não fuma…É pouco dado a vícios, até por pertencer a uma organização que desaconselha os mesmos…Trabalhou com a Fidelidade mas, também já faz tempo…

  • Arraiolos

    Não me admira nada este tipo de atitudes. Já viram bem os tipos que estão à frente do PSD? Tudo gente séria…E rendas?