Dalila Araújo substitui Fernando Medina na inauguração da Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

 

A secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, desloca-se no próximo sábado, 19 de março, a Oliveira do Hospital. A substituir o secretário de estado Adjunto da Indústria e do Desenvolvimento – Fernando Medina justificou ausência com imprevisto de agenda -, a governante vai presidir, a partir das 11h00, à cerimónia de inauguração oficial da XX Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade, que vai ter lugar no recinto da feira.

Na cerimónia, Dalila Araújo será ainda acompanhada, entre outros, pelo diretor regional de Economia do Centro, Armando França, presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, governador Civil de Coimbra, Henrique Fernandes, presidente da Administração Regional de Saúde, João Pimentel, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Rui Antunes, diretor da Segurança Social de Coimbra, Mário Ruivo e o Grão-Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela, Leal Freire.

Da lista de novidades da feira, a organização destaca a apresentação pública da candidatura do Queijo Serra da Estrela ao concurso “7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa”, promovida pela Confraria do Queijo Serra da Estrela, as sessões de Show Cooking com o tema Serra da Estrela e a oficina “Provas de Vinho do Dão” e as exposições de vestuário e utensílios pastoris “A vida de pastor é muito chata…” e de fotografia “Limpar Portugal 2010”.

Na 20ª edição do certame, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital prevê que “esta seja a maior Feira do Queijo já realizada na região”, dando como certa a presença de 160 expositores e cerca de 450 visitantes oriundos de todo o país, de entre participantes em viagens organizadas por diversas entidades e instituições e participantes no Passeio Equestre e na Maratona BTT/LAZER integradas no programa Rotas da Pastorícia.

“As unidades hoteleiras estão cheias”, referiu terça-feira o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, equacionando um novo modelo para captação de visitantes, a por em marcha já no próximo ano e, que consiste no convite endereçado por cada uma das 21 Juntas de freguesia do concelho a 21 congéneres do país.

Para além disso, entre os planos de José Carlos Alexandrino está ainda a possibilidade de a Feira do Queijo poder ter uma outra qualidade de queijo certificado como convidado especial. “Isso é o futuro”, observou o presidente.

LEIA TAMBÉM

Caça praticamente proibida no concelho de Oliveira do Hospital até Maio de 2018

A caça está proibida até 31 de Maio de 2018 nas zonas consumidas pelos fogos, …

Capoula Santos apresentou em Oliveira do Hospital novas medidas de apoio aos agricultores afectados pelos fogos

O Ministro da Agricultura apresentou, ontem, em Oliveira do Hospital, as novas medidas de apoio …