Delegação da Beira Serra participou no I Congresso Transnacional de Biomassa

… realizado em Estella, Espanha, no âmbito do Projecto de Cooperação Transnacional “Eureners”, apoiado pelo programa Leader +, de que a ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, é entidade parceira. O congresso contou com a presença de mais de 150 participantes oriundos de Espanha, França e Portugal, que, em conjunto, debateram questões relacionadas com as oportunidades que representa esta nova fonte de energia para as zonas rurais.

Liderada por Maria de Lurdes Castanheira, directora da ADIBER, a delegação contou com a presença de representantes das Associações Florestais da Região, do director nacional da Fileira Florestal, António Gravato e do chefe de projecto do PIC LEADER +, Rui Baptista.

Durante os três dias, especialistas, profissionais e entidades ligadas ao estudo, promoção e implementação de tecnologias relacionadas com o aproveitamento energético da biomassa, aprofundaram – segundo nota de imprensa enviada ao correiodabeiraserra.com – os conhecimentos e trocaram experiências sobre o potencial que oferece este recurso enquanto oportunidade de desenvolvimento do mundo rural.

Destaque também para a sensibilização dos agentes locais para a importância que assume este recurso na promoção do desenvolvimento local sustentável, nomeadamente em termos da sustentabilidade ambiental, do crescimento económico e aumento dos rendimentos, da criação de novos empregos, da fixação de população nos territórios, entre outros aspectos.

Com a participação neste Projecto, a ADIBER – segundo a mesma nota – pretendeu “chamar a atenção dos parceiros e população do seu território para o potencial de biomassa que representa toda a Região da Beira Serra e que urge rentabilizar em benefício do seu desenvolvimento baseado na inovação, no conhecimento e na qualificação dos recursos”.

LEIA TAMBÉM

Ministro Pedro Marques garantiu em Nelas que a aposta em infra-estruturas de transporte passa pela ferrovia e IP3, ignorando IC6 e IC12

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assegurou ontem em Canas de Senhorim, Nelas, …

José Carlos Alexandrino lança suspeitas sobre queijeiras de Seia nas descargas ilegais no rio Cobral

Como regresso da chuva, os habitantes que vivem próximo do rio Cobral temem que voltem …