Disciplina de Empreendedorismo e Criação de Negócio dá “vida” à ESTGOH e estimula os alunos

Disciplina de Empreendedorismo e Criação de Negócio dá “vida” à ESTGOH e estimula alunos

Esta terça-feira foi diferente para os alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital. Graças à disciplina de Empreendedorismo e Criação de Negócio que pediu aos alunos de Administração e Finanças e Administração e Marketing que, em grupos de três elementos, criassem um modelo de negócio por um dia. Surgiram 17 modelos de negócio, espalhados pelas instalações da ESTGOH.

10811516_865148320171760_662738684_n (Small)O professor da disciplina, Nelson Chang, explicou ao CBS que o objectivo principal desta iniciativa “é fundamentalmente permitir que os alunos consigam fazer um enquadramento de negócio dentro do seio académico. Basicamente o que se pretende é que os alunos consigam implementar a teoria das aulas na prática, acabando assim por dinamizar a própria escola ”. Pelo que o CBS pode constatar no local esta actividade “reúne a componente lúdica com as empresas e negócios de Oliveira do Hospital”, já que, a maioria dos negócios criados pelos alunos são de produtos regionais confeccionados e elaborados pelos próprios.

Existem negócios para todos os gostos e necessidades. A gastronomia é talvez a área mais representada, podendo os visitantes saborear queijo da serra, tartes caseiras,10800121_865148223505103_1255480707_o (Small) compotas, frutos secos, castanhas assadas, licores tradicionais, broinhas, natas, leitão, bifanas entre muitos outros prazeres gustativos.

Nada foi descurado no que diz respeito ao seu negócio. Criaram logótipos para as empresas e, em alguns casos, até conceberam novos produtos. Um dos negócios, apelidado de B. Sweet, para além de vender doces tradicionais, biscoitos de areia e caramelos, também inventou um novo produto que é iogurte greko com doces e cereais. Há mesmo uma empresa chamada de DirtyWashes que assegura a lavagem e limpeza automóvel a todos os que se deslocarem às instalações da ESTGOH.

10565853_865149883504937_195238520_o (Small)A ideia de negócio designada por Ecosmoke que, tem como objectivo a venda de tabaco, por seu lado, é a prova que os alunos desta Escola Superior estão consciencializados para as práticas ecológicas, já que, como refere uma das mentoras do projecto, Ana Rita Barros, “todos sabemos os malefícios que o tabaco tem na nossa saúde, mas este, pelo menos, não faz mal ao ambiente”. Este modelo de negócio passa pela produção de tabaco de forma manual e, de seguida, é vendido em caixas também elas elaboradas à mão, usando embalagens reaproveitadas, o que, segundo a aluna, “evita que se derrubem mais árvores”. Muitas ideias que podem ser visitadas hoje na ESTGOH.

LEIA TAMBÉM

SONAE (Ai – Ai …) Ou em como o “ouro” de uns é o nosso prejuízo!

CDU vê aprovado na Assembleia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira voto de protesto contra falta de apoio das autoridades às vítimas dos incêndios

O eleito da CDU na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e …

Faleceu uma mulher de Oliveira do Hospital vítima dos incêndios que devastaram o concelho

Uma mulher vítima dos incêndios de Outubro de 2017, que estava internada no Centro Hospitalar …

  • Rizotas

    entao e a diretora de comunicacao não apareceu? mas que coisa. será que se confirma que a rapariga só tem o cargo administrativo mas nao consegue comunicar nada, por problemas nas unhas?? ou por instruções de quem lhe arrumou o taxo?