Desemprego dos jovens licenciados subiu 9,1 por cento

O grupo de desempregados com o ensino superior foi o que registou a maior subida entre Outubro deste ano e o mesmo mês de 2012.

Os últimos dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional referem que houve um acréscimo de 9,1% nesta faixa de pessoas sem trabalho, enquanto, em contrapartida, se registou uma tendência decrescente em termos homólogos entre os que completaram o 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, com -1,4%, -3,6% e -5,6%, respectivamente.

Ainda no final de Outubro, os centros de emprego do Continente e Regiões Autónomas contabilizaram 694 904 desempregados inscritos (menos 0,3% do que em Setembro), representando 76,7% de um total de 905 954 pedidos de emprego, e menos 96 desempregados do que os inscritos há um ano.

A nível regional, e comparativamente ao mês de Outubro de 2012, o IEFP observa uma tendência decrescente do desemprego em todas as regiões, com exceção do Norte, onde subiu 1,7% e nos Açores, com um crescimento de 21,6%.

Ao nível do género, o desemprego masculino diminuiu 0,8% no espaço de um ano enquanto que o feminino aumentou ligeiramente (+0,7%). Houve também uma subida anual do desemprego no segmento jovem (+2,1%), em oposição ao grupo dos adultos onde a quebra foi de 0,3%.

Quanto ao tempo de permanência nos ficheiros, os desempregados inscritos há menos de um ano diminuíram 11,7%, ao contrário dos desempregados de longa duração (tempo de inscrição igual ou superior a 12 meses), onde o acréscimo foi de 18%.

Em termos relativos, e tendo também como referência Outubro de 2012, o desemprego agravou-se sobretudo no grupo dos “agricultores e pescadores de subsistência” (+30,2%), nos “quadros superiores da administração pública” (+28,4%) e nos “profissionais de nível intermédio das ciências da vida e da saúde” (+21,3%). Por outro lado, os “operadores de máquinas e trabalhadores da montagem” e os “operários e trabalhadores similares da indústria extractiva e construção civil” apresentaram quebras mais substanciais, com -11,4% e -7,4%, respectivamente.

ionline.pt

LEIA TAMBÉM

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …