Contrato Local de Desenvolvimento Social apresenta Boletim Informativo e realiza Festa das Famílias


Designado por TEAR – “Trabalhar para Erguer, Ajudar para Realizar”, o Contrato Local de Desenvolvimento Social de Oliveira do Hospital vai ter amanhã a sua primeira apresentação pública.

Marcada para as 15h00 na Casa da Cultura César Oliveira, a sessão vai ser marcada pelo lançamento do Boletim Informativo do TEAR, que visa dar a conhecer o trabalho da equipa que integra o projecto social, nomeadamente o plano de acção, a equipa de trabalho, bem como acções que estão já em prática.

O Contrato Local de Desenvolvimento Social é a mais recente ferramenta de acção social ao serviço do concelho de Oliveira do Hospital e visa “promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de acções a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos”.

Para a sua intervenção no terreno, a equipa do TEAR delineou um plano de acções orientado pelo diagnóstico social do concelho, que identifica como principais problemáticas: a elevada percentagem de população idosa, elevada taxa de desemprego, elevado número de beneficiários de Rendimento Social de Inserção e de crianças em acompanhamento, bem como a existência de uma rede de transporte deficitária.

Como forma de ultrapassar os constrangimentos identificados, o Contrato Local de Desenvolvimento Social de Oliveira do Hospital prevê avançar com o gabinete de atendimento e empregabilidade, gabinete de inserção profissional (em parceria), centro de recursos e qualificação, plataforma de atendimento e acompanhamento social integrado, comissões sociais de freguesia, revitalização do associativismo local e dos espaços de internet concelhios, bem como com a criação de uma rede de transporte social.

Entretanto, para o dia 29 de Maio, o TEAR já agendou a comemoração da “Festa da Família”, que terá lugar, a partir das 10h00, no Parque do Mandanelho. O evento vai contar com várias actividades ao longo de todo o dia, com destaque para ginástica ao ar livre, peddy paper, almoço convívio, jogos para toda a família, pinturas e muita animação.

LEIA TAMBÉM

Um morto em Viseu devido a acidente

Um homem de 35 anos morreu ontem à noite na sequência de um acidente na …

MAAVIM acusa Ministro da Agricultura de ignorância

O Movimento Associativo Apoio Vítimas Incêndio Midões (MAAVIM) acusou hoje em comunicado o Ministro da …