Confraria do Queijo Serra da Estrela entroniza Carlos Lopes e Hélio Loureiro

… conhecido por elaborar pratos sob a temática da Serra da Estrela, Hélio Loureiro, vão ser entronizados na Confraria do Queijo Serra da Estrela.

Tal como vem sendo habitual, a entronização de novos confrades vai, no dia 17 de março, ser o momento alto do 23º Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela, realizado no âmbito da 21ª Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade.

O campeão olímpico, Carlos Lopes, e o chefe de cozinha, Hélio Loureiro, integram o grupo dos novos confrades de Mérito da Confraria que, um pouco por todo o lado, defende e promove a afamada iguaria, que é o Queijo Serra da Estrela.

A ligação de Carlos Lopes ao Queijo Serra da Estrela já foi tornada pública no ano passado, por ocasião do concurso das “7 Maravilhas da Gastronomia” e no qual o campeão olímpico deu a cara, enquanto padrinho, ao lado do produto que acabou por ser eleito uma das sete maravilhas da gastronomia.

Chefe de cozinha, Hélio Loureiro, também é conhecido por, variadas vezes, elaborar diversos pratos com a temática Serra da Estrela, nomeadamente no programa Gostos e Sabores, com difusão semanal na RTP Informação e RTP Internacional.

A par de Carlos Lopes e Hélio Loureiro, mais nove confrades de Mérito e igual número de confrades efetivos serão integrados na Confraria do Queijo Serra da Estrela. A ADIBER e oito Câmaras Municipais que apoiaram a Confraria no âmbito da eleição do Queijo Serra da Estrela como uma das “7 Maravilhas da Gastronomia” integram o grupo dos confrades de Mérito.

Com a presença de representantes de algumas dezenas de confrarias de todos o país e de Espanha, o 23º capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela contará ainda com a comunicação “Distinto! Distingo-O! Como?”, da responsabilidade de Maria Eugénia Lemos, dedicada à dualidade entre o Queijo Serra da Estrela e o Queijo de Ovelha Curado. A iniciativa encerra com o tradicional banquete que terá lugar no espaço do Espíritos Club.

No decorrer da feira do Queijo que terá lugar no recinto da feira, a Confraria vai ainda protagonizar, ao longo da tarde de 17 de março, a tertúlia “Há conversa com o Queijo”, conduzida por Manuel Leal Freire e Francisco Antunes e onde não faltará a“Poesia Pastoril” de Manuel Leal Freire. Na ocasião, terá ainda lugar uma prova orientada de Queijo Serra da Estrela e apresentação ao vivo de ovinos e cães Serra da Estrela.

LEIA TAMBÉM

Presidente da República a caminho de Oliveira do Hospital e António Costa reunido com presidentes de Câmara naquela cidade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está a caminho de Oliveira do Hospital …

PSA Mangualde interrompe produção devido aos incêndios

A fábrica da Citroën, do grupo PSA, em Mangualde, interrompeu a produção devido aos incêndios …