Debate sobre 25 de Abril traz protagonista da revolução a Oliveira do Hospital

Um confronto de visões, é o que se espera do debate que vai ter lugar, a partir das 14h30 de 19 de abril, no auditório da Caixa de Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital. Na iniciativa organizada pela área disciplinar de História da Escola Secundária de Oliveira do Hospital (ESOH), o coronel Otelo Saraiva de Carvalho e o historiador Luís Reis Torgal são desafiados a dar conta das suas visões sobre o tema “25 de abril: revolução ou evolução?”, com o claro propósito de dar cumprimento ao objetivo do debate de “confrontar a memória com a história”.

“Cotejar a visão mais empírica e crua de um protagonista maior dos acontecimentos políticos que conduziram ao fim do Estado Novo e à consequente democratização do país, com a visão mais racional e científica do historiador contemporanista especialista do estudo do Estado Novo”, explicam os docentes de história da ESOH.

No debate que contará com a moderação da jornalista Ana Filipa Pinto, ambos os participantes serão convidados a pronunciarem-se sobre os momentos que que antecederam a revolução, o pós 25 abril, o rumo seguido pela democracia, a integração de Portugal na UE, a crise actual e o futuro para Portugal e para a Europa.

LEIA TAMBÉM

IP reforça meios de prevenção e limpeza de gelo e neve nas estradas da Serra da Estrela com novo Silo de Sal-gema na Guarda

A Infra-estruturas de Portugal (IP) instalou na Guarda, um novo silo de sal-gema com capacidade …

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …