E porque digo eu que o Futebol Clube do Porto é a equipa de futebol mais próxima de jogar como faz o Real Madrid? Autor: João Dinis

Tipo “declaração de interesses”, digo que sou Benfiquista desde que me conheço (tenho 64 anos) e que tenho Eusébio como o maior jogador “da bola” de sempre !

Posto isto, afirmo que o Futebol Clube do Porto (FCP) tem esta época uma equipa que pode manter-se a jogar de forma equivalente àquela como joga o Real Madrid.

Ou seja, o FCP tem equipa – jogadores – tácticas e estratégias  – treinador – para ganhar em Portugal o que houver para cá ganhar e para se bater de igual para igual com as melhores equipas europeias.  Enfim, não tem o orçamento – do Real – do Bayern – do Barça – dos “Manchester´s”  –  da Juve  – do PSG – mas tem potencialidades para os enfrentar sem disso sair “envergonhado”.

Nos dois ou três jogos em que apreciei a equipa e as dinâmicas do FCP actual, constatei que este tanto joga em ataque continuado como em contra-ataques.  Na recente partida contra o Sporting – outra boa equipa nacional – foi o (excelente) Guarda-Redes deste que salvou o “zero-zero” final…

Conforme já disse, o  FCP  tem jogadores com características, e agora com confiança, para aguentar bem qualquer tipo de partida e tem um treinador agressivo nas suas concepções.

Em ataque mais continuado (contra equipas tidas por mais fracas) os seus Avançados têm dinâmicas, força ”explosiva”, peso, jeito e velocidade para estarem sempre “a dar” em cima dos adversários e a desgastá-los… Em contra-ataques, os mesmos Avançados têm velocidade, força e jeito para surpreenderem os defesas mais “pintados”…

É pois o Real Madrid a outra equipa que melhor “domina” estes aspectos tão variáveis.

Bem, o Real tem Ronaldo a “facturar” e, “isso”, o FCP não tem…  Enfim, o Real tem a solidez muito esclarecida de Kroos e de Casemiro, mais a visão irreverente de Modric, “coisas” que também mais ninguém tem dessas formas, a meio campo.  E são de 1,85 metros de altura e de 80 quilos de peso as médias de altura e peso dos três principais Avançados do Real – Ronaldo – Benzema – Bale.  As médias dos três principais Avançados do FCP – Marega – Aboubakar – Soares – andam por esses valores. Em velocidade pura, equivalem-se também. Uns e outros são jogadores-avançados que desgastam os adversários.  E se o Real tem Ascensio para abrir “as latas” mais difíceis de abrir, o FCP tem Brahimi… Sim, eu gosto de ver o actual Real e aprecio o FCP.

Quanto ao “meu” Benfica desta época…esta época ainda mal começou mas começou mal…  Temos bons jogadores, Avançados muito competentes tecnicamente mas…macios…macios…que não desgastam os adversários enquanto são desgastados por eles… E falta-nos aquele Guarda-Redes que vai ser (se não o é já) o melhor Guarda-Redes do mundo não só pelo que defende mas também pelo que ataca com aqueles seus pontapés longos, longos e certeiros.  Pois como andamos – como estamos a jogar – é muito, muito difícil “irmos lá” esta época.  Mas, ainda assim, “Benfica sempre ! Até debaixo d´água!”.

 Autor: João Dinis, Jano

Foto principal, fonte: ojogo.pt

LEIA TAMBÉM

O abandono a que a nossa região está entregue já não se resolve no mero debate político partidário. Autor: Luís Lagos

Às vezes, fruto da existência de algumas mentes menos iluminadas, desorientadas ou travadas pela ignorância, …

Incêndio

Anda tudo a gozar connosco!!! Autor: Luís Lagos

Anda tudo a gozar connosco!!! Eu estou absolutamente farto!!! Fartinho!!! Haverá quem leia este post …