Concertos de Natal aproximaram gerações em Oliveira do Hospital

Pelo terceiro ano consecutivo a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promoveu a iniciativa “Natal de Gerações” em colaboração com os professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) de ensino da Música, de Inglês, Lúdico Expressivas e de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

Ao longo da última semana, entre os dias 11 e 16 de dezembro, as crianças que frequentam o 1.º ciclo de ensino básico do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital realizaram pequenos concertos de Natal para os utentes de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

Os mais novos começaram a espalhar a magia natalícia nos Paços do Município que acolheu o primeiro concerto no passado dia 11 de dezembro. Além da Câmara Municipal, a ARCIAL, o Centro Social e Paroquial de Ervedal da Beira e o Centro de Dia da Cáritas Diocesana de Nogueira do Cravo foram as instituições que acolheram, durante estes dias, as atuações musicais das crianças.

A atividade envolveu 231 alunos das Escolas Básicas de Nogueira do Cravo, de Oliveira do Hospital, do Seixo da Beira e da Cordinha que foram ensaiados por um total de 14 professores das várias áreas de AEC envolvidas.

“Nestas pequenas visitas as crianças deslocaram-se até à instituição onde cantaram seis músicas de Natal, duas delas em inglês, promovendo-se o convívio entre gerações e uma troca de saberes. Foi também uma forma de proporcionar alguns momentos de animação para todos, nesta quadra natalícia, sendo que em algumas situações os netos cantaram para os seus avós fortalecendo-se laços familiares e de amizade. As turmas participantes elaboraram cartões de Natal coletivos que entregaram nas instituições que visitaram”, refere nota da autarquia.

“Natal de Gerações” é uma iniciativa que pretende reforçar a importância da participação dos alunos do 1.º CEB em atividades voltadas para a comunidade educativa, garantir uma interligação com os professores das AEC, as instituições de carácter social e a própria autarquia, alargar o espaço de intervenção dos alunos, não se restringindo ao espaço da escola e acima de tudo promover o contacto entre gerações.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …