Continuação de mau tempo coloca bombeiros em alerta

 

… para o fim de semana coloca os bombeiros em estado de alerta, sobretudo nas localidades servidas por rios.

A previsão do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) é de mais chuva e ventos fortes para o fim de semana, sobretudo para amanhã, sexta-feira, e domingo, nas regiões Norte e Centro. A chuva forte é esperada até ao final da manhã de sexta-feira e a partir da tarde de domingo, prolongando-se até segunda feira “devido à passagem de sucessivas superfícies frontais”, explica o IPMA que prevê ventos forte no litoral oeste a nas terras altas e queda de neve na Serra da Estrela.

Indicações que levam os bombeiros do concelho a redobrar atenções, não havendo contudo a registar problemas de maior decorrentes dos últimos dias em que a chuva praticamente não cessou. “Tivemos alguns aluimentos de terra em S. Gião, Merujais e Penalva de Alva, mas sem grande importância”, contou Emídio Camacho ao correiodabeiraserra.com, explicando que se trataram de casos em que houve queda de terras para a via pública, mas que não constituíram qualquer perigo e foram no imediato resolvidos pelos bombeiros.

De acordo com o comandante da corporação oliveirense, é prática da corporação, em períodos de chuva abundante, fazer reconhecimento de locais de risco, havendo especial atenção nas localidades atravessadas por rios.

“Os leitos dos rios vão cheios”, refere Camacho, tranquilizando porém que até ao momento não houve registo de subida anormal das águas, nem de episódios em que o rio galgasse as margens. São essencialmente estas zonas que merecem particular atenção por parte dos bombeiros em face de uma previsão de chuvas fortes para o fim de semana.

Sem qualquer registo de ocorrências decorrentes das chuvadas dos últimos dias, os bombeiros de Lagares da Beira mantêm-se igualmente em estado de alerta para o fim de semana da Páscoa.

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …