Eco-design, para uma economia sem desperdícios!

O eco-design, ou o design sustentável, é a ideia de que é possível escolher um design de produto baseado na sustentabilidade ambiental!

O eco-design surge por oposição ao design tradicional e procura reduzir o impacto ambiental dos produtos promovendo um desenvolvimento sustentável. Este tipo de design procura utilizar, por exemplo, métodos de produção mais eficientes e materiais mais amigos do ambiente (reutilizáveis e recicláveis).

Se possível, o eco-design procura também promover uma maior durabilidade dos seus produtos e a possibilidade de os reparar, por forma a prolongar a sua vida útil e permitir um menor uso de recursos. Tem também uma maior preocupação quanto aos meios de transporte utilizados, o tipo de embalagem e marketing utilizado com o produto, garantindo, ainda, a possibilidade de reutilização e reciclagem do produto no seu fim de vida!

No fundo, este conceito de design procura um valor acrescentado nos seus produtos, associado ao impacto ecológico e social para lá do valor económico do produto!

A aposta por parte dos produtores e fornecedores no eco-design permite ao consumidor optar por estes produtos e tomar uma posição activa perante o mercado, alterando os seus hábitos de consumo.

Apesar do eco-design por vezes apresentar custos de produção superiores aos de design convencional, o facto de apresentar produtos amigos do ambiente e por vezes com uma maior preocupação em termos de durabilidade torna-os mais apelativos para os consumidores quando comparados com os produtos tradicionais.

Quando escolhemos os nossos produtos, no supermercado, numa livraria ou numa loja de roupa, podemos procurar informarmo-nos junto dos responsáveis da loja para conhecer mais sobre a origem e métodos de produção dos produtos que estamos a consumir. As empresas produtoras deste tipo de artigos normalmente fazem questão, e bem, que o consumidor saiba que existem preocupações de sustentabilidade ambiental na conceção dos seus produtos!

Assim, cabe a si consumidor a escolha responsável e informada sobre as suas compras e o impacto que podem ter no meio ambiente e no seu futuro! Esteja atento e faça sempre a escolha acertada, tornando-se um agente de mudança para uma sociedade mais sustentável!

 

Autor: João Costa Oliveira, DECO Coimbra

LEIA TAMBÉM

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …

Subida de temperatura e risco elevado de incêndios no interior nos próximos dias

Onde de calor vai continuar, com as temperaturas a rondar os 30 graus

O calor vai continuar a fazer-se sentir no continente, com as temperaturas a rondar os …