Docente do Politécnico da Guarda representa Portugal em Comité Técnico Internacional

O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) Carlos Rodrigues foi nomeado representante nacional para o Comité Técnico T102 – In Situ Testing, da International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE). Esta entidade congrega mais de 19 mil membros, oriundos de mais de 90 países e a nomeação, para o período 2014-2017, resultou do convite que lhe foi formulado pelo Presidente do International Technical Committe TC 102.

Carlos Rodrigues acredita que a este convite não é estranho o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Geotecnia do Instituto Politécnico da Guarda, designadamente na prestação de serviços e investigação no domínio Geotécnico em particular nos ensaios de campo. O Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Constantino Rei, considera que esta nomeação “é mais um significativo testemunho da qualidade do nosso corpo docente, da sua elevada qualificação”. “Representa o reconhecimento da comunidade científica nacional e internacional não só da qualidade dos nossos docentes, mas também da própria instituição que nos considera como mais-valias significativas, o que vai de encontro à estratégia delineada para o IPG”, referiu.

Recorde-se que em Dezembro uma professora do IPG, Maria Del Carmen Ribeiro, passou a integrar um Comité Europeu para o Ensino Superior. Esta docente foi seleccionada para integrar uma equipa de vinte especialistas que irá analisar, planear e definir novas estratégias para o ensino superior na Europa. O grupo de trabalho coordenado pelo ministério da Educação e Ciência Alemão, e financiado pela Comissão Europeia, é constituído por peritos em matéria de ensino, investigação, ciência e ensino superior.

Também, recentemente, outro docente do IPG, André Sá, foi convidado para participar em Cabo Verde num trabalho de campo que incidiu em observações geodésicas e sismológicas, integrando a equipa dp C4G – Collaboratory for Geosciences, que ali se deslocou – a convite do governo de Cabo Verde – face à erupção do vulcão da ilha do Fogo.

 

LEIA TAMBÉM

Jovens cientistas da EPTOLIVA de Tábua desenvolvem Compósito Antisséptico e conquistam segundo lugar na XI Mostra Nacional de Ciência

Jovens estudantes da Eptoliva, na Tábua, no distrito de Coimbra, desenvolveram uma solução desinfectante a …

A escola ou a escolinha (?). Autor: António Ferro.

Durante várias décadas, fui assistindo às mudanças (algumas drásticas e escusadas) no sistema de ensino …