Dominado fogo que hoje se reacendeu em Tábua

O incêndio florestal que deflagrou na terça-feira no concelho de Tábua, que esteve em fase de conclusão e se reacendeu hoje, está dominado, disse o presidente da Câmara daquela vila, Mário Loureiro.  O fogo, que teve início na terça-feira, pelas 14:00, na zona de Várzea Candosa, na freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, em povoamento florestal, reacendeu-se pelas 14h22.

Nessa altura, as chamas estavam a ser combatidas por 424 operacionais, apoiados por 117 viaturas e sete meios aéreos, sendo a maior preocupação a defesa e protecção dos habitantes de várias pequenas povoações muito dispersa. Pelas 19h00, o fogo entrava entrou em fase de resolução, isto é, “sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido”.

Às 21h00 estava “dominado e já quase a entrar em fase de rescaldo”, explicou o presidente da Câmara de Tábua. A diminuição da intensidade do vento, a partir do final da tarde, contribui para “acalmar a situação”, tal como aconteceu na terça-feira, dia em que, no entanto, como hoje, foi essencial o trabalho de quem “coordenou as operações e combateu [o incêndio] no terreno”, sublinhou o autarca. De acordo com a página da ANPC na internet, pelas 21h10, o fogo estava em fase de resolução, mobilizando 397 operacionais, apoiados por 113 veículos.

 

LEIA TAMBÉM

Uma insólita invasão de javalis na cidade de Viseu

Uma ‘praga’ de javalis tem invadido todas as noites a cidade de Viseu, revela o …

Identificados quatro suspeitos de incêndio após queimadas em Viseu

A GNR anunciou hoje que identificou quatro pessoas em Lordosa, no concelho de Viseu, na …