Economia volta a crescer e tira Portugal da recessão técnica ao subir 0,2%

A economia portuguesa cresceu no terceiro trimestre do ano, com a riqueza produzida a aumentar 0,2% face ao segundo trimestre do ano. Dois trimestres seguidos de subida permitem concluir que Portugal saiu da recessão, apesar do PIB de se manter ainda em valores negativos quando comparado com o mesmo período do ano passado.

De acordo com a estimativa rápida do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quinta-feira, a economia voltou a crescer pelo segundo trimestre consecutivo, quando comparado com o trimestre anterior.

Esta subida de 0,2% no PIB no terceiro trimestre, face ao segundo trimestre, acontece depois de um crescimento de 1,1% registado no segundo trimestre do ano, em relação aos primeiros três meses do ano.

Quando a comparação é feita com igual período do ano passado, nota-se que o PIB, a riqueza produzida pelo país, ainda está em níveis consideravelmente negativos.

A estimativa rápida do INE indica que o PIB ficou ainda 2% abaixo do valor que se registava entre julho e setembro de 2012. Apesar de negativo, este valor é, no entanto, bastante melhor que o valor registado no trimestre anterior, altura em que a comparação homóloga mostrava que o PIB seria inferior em 4,1% do valor registado no mesmo trimestre do ano anterior.

O INE explica que para este resultado acontecer foi preciso a procura interna dar um contributo menos negativo do que tem dado, com as famílias a reduzirem menos as suas despesas com consumo.

Por outro lado, o contributo da procura externa líquida dirigida à economia portuguesa diminuiu, graças sobretudo à aceleração das importações pela economia portuguesa.

Esta é a primeira estimativa do PIB do terceiro trimestre deste ano, com o INE a contar divulgar a segunda estimativa no dia 9 de dezembro.

jn.pt

 

LEIA TAMBÉM

João Dinis acusa CM de Oliveira do Hospital de “negligência continuada” em estrada municipal

O membro da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca …

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …