Home - Região - Oliveira do Hospital - Contradições entre José Carlos Alexandrino e o primeiro-ministro sobre o IC6 levam autarca a referir que “não voltará a dizer mais nada sobre” aquela obra

Contradições entre José Carlos Alexandrino e o primeiro-ministro sobre o IC6 levam autarca a referir que “não voltará a dizer mais nada sobre” aquela obra

“Vamos ser sérios. Uma coisa é não haver nada. Outra coisa é haver um plano de intenções”. Foi esta a reacção do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital quando foi hoje confrontado, em plena Assembleia Municipal, com as contradições entre as suas afirmações, de que existiriam garantias da construção do IC6, e as declarações do primeiro-ministro, em Oliveira do Hospital, no final do mês passado, nas quais remeteu as obras apenas para quando existir financiamento. Segundo Rafael Costa, com aquelas palavras, António Costa deitou por terra uma das premissas que o autarca apresentou como decisiva para se recandidatar.

José Carlos Alexandrino, que no dia da visita de António Costa reafirmou que daquela deslocação do chefe de Governo tinha saído “o compromisso de em 2018/2019, Oliveira do Hospital ter o IC6 totalmente construído e a atravessar o concelho”, mostrou-se agora mais cauteloso. Disse que nunca pediu o IC6 para 2018. “Aquilo que exigi ao Governo está tratado. Não têm uma varinha mágica e o IC6 não pode estar pronto de um dia para o outro”, começou por afirmar o autarca que agora refere não ter exigido a construção imediata daquela via. “Não pedi [a António Costa] para dizer que em 2018 houvesse IC6. O que negociei foi um plano de acções, de intenções. Vamos ser sérios. Uma coisa é não haver nada. Outra coisa é haver um plano de intenções”, frisou antes de concluir que não voltará a “dizer mais nada sobre o IC6”, lembrando ainda que a oposição “teve de engolir um sapo” com a visita do primeiro-ministro.

“Importa esclarecer se vai ser candidato ou vai reconsiderar”

Palavras que não convenceram minimamente o social-democrata, para quem aquelas explicações foram apenas uma manobra de diversão para fugir às questões de fundo. E na sua intervenção, Rafael Costa tinha sido incisivo. “O senhor presidente quando se apresentou como candidato afirmou que estavam criadas as condições para a construção do IC6. Esta foi uma premissa para concorrer às próximas eleições. António Costa apenas se comprometeu a criar as condições para se candidatar ao financiamento por parte de Bruxelas. Há aqui uma contradição”, referiu aquele eleito, apontando depois que o governante também “não se comprometeu com o investimento de 38 milhões” anunciados pelo autarca.

“Importa esclarecer se vai ser candidato ou vai reconsiderar”, continuou Rafael Costa, que deixou ainda outra pergunta ao autarca: “E se não houver financiamento? O senhor presidente tem de esclarecer aqui a sua posição”. Alexandrino não respondeu, limitando-se a acusar a oposição de ter desistido há muito daquela obra. “A verdade é que não respondeu a nada e fugiu ao assunto”, referiu depois Rafael Costa.

“Agora há a tentação de mudar aquilo que não aconteceu”

O eleito do CDS/PP e candidato à presidência da Assembleia Municipal nas próximas eleições autárquicas pela coligação, Luís Lago, que, logo no dia da visita de António Costa afirmou que o primeiro-ministro tinha desmentido tudo aquilo que o autarca prometera, foi desta vez mais calmo. Preferiu deixar esse assunto para a campanha eleitoral. Ainda assim, não deixou de salientar as contradições de Alexandrino. “Reconheço que o senhor presidente tem feito um grande esforço pelo IC6 e acabou atropelado pelas suas próprias palavras e pelo facto de ter colocado a fasquia demasiado alta”, precisou, antes de acusar o autarca de procurar distorcer a realidade. “Agora há a tentação de mudar aquilo que não aconteceu na visita do senhor primeiro-ministro”, concluiu.

LEIA TAMBÉM

Sampaense perdeu contra o Porto Dragon Force

Sampaense Basket assegurou manutenção na Proliga, Académica foi despromovida

O Sampaense Basket assegurou hoje a manutenção na Proliga depois de vencer no Pavilhão Serafim …

Trânsito rodoviário e pedonal com novas restrições em Oliveira do Hospital

O trânsito rodoviária e pedonal em Oliveira do Hospital vai sofrer novas restrições de circulação …