Contributos CDU tendo em vista as GOP e os Orçamentos Municipais – 2015. Autor: João Dinis

Tendo até em conta a lei do Estatuto do Direito de Oposição – que obriga o Presidente da Câmara a ouvir, sobre as GOP e os Orçamentos (anuais), os representantes dos Partidos que estejam na Assembleia Municipal e não estejam no Executivo Municipal; tendo também e conta que é hábito da CDU apresentar os seus Contributos, enviou-se um “memorando” circunstanciado ao Sr. Presidente da Câmara, na seguinte base:

Sobre as  GOP   e  os Orçamentos Municipais

Tenha-se em conta questões de facto estratégicas. Agora, já há a “revisão“ do Plano Director Municipal – a qual, por sua vez, já necessita de ser revista…

Como temos por princípio darmos os nossos contributos, aqui se adiantam ideias e propostas…

Água – Saneamento – Recolha de Lixo

Dentro daquilo que há, a Água, o Saneamento e a Recolha do Lixo surgem como responsabilidades directas da Autarquia embora cada vez mais alijadas.

A Água e o Saneamento “navegam” através da Empresa Águas do Zêzere e Côa com os problemas que conhecemos. E agora parece que também é a recolha do Lixo a ser privatizada. As consequências são inevitáveis:- encarecimento dos serviços! Alijamento das responsabilidades municipais. ESTAMOS EM DESACORDO!

Em matéria de Saneamento, há algumas ETAR por fazer ou por arranjar. E há muitas estações elevatórias de Esgotos por fazer. E também há, agora, uma espécie de “ping-pong” entre quem competirá fazê-las:- a Autarquia ou a Águas do Zêzere e Côa? Pois bem, que as faça quem tem que as fazer e seja a Autarquia ou seja a Empresa. Entendam-se! Agora não deixem é continuar a drenar esgotos a céu aberto num Município que se preza em ter qualidade de vida!

Além do mais, aquilo que mais subiu de custo foi precisamente o Saneamento.

 Planificar intervenção integrada na Zona mais sensível da Cidade.

Não, hoje já não é a Zona Histórica a parte mais sensível da Cidade, embora esta continue a precisar de toda a atenção.

Hoje, a zona mais sensível da Cidade é a zona das Escolas, das Piscinas, do Parque dos Marmelos, da Ribeira de Cavalos, mesmo do Centro de Saúde e do Vale airoso da Ribeira de Cavalos (todo o Sul da Cidade). Também tem a ETAR…

Necessita, toda essa Zona, de um Plano Urbanístico Integrado – já com Planos de Pormenor. É a principal tarefa urbanística. Inadiável mesmo!

E precisa – já – de protecção contra abusos urbanísticos e contra as descargas poluentes, e frequentes, na Ribeira de Cavalos.

 BLC3 – enigma financeiro e funcional

Sim. Já é tempo de “alguém” do Executivo Municipal fazer um balanço público, circunstanciado, à real importância desta tal BLC3 – um verdadeiro “ninho” de quê ou de quem??

O Município reclama saber quanto já se lá gastou – dinheiro público, incluindo municipal – e que vantagens concretas para o Município ou para a nossa Região.

Já agora, quanto se prevê gastar – Câmara – Estado – União Europeia – nos próximos três anos na “velha” ACIBEIRA” onde também anda a ser enxertada esta BLC3

Grande dispersão de certos projectos

Dá-nos a ideia de que há demasiados projectos municipais, com demasiadas “coisas” que depois não são devidamente acompanhadas, divulgadas, avaliadas. Cheira a propaganda, algumas vezes…

Investimentos avulso

Há demasiado investimento com a EXPOH. É um “foguetório” sem foguetes. Que ainda por cima origina concorrência desleal a festas de algumas Colectividades.

Falta uma iniciativa que mobilize em conjunto (dois fins-de-semana) as Colectividades Populares. Com o seu Desporto – o Recreio – a Cultura.

E por falar em Colectividades Populares, o fim do subsídio ao funcionamento é um rude golpe nas justas expectativas dessas Colectividades.

NÃO SE JUSTIFICA!

 Descentralização de verbas e competências para as Freguesias

Não deve abrandar e antes pelo contrário. Uma só “lei”:- nada de passar competências sem acordo dos Autarcas de Freguesia e sem as verbas necessárias.

Câmara deve fazer as obras que já deviam ter sido feitas este ano nas Freguesias.

– Dar mais atenção ao Vale do Mondego. Há eucaliptização indiscriminada.

– A Penha da Póvoa e o Castro do Vieiro continuam abandonados…

– O Vale do Ferro é hoje uma aldeia turística que merece outra atenção.

– Promover outros Produtos Endógenos (e não só o Queijo da Serra)

– Prestar atenção redobrada à Floresta. Aos incêndios e ao Nemátodo.

– Há “pontos negros” – a precisarem de ser corrigidos – do ponto de vista da Segurança Rodoviária em várias Estradas Municipais.

– O “Orçamento Participativo Jovem” merece outro “élan”. Tal como está, é puro entretém para “crianças”…

Contrariar o Encerramento de Serviços Públicos

Vai continuar o processo de encerramento de Serviços Públicos por iniciativa dos governos – é certo – mas sem que, a nosso ver, lhe esteja a ser feita – pelo Município – a contestação que se justifica. Está a ir-se o Tribunal. A próxima a ir será as Finanças… A ESTGOH esvai-se/desvaloriza-se ano após ano… etc.

Vir a aceitar novas responsabilidades provenientes do Poder Central e seja lá em que for ou como for, é para perder verbas. Os governos querem é verem-se, eles, livres dos problemas e passam-nos para os Municípios. E assim tem sido e assim será com estes governos.

Ca entre nós, meter as Urgências do Centro de Saúde na Fundação é um erro estratégico que os munícipes vão pagar logo à frente quando encarecerem o serviço (apesar de já ser caro). O próprio Centro de Saúde terá muita dificuldade em sobreviver ao fim das “suas” urgências que os médicos vão-se embora de vez…

Ensino

Cuidado com as tentações… Já há confusões e outras dificuldades que cheguem com a parte do Ensino actualmente sob gestão municipal.

Acessibilidades

Bem, subsiste a falta dos IC o que já “cheira mal” – se nos é permitida a expressão….

Estão com mau piso, a EN – 17 e a Estada desde Vendas de Galizes para a Ponte das Três Entradas.

E até continua em más condições, há anos, o pequeno troço, da Estada Municipal neste caso, entre Fiais da Beira e a Ponte do Seia. E a Pontezita, no Cobral, entre Travanca de Lagos e Lagares da Beira?

Já agora, o Estradão para Vale do Ferro também merece outro cuidado

Grande Capital com excessiva concentração

de equipamentos industriais e comerciais

A concretizarem-se os investimentos do grupo SONAE – Fábricas e Hipermercado – cada um a seu modo constituem um excessivo grau de concentração de equipamentos. As fábricas “avançam” sobre S. Paio e não sabemos se é desta vez que, por exemplo, vão dispor de barreiras de protecção. O Hipermercado vai “comer” a sua parte do comércio tradicional de Oliveira do Hospital-concelho. Estamos também para ver se as fábricas da SONAE vão começar a pagar – e quanto – pelos rios de detritos que enviam para a ETAR da Cidade (e para a Ribeira de Cavalos de vez em quando).

2014 foi ano de forte “travagem” no investimento municipal…

Creio ser legítimo assinalar que este ano – 2014 – foi um ano de “travagem às quatro rodas” naquilo que diz respeito a grandes investimentos municipais. Até no Social os “cortes” se sentiram. E até foi um ano autárquico com 14 meses…

Enfim, na Cidade, aos solavancos, lá se inauguraram o Mercado e a Central de Camionagem. E agora temos um Mercado novinho e vem para cá o Continente?!…

E por Lourosa lá se andou de autocarro a inaugurar um troço de estrada arranjado.

Convém “destravar” (desbloquear) o investimento para este próximo ano de 2015…

Mais Respeito pelas práticas da Democracia, é o que se exige ao PS

Sentado em cima de uma maioria excessiva, o PS municipal tem dado maus exemplos acerca do que deve ser a prática da Democracia. Não basta encher-se a boca com a palavra ou falar alto e em bicos de pés. É indispensável ser-se Democrata e só se pode ser Democrata praticando a Democracia. Não é isso que em diversas alturas o PS e os seus dirigentes têm feito.

Usam – e abusam – da “ditadura” da sua maioria !

E  DA  PARTE  ORÇAMENTAL ?

É de contar com mais reduções orçamentais do Orçamento de Estado. E com novas responsabilidades em cima do Município.

Talvez o IMI inverta a tendência e suba (se o Pessoal tiver dinheiro para pagar a subida…).

Há bastante mais “equilíbrio” entre os gastos com a Água – Saneamento e também com a Electricidade Pública.

O – sucedâneo – do quadro do Pessoal Camarário tende agora para Estágios e para POC´s. Não é boa tendência… Já agora, que é do novo Refeitório, etc?…

Autor: João Dinis, Porta-voz do PCP  – Oliveira do Hospital 

LEIA TAMBÉM

Medalha de Ouro de Oliveira do Hospital para Ana Abunhosa aprovada no meio de várias criticas

A atribuição da medalha de Ouro do Concelho de Oliveira do Hospital foi um dos …

PSD de Oliveira do Hospital considera que atribuir a Medalha de Ouro a Ana Abrunhosa “é condecorar a incompetência”

O PSD oliveirense não entende as razões que levam a Câmara Municipal de Oliveira do …

  • Guerra Junqueiro

    Por onde anda a restante oposição?
    Haja, quem atire a primeira pedra.
    Concordo em absoluto.

    Cumprimentos
    Guerra Junqueiro

    • Combate

      “Guerra Junqueiro”: O meu bom amigo já se devia ter apercebido que o resto da oposição pertence ao arco do poder. Quando se tem telhados de vidro, convém ter cuidado com as pedras. Eles concorreram não para ser oposição, mas, para serem poder e, fazer algo de semelhante. Vão dizer o quê? Não viu o porradão do Dr.Ribeiro e Castro ao Vieira da Silva..? Caladinhos diz-se muito…ou, pelo menos, não se ouve… o que não se quer…

      • Guerra Junqueiro

        “Combate”; Infelizmente já há muito compreendi tal problema que somente atrasa o nosso concelho.
        Está na altura de colocar no poder Homens e Mulheres cuja a ambição seja a devoção à causa e às gentes da nossa terra, i.e., Oliveira e os Oliveirenses.

        Cumprimentos
        Guerra Junqueiro

  • Rui Manuelo

    Jano:- Sobra-te em cabeça – ó “sem pescoço”…
    Desde há já muito tempo que tem um elemento ,escriba residente nestes espaços ,que gosta de chamar acintosamente o Jano por “sem pescoço”. Enfim, são (des)gostos.

    Pescoço deve ter ele que se não o tivesse, maior ou menor, isso seria um gravíssimo problema para resolver , se calhar mesmo sem resolução. Portanto, entendamo-nos, o homem tem percoço. O que se lá não vê, de facto, são gravatas penduradas. Talvez por aí alguma confusão entre o ter e o não ter pescoço. Mas também não é isto que interessa para o caso.
    Não raras vezes, o Jano escreve opiniões e propostas por aqui. Por norma não se entretém em diálogos de surdos, em conversas desviantes em que é suposto quem mais insultar mais razão ter. Interessa, isso sim, dar allguns contributos para fazer andar este mUnicípio que segue por vezes perro, por outras vezes fora dos eixos. Portanto, participar.
    Por exemplo. neste Contributo – como é designado – está feita uma síntese muito entendível. Não, não é necesário ser-se minimamente especalista em Planos e Orçamentos, a meio ou a POCAL inteiro, para ler e entender o que aí está.
    Percebe-se bem o que se fala da BLC3 – dos IC – da água e saneamento – da urbanização de toda a zona atravessada pela Ribeira de Cavalos – do Vale do Mondego – das Estradas – etc, etc, etc. E do Quadro de Pesoal mais Estagiários e afins também.
    Pois é, o que te possa faltar em pescoço, sobra-te em cabeça. Noutos, no cimo de um grande pescoço não se vê lá nada !

  • Combate

    Pois…Afinal, não somos só nós a ver o que falta. E estrada da Lageosa -cemitério,Lagos? E a prometida Aldeia de Nogueira-Senhor das Almas? A estrada para o menino que nasceu no Avelar,vai? E o pessoal do Chão Sobral, tem que continuar na estrada de terra..? A parte velha da cidade já mereceu fortes críticas da “Rainha”, na “Lage Grande” em 2009. Falam nela todos os dias só que… valha-nos que a junta fez lá um bonito monumento a um ilustre cidadão Oliveirense..De resto,bola(agora com gala)hehehe, e festas..! Dá-lhe Jano..!

  • Um habitante da Kambra

    Prof.João Dinis,muito bem, percebemos como anda o Concelho e como gostaríamos que ele andasse.Uma síntese perfeita.É bom que nos vá elucidando,pois há muito boa gente que está muito mal informada.Falando de outro assunto,vamos ter mais umas homenagens?Bolas o homem não deve dormir a pensar em quem deve homenagear.Com as férias encontrou tempo para tudo.Deixou de olhar para o umbigo e passou a olhar para as chuteiras.pois é tudo gente do futebol,agentes desportivos. Bolas…festas não faltam ….

  • Mr. Nicks

    Como dizia outro, aqui há dias, já te esqueceste da pregação

    que andaste a fazer de freguesia em freguesia, com uns papéis, a informar as

    as pessoas com números de investimento feito e que nunca antes aconteceu desde o

    25 de abril, dizias que estes são os melhores (tu não incluído), estes é que sabem fazer

    (tu não incluído), estes é que fazem obras de utilidade pública e não de fachada, que o

    teu primo Carpinteiro tinha atrasado o concelho 20 anos, que esbanjava os subsídios

    pelas coletividades e associações na caça do voto, que esbanjava dinheiro em rotundas

    megalómanas e em lombas altas como montanhas e passeios mais largos que a

    estrada, que tratava mal e desrespeitava quem não dizia com ele e agora estás tu

    pior mil vezes do que ele, falas mal de quem fez de ti alguém na política, porque por

    cá pouca gente te conhece, nem tens nada de jeito para se conhecer.

    Ainda por cima no meio dessa tua perversidade invejosa a quem te faz sombra,

    tens o desplante de gozar com a saúde das pessoas e não sabes para o que

    estás guardado, uma vez que andas endoidado, podes acabar num hospital

    psiquiátrico enrolado num colete de forças e uma máscara para não morderes

    e para não te verem as ventas, também não sabes se te está a crescer um pinheiro

    nas nalgas, mas ao contrário, com os gravetos a picar, sendo por isso que não paras

    quieto, etc.

    Para um pouco para pensar com essa grande cabeçorra que tens e não gozes com a

    saúde dos outros, pois ninguém sabe o que o futuro lhe reserva.

    • Afinal a quem te referes

      Estás a falar do Alex?

  • Pregador

    Jano

    Continuas com essa velha K7 que engoliste, não sejas como um certo pregador das freguesias e evolui, em vez de combateres as políticas deste Governo de incompetentes que a todos desgoverna, gastas energia a combater quem combate este desgoverno, assim não estás a dizer nada, estes, nos últimos anos têm feito muito pela tua ex freguesia, entretanto mandada extinguir por este Governo.
    Deixa de combater quem vai combatendo as políticas que tantos malefícios tem causado ao Povo e te encerrou a freguesia.

  • Politicalex

    Este desgoverno não é? Vai ver o porradão do Ribeiro e Castro ao Vieira da Silva. Quem começou a infernizar a vida dos professores? Quem teve a maior manifestação de professores?Quem subiu a dívida 52% em 6 anos e chamou a troika? Quem privatizou os hospitais e arruinou o País com as PPPs? Quem lançou a PT para onde está? Quem deu cobertura ao BES e não só? Não tens lido os comentadores políticos? O Costa veio de leão já vai em gatinho..! Ides levar um porradão..! Pensais que isto é tudo lorpas? Já vos toparam… E as promessas cá do burgo,como é que é?

  • Politicalex

    “Nicks” Cá para mim tu queres ir para a cama com o homem..! Não pensas noutra coisa.Estás mesmo obcecado…que tal pagares-lhe o que lhe deves? Quando é que o homem falou na saúde de alguém? Nem o homem nem ninguém. A saúde não se compra .A doença não se pede. Escondê-la porquê? Quem foi que disse que ia de férias para o Luxemburgo? Quem é que está com problemas de saúde..? Tinha que prestar contas a alguém, desse assunto..? Que eu saiba ninguém vai para férias doente..! A mentira, a mentira… aprendam a falar verdade.Sendo que, o caso, não é escrutinável Nós queremos saber é dessas estradas, desses esgotos das taxas das escolas, do “TUDO PARA AS FESTAS E BOLA”. Ó taranta.Já viste alguém negar o que foi feito? O que se questiona é o que não foi feito.Os afilhados, os que vêem de Coimbra ,que empregaram na ADI ? Não sabes da 1ª dama do Ervedal que por acaso o “marido” também é presidente da Concelhia e que anda a rodar de lugar em lugar, sempre que faz um ano e acaba o contrato? E o Povo pá? E o Povo pá? Onde é que tem o emprego, pá? Não foi isso que aborreceu esse “desconhecido” que o PS “promoveu”? Diz lá , pá…

    • Politicalopes

      Ó Desconhecido, o que te aborreceu, foi terem-te dito (e bem) que não te apoiavam para presidente, pois não tens qualidades humanas nem democráticas para tal, foi quando endoidaste e começaste com esta ladaínha pegada, o resto são as tuas mentiras compulsivas e léria de trazer por casa.

      • Adjunto de Ordens

        Ainda bem que recordas essa frase..! Diz a quem a proferiu que jure. Pode ser que seja capaz.. Está para muito breve uma grande surpresa. Pela língua morre o peixe..! Vê se te actualizas…Se ele quisese o poder não foi a ele que foi oferecido esse poder que tu achas que é? Vai ler o artº239 da Constituição e o artº4º da lei das autarquias locais e logo vês onde está o poder e quem é que queria, e quer, mandar onde.Contra a ignorância nunca houve argumentos.

  • euromilionário

    Jano,

    já agora uma máquina de fazer dinheiro para pagar isto tudo, ou então bora lá endividar isto para que os nossos filhos paguem as excentricidades dos pais.

    ESTAMOS EM DESACORDO!

    • Adjunto de Ordens

      Basta cortar nas festas , na bola, nas extravagancias da BLC, nas bandeirinhas. Ainda sobra dinheiro…Criticamos mas dizemos quais as alternativas.Estou para ver o orçamento…

      • Números

        Assim deveria ser.
        Ó homem dos números diz lá quanto se gastava com as ideias do Jano e quanto pouparias com a tua proposta.

    • Adjunto de Ordens

      O “homem dos números” já faz muito gratuitamente.Se é para ser ele a governar, apresentem a demissão ou, pelo menos, entreguem-lhes os vossos ordenados. Estão fartos de vos dizer as opções.Se o dinheiro não cega não se gasta o que há em festas e bola. Os números estão aí. São falsos? Parece que se engasgaram…

    • Guerra Junqueiro

      Quantas máquinas tem o executivo camarário a fazer dinheiro para pagar tanto desastre?

      Cumprimentos
      Guerra Junqueiro

  • joao dinis jano

    Essa da fábrica de dinheiro, ando eu a ver se arranjo uma para mim, tantos são os impostos e outras alcavas nos levam. Inclusivé prás finanças municipais. Olha, enquanto o Belmiro, por exemplo, (ainda) não paga saneamento.

    Mas atenção, nestas coisas da luta política e partidária,nisto das “Oposições”, é necessário, de certa forma, saber viver numa espécie de espírito cristão no sentido genuíno. Meus Caros, passam as pessoas e ficam as instituições muitas vezes a “rirem-se” destes maluquinhos que andaram a guerrear-se como se não houvesse mais nada de interessante pra fazer na vida.

    Olhem eu cá neste momemnto em termos de “oposições” e tretas quero é dizer:

    – ” Ó teatcher põe-te bom que isso, pelo menos pra já, é o que mais vale a pena !”

    Jano

    • Guerra Junqueiro

      A saúde sempre primeiro. Antes de tratar uretra deve dar-se primazia ao córtex e lobos, pois estes já há muito estão em franca deficiência.
      Serás ou não serás oposição?

      Cumprimentos
      Guerra Junqueiro

      • piegon

        Pois bem, essa cabeça de ave lá tem cortex.
        Porta-te bem pois foi essa a educação que te deram e chega de envergonhares a família.

        • Guerra Junqueiro

          Para seres da família, ainda tens muito milho para comer.

          Cumprimentos
          Guerra Junqueiro

  • Zabumba

    Para comunista, é espírito muito conciliatório..! Será a nova versão “João Alexandrino”x Alexandrino Diniz..? Dantes era o “João Alves X Mário Abreu”..!

  • Jano

    Jano

    Meus Caros “extremistas”.

    Quem Vos disse que ser Comunista é andar com faca na liga ou “canhão” no bolso, pregou-Vos uma grande peta. Ser Comunista ´e ser profunda e solidariamente humanista. É difícil sê-lo. Experimentem e se tiverem convicções e causas a defender também sereis capazes…

    E a amizade é uma ave bonita que voa por cima das nuvens.

    Põe-te em forma Teatcher que há práqui uma série de assuntos a discutir, e sem papas na língua !

    Força Amigo !

    Jano

    • Guerra Junqueiro

      Há e haverá sempre assuntos para discutir. O necessário é resolver os problemas que há muito foram discutidos e aqueles que criaram e continuam a criar.

      Cumprimentos
      Guerra Junqueiro

  • Janices

    Ó Jano:Ser comunista pode ser isso tudo.Ser hipócrita é que me parece que os comunistas nunca foram. Então o meu amigo vem lavar , e bem, no aumento da água e do esgoto,vem denunciar, e bem, o escandalo das borlas ao Belmiro.Vem dizer que a Câmara não faz uma série de obras, depois vem pedir subsídios para a festança e vem dar abebeas ao senhor presidente, que anda a gozar com nós todos. É oposição de manha e companhon à tarde..? Disso já cá tivemos o Abreu..! Ai a coerência..! Já viu este atestado de parvos que o Presidente nos veio dar com a caleira do telhado do Estádio Municipal..! Mas o presidente não anda biom? Sei que faltou uns dias mas, disseram-me que tinha ido de férias..! Não foi assim..? Oposição coerente é ser extremista? Já não faz diferença o roubo na água e no esgoto..? É por essas e por outras que o PCP vai caindo na AM:.

  • *

    E as povoacoes do concelho que em pleno sec xxi ainda não tem saneamento ? Vamos mas é todos jogar futebol, pois é aí que está o futuro…

  • dissidente

    caro *, é o que faz termos a frente do concelho o zé-das-medalhas

    Cpts