Desemprego em Portugal desce uma décima em Agosto, para 16,5%

A taxa de desemprego em Portugal desceu uma décima entre Julho e Agosto deste ano, situando-se agora nos 16,5%, o que significa que 877 mil pessoas estão desempregadas face às 879 mil que se registavam em Julho, indica o Eurostat.

Embora o desemprego no país esteja ainda acima do registado em período homólogo – 16,3% em Agosto de 2012 –, mantém-se a tendência de descida registada nos últimos meses. O desemprego jovem em Portugal recuou para os 36,8% (136 mil pessoas com menos de 25 anos) em Agosto, face aos 37,7% em Julho.

No entanto, o Eurostat reviu em baixa os valores dos últimos meses, tendo Portugal deixado de ser o terceiro país da União Europeia com uma taxa mais elevada, e passado a ser o quinto, atrás da Grécia (27,9% em Junho), Espanha (26,2%), Chipre e Croácia (ambos com 16,9%).

O Eurostat justificou as revisões, sobretudo as mais significativas, como no caso de Portugal, com a inclusão no processo de cálculo da taxa de desemprego dos dados mais recentes do estudo da UE sobre a força de trabalho, com base no qual calcula a taxa de desemprego, resultado do número de pessoas desempregadas enquanto percentagem da força de trabalho, noticia a Lusa.

Segundo os novos valores do Eurostat, a taxa de desemprego em Portugal afinal não foi então tão elevada nos últimos meses: em Abril foi de 17,3% (contra os 17,8% anteriormente divulgados), caiu para os 17% em Maio (antes o valor era de 17,6%), para os 16,7% em Junho, e para os 16,5% em Julho, mantendo-se a tendência de descida desde Abril deste ano.

Entre os 28 Estados-membros, as taxas de desemprego mais baixas registaram-se na Áustria (4,9%), Alemanha (5,2%) e  Luxemburgo (5,8%).
publico.pt

LEIA TAMBÉM

João Dinis acusa CM de Oliveira do Hospital de “negligência continuada” em estrada municipal

O membro da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca …

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …