Dia da Protecção Civil com comemorações até 8 de Março

O momento alto acontece do dia 1 de Março, data em que se assinala a efeméride, com a concentração de várias actividades no Parque Verde do Mondego, em Coimbra, entre as 09h00 e as 17h00.

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, sob orientações da Autoridade Nacional de Protecção Civil, vai promover e coordenar, em articulação com o Serviço Municipal de Protecção Civil de Coimbra, uma representação de agentes de protecção civil (APC) e outras entidades.

O objectivo do CDOS – segundo nota de imprensa enviada ao correiodabeiraserra.com – é sensibilizar a população para as respectivas missões, suas actividades, equipamentos e técnicas, bem como de orientar o público para atitudes preventivas e proactivas face a situações de emergência. No evento vão participar várias entidades, nomeadamente CDOS, Serviço Municipal de Protecção Civil de Coimbra, Corporação de Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários de Brasfemes, Coimbra, Condeixa e Montemor-o-Velho, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa, GIPS/GNR, Polícia Municipal e PSP, num total de 16 viaturas e cerca de 50 pessoas.

As comemorações prolongam-se até 8 de Março, sendo que ainda no dia 1 estará patente, em Penacova, uma exposição de fotografias e de material e equipamento dos Bombeiros Voluntários, no átrio da Câmara Municipal. Pelas 10H00, decorre um rastreio à população sobre níveis de glicemia e de tensão arterial, no largo do Terreiro, a par da iniciativa “Quartel Aberto”, disponível para visitas pela população em geral e em particular pelas crianças no quartel bombeiros de Penacova.

No dia 2 de Março, pelas 10H00, na EBI de Góis, realiza-se um exercício de evacuação, como teste ao Plano Evacuação de Incêndios (PEI). Decorre também uma exposição de trabalhos do Clube de Protecção Civil e painéis da ANPC e INEM. Segue-se uma demonstração dos Bombeiros Voluntários de Góis, com um simulacro de busca e salvamento e manuseamento de extintores. Tem lugar, entretanto, uma palestra designada “Conselhos sobre Segurança” ao 1.º e 2.º ciclos e, às 14h00 uma demonstração da equipa cinotécnica da GNR.

No dia 3 de Março, na Figueira da Foz, entre as 9h00 e as 17h00, decorre uma exposição de painéis dos Agentes de Protecção Civil (APC). No dia seguinte, está patente, durante a manhã, uma exposição de painéis dos APC no edifício polivalente da ES Cristina Torres. Às 10H30 tem lugar um exercício de evacuação como teste ao PEI da ES Cristina Torres, seguindo-se demonstrações de meios, equipamentos e técnicas dos APC com participação dos alunos, uma palestra sobre segurança em meio escolar e apresentação do Clube de Protecção Civil e uma demonstração da equipa cinotécnica da PSP. No mesmo dia, a EB 2,3 de S. Pedro de Alva, Penacova, recebe pelas 15h30 uma sessão teórico-prática, sobre Técnicas de Socorrismo para pessoal não docente, promovida pelos BV de Penacova.

No último dia, 8 de Março, as comemorações terminam em Penacova, com uma exercício de Salvamento em Grande Ângulo no Depósito de Água de Zarroeira, promovido pelos Bombeiros de Penacova, que terá início às 09h30.

LEIA TAMBÉM

Câmara Municipal de Seia promove incentivos à criação de emprego e ao investimento.

Município de Seia disponibiliza 100 mil euros para prioridades definidas pelos munícipes

A Câmara Municipal de Seia alocou uma verba de 100 mil euros para o orçamento …

Turistrela tem anteprojecto para colmatar problema do corte de estradas de acesso à Torre

Turistrela concluiu um anteprojecto para a instalação de três telecabinas na Serra da Estrela, iniciativa …