Conferência Aquanostra traz ministra do Ambiente a Oliveira do Hospital

Individualidades ligadas aos sectores da Água e do Ambiente vão participar na quarta Conferência Aquanostra que se vai realizar na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital.

Organizada pelos clubes rotário da Beira Serra – Oliveira do Hospital, Covilhã, Guarda, Mangualde, Seia, Tondela, Trancoso e Viseu – a iniciativa vai trazer até ao concelho oliveirense nomes como Orlando Borges, presidente do Instituto da Água, José Pinto Leite, coordenador do programa Polis, Francisco Ferreira, dirigente da Quercus e Dulce Pássaro, ministra do Ambiente, entre outros.

Contando ainda com a presença do Governador Rotary do Distrito 1970, Manuel Cordeiro, a 4ª Conferência Aquanostra vai incidir no tema “Água e Ambiente – Uma Cumplicidade Conveniente”.

Com início às 09h30 e participação gratuita, a iniciativa irá prolongar-se durante todo o dia, sendo que a sessão de abertura estará a cargo do presidente do Rotary Club de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, e do presidente da autarquia oliveirense, José Carlos Alexandrino.

“Plano Nacional de Barragens: Contributo para o Combate às Alterações Climáticas” é o tema da primeira comunicação prevista para as 10h30 e que contará com o contributo de Orlando Borges.

A José Pinto Leite fica, entretanto, reservada a intervenção em torno do tema “Polis Rios: Estratégia e parceria – Estado/ Autarquias/ Privados”. Ainda no período da manhã, o presidente do Conselho Directivo da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, Jaime Melo Batista, fará uma comunicação sobre “Reaproveitamento/ Reutilização da Água: Manual de Boas Práticas”.

A assessora da EPAL / WASA-GN, Margarida Ruas Gil Costa, reabre os trabalhos no período da tarde com uma intervenção alusiva à “Inovação e Criatividade: A Nova Cultura da Água”. Segue-se o presidente do Conselho de Administração da Águas do Zêzere e Côa, João Pedro Rodrigues, com uma apresentação relativa à “Água – O Preço da Qualidade e a Qualidade do Preço”. A antecipar o período de debate, o dirigente da Quercus, Francisco Ferreira, lançará a questão “Portugal sabe cuidar da sua água?”

Marcada para as 17h00, a sessão de encerramento estará nas mãos do Governador Rotário Manuel Cordeiro e da ministra do Ambiente, Dulce Pássaro.

As conferências Aquanostra nasceram em 2007, por iniciativa dos oito clubes rotários da região da Beira Serra. As três primeiras edições decorreram em Seia, Guarda e Covilhã, onde foram abordados os temas “Aproveitamento Hídrico na Bacia do Mondego”, “Termalismo e Turismo – Uma parceria inevitável” e “Água para Consumo Humano”, respectivamente.

LEIA TAMBÉM

Ana Abrunhosa entregou quatro habitações reconstruídas em Seia

A presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, entregou as chaves de quatro habitações (três na freguesia …

Dez detidos por tráfico de estupefacientes em Seia e Manteigas

O Comando Territorial da GNR da Guarda deteve dez pessoas, com idades entre 18 e …