Chuva e trovoada regressam em força este domingo

Continente sob aviso laranja e amarelo devido à chuva e vento forte

Quatro distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, e o resto do país fica a amarelo devido à previsão de chuva e vento forte, informou o IPMA.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Braga, Porto, Aveiro e Viana do Castelo estão sob aviso laranja desde as 03h00 e até às 21h00 de hoje devido à previsão de aguaceiros, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e fenómenos extremos de vento. Mas também 14 distritos do continente estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, também devido à chuva, trovoadas e fenómenos extremos de vento até às 21h00 de hoje.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há risco para determinadas actividades dependentes do tempo. O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada. A previsão aponta também para vento moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas da ordem dos 65 quilómetros/hora, até meio da tarde.
Nas terras altas do continente prevê-se vento forte de sudoeste, com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora, diminuindo de intensidade a partir da tarde e pequena descida da temperatura máxima na região norte. Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros e vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se de noroeste a partir da tarde, e soprando moderado a forte nas terras altas. Nos Açores vão existir períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos durante a madrugada no grupo Oriental e vento norte moderado, tornando-se bonançoso e rodando para oeste.

Em Lisboa, Viana do Castelo, Porto, Braga, Portalegre e Santa Cruz das Flores prevê-se uma temperatura máxima de 22 graus, Faro e Coimbra 23, Castelo Branco e Bragança 20, Guarda 16, Évora e Leiria 24, Beja 25, Funchal 27 e Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 21.

 

LEIA TAMBÉM

Universidade de Coimbra aposta na folha de mirtilo para tratamento da Esclerosa Múltipla

Um projecto de investigação da Universidade de Coimbra aposta no potencial terapêutico da folha de …

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

PJ deteve 12 pessoas em Coimbra por suspeita de tráfico de droga

A Directoria do Centro da Polícia Judiciária anunciou hoje ter detido, na terça-feira, doze pessoas …