Duas centenas de voluntários recolheram 24 toneladas de lixo em Oliveira do Hospital

 

A natureza ainda continua a ser vista por muitos como uma autêntica lixeira. A comprovar tal facto está o resultado da última ação de limpeza realizada em Oliveira do Hospital, no âmbito da iniciativa cívica “Mãos à Obra! Limpar Portugal 2012” que este ano decorreu sob a égide Let’s Do It! World Clean Up2012, uma ação mundial de limpeza e erradicação de lixeiras ilegais dos países aderentes.

No total, de acordo com informação municipal, foram recolhidas em oito freguesias do concelho oliveirense que aderiram à iniciativa – Alvôco de Várzeas, Penalva de Alva, São Gião, São Paio de Gramaços, Oliveira do Hospital, Lagares da Beira, Ervedal da Beira e Seixo da Beira – mais de 24 toneladas de lixo (24.200 Kg) numa ação considerada de “enorme sucesso” e que contou, entre os 200 voluntários, com a adesão de jovens oriundos da Escola Secundária c/ 3º CEB de Oliveira do Hospital e das Escolas Básicas da Cordinha e 2, 3 de Oliveira do Hospital.

Plástico, papel, cartão, vidro, ferro, material isolante e outro lixo indiferenciado fazem parte dos resíduos recolhidos durante esta ação de limpeza, em que o papel das juntas de freguesia aderentes foi considerado determinante para a boa execução da iniciativa.

“Limpar Portugal em Oliveira do Hospital 2012” não se esgota na ação de limpeza, estando já prevista a realização do convívio com o mesmo nome. Para além do jantar e animação cultural, a iniciativa vai contar com a visualização de filmes sobre a ação de remoção de lixo e ainda a entrega dos certificados de participação a todos os voluntários e organizações presentes.

Na ocasião, ocorrerá também a entrega das placas identificativas das áreas limpas aos respetivos grupos de limpeza para posterior colocação nos locais de remoção de resíduos, na expectativa de “criarem um aviso de consciencialização para a prática positiva de não colocação de lixo em zonas verdes”.

Aos grupos de voluntários vai ainda ser lançado o desafio para a participação num concurso de fotografia, onde terão que apresentar três fotos tiradas durante a acção de limpeza deste ano, em que a foto vencedora servirá de base para o trabalho gráfico do Limpar Portugal em Oliveira do Hospital 2013. .

LEIA TAMBÉM

Dois mortos e quatro feridos em acidente no IP3 em Santa Comba Dão

Um acidente no IP3 provocou duas vítimas mortais e quatro feridos, dois em estado grave. …

GNR deteve alegados traficantes de droga nos acessos a uma “Rave” em Oliveira do Hospital

Pastor de 90 anos continua desaparecido em Seia

Um pastor de 90 anos que está desaparecido na pequena localidade de Valezim no concelho de …