Eco-design, para uma economia sem desperdícios!

O eco-design, ou o design sustentável, é a ideia de que é possível escolher um design de produto baseado na sustentabilidade ambiental!

O eco-design surge por oposição ao design tradicional e procura reduzir o impacto ambiental dos produtos promovendo um desenvolvimento sustentável. Este tipo de design procura utilizar, por exemplo, métodos de produção mais eficientes e materiais mais amigos do ambiente (reutilizáveis e recicláveis).

Se possível, o eco-design procura também promover uma maior durabilidade dos seus produtos e a possibilidade de os reparar, por forma a prolongar a sua vida útil e permitir um menor uso de recursos. Tem também uma maior preocupação quanto aos meios de transporte utilizados, o tipo de embalagem e marketing utilizado com o produto, garantindo, ainda, a possibilidade de reutilização e reciclagem do produto no seu fim de vida!

No fundo, este conceito de design procura um valor acrescentado nos seus produtos, associado ao impacto ecológico e social para lá do valor económico do produto!

A aposta por parte dos produtores e fornecedores no eco-design permite ao consumidor optar por estes produtos e tomar uma posição activa perante o mercado, alterando os seus hábitos de consumo.

Apesar do eco-design por vezes apresentar custos de produção superiores aos de design convencional, o facto de apresentar produtos amigos do ambiente e por vezes com uma maior preocupação em termos de durabilidade torna-os mais apelativos para os consumidores quando comparados com os produtos tradicionais.

Quando escolhemos os nossos produtos, no supermercado, numa livraria ou numa loja de roupa, podemos procurar informarmo-nos junto dos responsáveis da loja para conhecer mais sobre a origem e métodos de produção dos produtos que estamos a consumir. As empresas produtoras deste tipo de artigos normalmente fazem questão, e bem, que o consumidor saiba que existem preocupações de sustentabilidade ambiental na conceção dos seus produtos!

Assim, cabe a si consumidor a escolha responsável e informada sobre as suas compras e o impacto que podem ter no meio ambiente e no seu futuro! Esteja atento e faça sempre a escolha acertada, tornando-se um agente de mudança para uma sociedade mais sustentável!

 

Autor: João Costa Oliveira, DECO Coimbra

LEIA TAMBÉM

Presidente da República a caminho de Oliveira do Hospital e António Costa reunido com presidentes de Câmara naquela cidade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está a caminho de Oliveira do Hospital …

PSA Mangualde interrompe produção devido aos incêndios

A fábrica da Citroën, do grupo PSA, em Mangualde, interrompeu a produção devido aos incêndios …