Cooprofar lança campanha a favor da vacinação

A Cooperativa dos Proprietários de Farmácia (Cooprofar) lançou uma campanha de incentivo à vacinação sob o lema: “Proteção para a vida. A vacinação é a solução”. A iniciativa irá decorrer em 1200 Farmácias de norte a sul do País e tem como objectivo informar a população sobre as diferentes vacinas existentes, bem como sensibilizar para os seus benefícios, “desmistificando alguns dos mitos associados a este processo”.

“Actualmente, o processo de vacinação em Portugal é extremamente simples, podendo passar quase exclusivamente pelas farmácias, facilitando a vida das pessoas. Na farmácia é possível encontrar vacinas para as múltiplas doenças, como a gripe, pneumonia, rotavírus, hepatite, cólera, raiva, varicela, difteria, tétano ou tosse convulsa, entres outras”, refere um comunicado da Cooprofar.

A campanha procura, segundo os promotores, responder também a questões de como e onde se pode vacinar, recomendando a consulta com os respectivos médicos de família e a procura de esclarecimento e informação juntos dos farmacêuticos. Esta é também uma medida que procura travar a “proliferação de correntes anti vacinação que, mesmo não produzindo efeitos negativos assinaláveis, têm levantado algumas dúvidas, nomeadamente na população com menor acesso à informação”.

“É aqui que a figura do farmacêutico, enquanto profissional de saúde de primeira linha no aconselhamento sobre as melhores práticas, pode assumir especial importância, nomeadamente, no esclarecimento de dúvidas sobre as vacinas e o processo de imunização”, conclui a nota da Cooprofar.

 

LEIA TAMBÉM

José Carlos Alexandrino garante que existem três médicos dispostos a vir trabalhar para Oliveira do Hospital desde que sejam contratados pela tutela

Deputado do PS Santinho Pacheco defende encaminhamento de doentes renais de Seia e Gouveia para Viseu

O deputado socialista Santinho Pacheco, eleito pelo circulo eleitoral da Guarda, anunciou hoje que questionou …

A partir de hoje a origem do leite é obrigatória nos rótulos

A origem do leite, queijo, requeijão, iogurte, manteiga ou nata vai ser obrigatória nos rótulos …