Conferência Aquanostra traz ministra do Ambiente a Oliveira do Hospital

Individualidades ligadas aos sectores da Água e do Ambiente vão participar na quarta Conferência Aquanostra que se vai realizar na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital.

Organizada pelos clubes rotário da Beira Serra – Oliveira do Hospital, Covilhã, Guarda, Mangualde, Seia, Tondela, Trancoso e Viseu – a iniciativa vai trazer até ao concelho oliveirense nomes como Orlando Borges, presidente do Instituto da Água, José Pinto Leite, coordenador do programa Polis, Francisco Ferreira, dirigente da Quercus e Dulce Pássaro, ministra do Ambiente, entre outros.

Contando ainda com a presença do Governador Rotary do Distrito 1970, Manuel Cordeiro, a 4ª Conferência Aquanostra vai incidir no tema “Água e Ambiente – Uma Cumplicidade Conveniente”.

Com início às 09h30 e participação gratuita, a iniciativa irá prolongar-se durante todo o dia, sendo que a sessão de abertura estará a cargo do presidente do Rotary Club de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, e do presidente da autarquia oliveirense, José Carlos Alexandrino.

“Plano Nacional de Barragens: Contributo para o Combate às Alterações Climáticas” é o tema da primeira comunicação prevista para as 10h30 e que contará com o contributo de Orlando Borges.

A José Pinto Leite fica, entretanto, reservada a intervenção em torno do tema “Polis Rios: Estratégia e parceria – Estado/ Autarquias/ Privados”. Ainda no período da manhã, o presidente do Conselho Directivo da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, Jaime Melo Batista, fará uma comunicação sobre “Reaproveitamento/ Reutilização da Água: Manual de Boas Práticas”.

A assessora da EPAL / WASA-GN, Margarida Ruas Gil Costa, reabre os trabalhos no período da tarde com uma intervenção alusiva à “Inovação e Criatividade: A Nova Cultura da Água”. Segue-se o presidente do Conselho de Administração da Águas do Zêzere e Côa, João Pedro Rodrigues, com uma apresentação relativa à “Água – O Preço da Qualidade e a Qualidade do Preço”. A antecipar o período de debate, o dirigente da Quercus, Francisco Ferreira, lançará a questão “Portugal sabe cuidar da sua água?”

Marcada para as 17h00, a sessão de encerramento estará nas mãos do Governador Rotário Manuel Cordeiro e da ministra do Ambiente, Dulce Pássaro.

As conferências Aquanostra nasceram em 2007, por iniciativa dos oito clubes rotários da região da Beira Serra. As três primeiras edições decorreram em Seia, Guarda e Covilhã, onde foram abordados os temas “Aproveitamento Hídrico na Bacia do Mondego”, “Termalismo e Turismo – Uma parceria inevitável” e “Água para Consumo Humano”, respectivamente.

LEIA TAMBÉM

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …