EB1 Senhor das Almas: reunião com DREC revelou-se infrutífera

Antecipada para as 10h00 de hoje – estava marcada para as 15h00 – a reunião com a directora regional de Educação do Centro, também participada pelo director do Agrupamento Brás Garcia de Mascarenhas, não surtiu os efeitos desejados pela comunidade educativa de Senhor das Almas.

Os pais dos oito alunos, deslocalizados para a EB1 de Nogueira do Cravo, foram informados da indisponibilidade da DREC, em abrir uma excepção para a constituição de uma segunda turma na escola de Senhor das Almas, para acolher os alunos do terceiro e quarto anos.

“Viemos com uma resposta negativa”, afirmou Sandra Saraiva ao correiodabeiraserra.com, denunciando a “arrogância” que marcou a recepção aos pais naquela estrutura distrital de Educação.

Instada a dar conta de qual vai ser atitude futura dos pais, aquela encarregada de educação reservou informações para o final da tarde de hoje, já que às 16h00, os pais se vão reunir com o director do Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas.

Este é o segundo dia em que, na EB1 de Senhor das Almas, não são desenvolvidas as actividades lectivas. Depois da sessão de apresentação realizada segunda-feira, a escola não voltou a acolher os 11 alunos do 1º e 2º anos, fruto da manifestação realizada pela comunidade educativa, que não aceita a transferência dos oito alunos do 3º e 4º ano para a EB1 de Nogueira do Cravo.

Os pais queixam-se da “falta de condições” na escola de acolhimento e, solicitam a continuação do desdobramento de horários na Eb1 de Senhor das Almas, até que seja construída uma nova sala de aula, ou o Centro Educativo.

Sublinhe-se que o director do Agrupamento justificou a deslocalização dos alunos com a inexistência de mais uma sala em Senhor das Almas, mas também se manifestou contra a sua construção, considerando que a solução passa pela construção de um Centro Educativo na freguesia.

A Câmara Municipal – acusada pelos pais de não dar cumprimento à construção de mais uma sala tal como tinha estabelecido na Carta Educativa – prefere manter-se à margem da polémica e, até ao momento, ainda não tomou qualquer posição sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM

Jovens cientistas da EPTOLIVA de Tábua desenvolvem Compósito Antisséptico e conquistam segundo lugar na XI Mostra Nacional de Ciência

Jovens estudantes da Eptoliva, na Tábua, no distrito de Coimbra, desenvolveram uma solução desinfectante a …

A escola ou a escolinha (?). Autor: António Ferro.

Durante várias décadas, fui assistindo às mudanças (algumas drásticas e escusadas) no sistema de ensino …