Emagrecer ou Mudar de vida? Autor: Luís Marques

Desculpas e mais desculpas: evidências. Autor: Luís Marques

Na última crónica que vos apresentei abordei a temática das desculpas que a grande maioria das pessoas apresentam na hora de se iniciarem num programa de exercício físico. Tal abordagem coincide numa semana em que fui solicitado por alguém da seguinte forma: “Faço o que for preciso, o dinheiro não é problema, estou farto de comprimidos e de dormir com a máquina.”

BRUTAL !

Esta é a realidade de um indivíduo do sexo masculino, 40 anos, 115 kg, engenheiro informático, pai de 2 filhos, com problemas de costas (já com uma intervenção cirúrgica à L3L4) e problemas respiratórios (dorme com um ventilador de ar).

BRUTAL !

Depois de consultar o médico e o nutricionista, chega a vez do profissional de desporto! Não será melhor inverter o sentido das coisas? Ou será que quem adere a um estilo de vida mais ativo tem necessidade de médicos e nutricionistas?

Pois é caros leitores, “Só nos lembramos de Santa Bárbara quando troveja!”

Este indivíduo está num grau de obesidade que lhe retira, diariamente, qualidade de vida ativa, como pai, marido e profissional, e passiva, no seu descanso. Está desesperado!

Médicos ortopedistas alertam a população para a sobrecarga articular do excesso de peso. O esqueleto precisa de músculos fortes para se manter forte. Este caso, já com uma cirurgia a hérnia de disco, apresenta limitação tal, que o médico propõe nova cirurgia para fixação dinâmica da coluna se o indivíduo não perder 15 kg.

BRUTAL !

O excesso de peso caracteriza-se pela acumulação de gordura pelo corpo em geral. Neste caso, um dos locais de acumulação de gordura é no pescoço, não permitindo qualidade no fluxo do ar respirado, provocando apneia do sono, daí a ventilação de ar, através de uma máscara, durante a noite.

BRUTAL !

Iniciámos a longa caminhada esta semana, promovendo 2 estímulos de 30 minutos repartidos por manhã e fim de tarde. Consegui ouvir “Ainda não vi resultados!”

O que demorou anos a ser destruído vai demorar alguns meses/anos a ser reparado.

 

JÁ NÃO HÁ DESCULPAS.

Emagrecer ou Mudar de vida? Autor: Luís MarquesAutor: Luís Marques

 

LEIA TAMBÉM

Incêndio

Anda tudo a gozar connosco!!! Autor: Luís Lagos

Anda tudo a gozar connosco!!! Eu estou absolutamente farto!!! Fartinho!!! Haverá quem leia este post …

E porque digo eu que o Futebol Clube do Porto é a equipa de futebol mais próxima de jogar como faz o Real Madrid? Autor: João Dinis

Tipo “declaração de interesses”, digo que sou Benfiquista desde que me conheço (tenho 64 anos) …