Eleito pelo PS em Travanca acusa presidente de Junta de “atitude autoritária e anti-democrática”

Tomás Pedro, o cabeça de lista pelo PS na freguesia de Travanca de Lagos nas últimas eleições autárquicas não poupa nas críticas que dirige ao presidente eleito pelo movimento independente António Soares, que acusa de estar a “prejudicar unicamente a freguesia”.

Até agora reservado ao silêncio, o cabeça de lista pelo PS – segunda força mais votada nas eleições de 29 de setembro – Tomás Pedro acaba de reagir, em comunicado, à forma como o eleito presidente de Junta de Freguesia se tem posicionado no processo de constituição do executivo. Em causa, está a resistência que o independente António Soares tem revelado à constituição de uma equipa de executivo que respeite o voto expresso pelo povo e que se traduziu na eleição de três elementos de cada uma das três listas candidatas àquela autarquia.

“Entendemos esta atitude de António Manuel Soares como autoritária, anti-democrática e lesiva dos interesses da freguesia”, refere Tomás Pedro em comunicado dirigido ao correiodabeiraserra.com, reportando-se em particular à atitude do presidente eleito, numa altura em que rejeitadas as 11 propostas iniciais que apresentou em reunião de 19 de outubro, recusou “determinantemente” a proposta apresentada pelo socialista no sentido de constituição de um executivo a três forças “contestando sem qualquer razão a mesma, dando de imediato por terminada a sessão da Assembleia. “Seria a solução mais equilibrada e justa, uma vez que melhor representaria a vontade dos eleitores da freguesia”, faz notar Tomás Pedro.

Dispensada da crítica do socialista não fica, do mesmo modo, a postura de António Soares que após decisão de constituição do executivo com elementos de cada lista tomada em reunião com o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, o presidente da concelhia socialista e os cabeças de lista do PS e PSD, deu dias mais tarde o “dito por não dito”, não aceitando o “acordo feito de boa fé na Câmara Municipal”.

“A lista do PS lamenta a forma como atuou e continua a atuar o presidente da Junta de Freguesia de Travanca”, adianta Tomás Pedro que, acusando António Soares de “usar uma forma de estar nunca antes vista em Travanca”, dando a entender que “não quer como número dois da junta quem o povo elegeu nas urnas” e “negando qualquer entendimento razoável”, também o responsabiliza de “estar a prejudicar unicamente a freguesia”.

Em concreto, Tomás Pedro aponta o dedo ao facto de a Junta se encontrar em situação de “gestão só corrente” que “só penaliza a freguesia, a sua população , instituições e empresas”. “Como é possível ter uma freguesia sem Plano e Orçamento para 2014 aprovados? Questiona o socialista que chama ainda a atenção para o facto de os vogais do anterior executivo com que conta em situação de gestão corrente, serem precisamente os números dois e três da lista que encabeçou nas eleições. “Até dá um certo jeito” refere em jeito de ironia Tomás Pedro que, por esta altura, tem ainda a esclarecer que foi o presidente eleito que o abordou com vista a uma coligação que, adianta, não se veio a consumar pelo facto de o independente não aceitar a proposta do socialitsa de integração de um elemento PS no executivo e de outro socialista presidir à Assembleia de Freguesia, preferindo o independente que o executivo fosse formado por três elementos da sua lista. “Tal não é nenhuma coligação”, entende o socialista que, não está disposto em deixar passar em vão declarações proferidas por António Soares à comunicação social e que, no entender dos eleitos socialistas, “põem em causa o seu bom nome, honradez e trabalho nas instituições de que fazem parte”. “Vai ter que provar aquilo que insinuou”, assegura Tomás Pedro ponderando recorrer à via judicial.

Atendendo aos contornos a que o processo de constituição do executivo tem estado sujeito, o socialista verifica que “nunca, o nome de Travanca de Lagos foi tão maltratado e motivo de notícia por tão más razões”. “O povo da freguesia merece respeito e dignidade e uma Junta que trabalhe cem por cento pelo bem estar de toda a população”, remata Tomás Pedro.

LEIA TAMBÉM

Gouveia recebe Campeonato Mundial Trial de motos

O Parque da Senhora dos Verdes, em Gouveia, vai receber, entre os dias 23 e …

Traficantes de droga detidos na Guarda

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR Guarda deteve na terça-feira três homens, de 20, …

  • Erasmo de Roterdão

    A “coisa” tá preta..!

  • Andorinhense

    Eu ouvi claramente da boca do Sr. José Carlos Alexandrino que NUNCA haveria uma coligação PS/PSD em Travanca. Então o Sr Presidente já não manda nada?
    Eu até acho que a junta e a terra de Travanca ficaria mesmo bem entregue ao Sr. Tomás Pedro e ao Sr. Fernando Viegas, era o que se costuma dizer “um amor”.
    E já agora aonde é que fica a representação das terras de Andorinha e Negrelos na junta? Hã esse pessoal só serve para votar de 4 em 4 anos.

  • Erasmo de Roterdão

    Por acaso também ouvi esse discurso.No meu caso, no comício que houve no salão da junta.Como diz o Tomás Pedro, o PS pediu um lugar na junta e a presidência da AM.É o normal.Há 4 anos foi assim em todo o lado onde houve coligações.O SR.presidente é que insiste que o executivo deve ser todo da lista mais votada.Tem dificuldade em entender que, se Travanca quisesse uma junta toda da mesma cor, tinha dado maioria absoluta.Por não querer este acordo, evoluíram para um de cada concorrente.Agora, parece, voltou ao todos da mesma cor..Vai ser difícil..! Demitam-se todos e novas eleições…

  • Andorinhense

    Estou desolado, o Sr. Erasmo de Roterdão está a perder capacidades, ou então a contra informação é demasiado forte.
    Pois eu não ando só na campanha politica atrás dos candidatos para fazer bonito, acompanho a minha freguesia e o meu concelho depois disso, e tirei umas horitas para ir à tomada de posse. (Até porque gosto de uma boa comédia).
    Continuando, realmente a primeira proposta do Sr. António Manuel foram três elementos independentes, claro, é básico. CHUMBADO! 6-3 Mas já estavam à espera.
    A seguir propôs o acordo feito com o PS, e propôs 1 elemento independente Sr. Albano e um elemento PS, sabe quem? O Sr. Tomás Pedro, resultado: CHUMBADO! Ora este foi de pasmar! Chumbado 6-3… Os três a favor foram dos independentes, de quem foram os seis? A população presente não podia votar….. Então quem furou o acordo?
    Mas continuando, o Sr. Antonio Manuel continuou a propor e começou a alternar os elementos independentes com mais um de outra força politica.
    Até chegou ao ponto de propor a Sr. Helena (PS) e o Sr. Viegas (PSD) rejeitado 9-0.
    Como já alguém disse noutro comentário, a inteligência é tanta que nem conseguiram reconhecer o que seria favorável para eles e CHUMBARAM. E ainda propôs o 3º do PS e o Sr. Viegas, CHUMBADO, 8-1 este foi para desenjoar!
    Chamo a atenção para o pormenor do cuidado de haver sempre elementos a representar Negrelos ou Andorinha.
    A paciência tem limites e a do povo também! Deviam ter cuidado com o que dizem e principalmente com as atitudes que tomam porque as pessoas já não são ignorantes nem burras e têm olhos na cara. Qualquer um destes Srs. Tomas Pedro ou Viegas nestas eleições fosse sem o apoio de um Partido tinha sido trucidado. Mas infelizmente o simbolo ainda vale o que vale.
    Existe um documento que se chama Acta de tomada de posse onde está tudo muito bem discriminado, não estou aqui a “regar”.
    Acordo tripartido, também soube que sim, foi proposto pelo nosso actual presidente da câmara (para sua vergonha) e a resposta que foi dada foi que iriam ser consultados os elemento da lista dos independentes, ao que estes responderam por unanimidade que NÃO! O que ainda foi proposto pelos Independentes, para ver se acabava a palhaçada foi: 1 independente na junta (Sr. Albano), 1 PS na junta (Sr. Tomas Pedro) e a presidência da Assembleia PSD (Sr. Viegas).
    Grande ditadura esta, só falta o Homem oferecer a posição de Presidente de Junta ao Sr. Tomas. Aposto que esse ele não chumbava! Haja decoro!

  • João 8:32

    Sr Erasmo, o Andorinhense tem razão…
    E é verdade que na Assembleia Municipal o Sr, Tomás sugeriu que fosse apresentada uma pessoa de cada lista. E isto depois de ter sido apresentadas duas propostas de um de cada lista no executivo, sendo que uma foi rejeitada por 9-0 e outra por 8-1…Eu estava lá e todos ouvimos isso… E a tal “recusa” que é referida no comunicado por parte do Presidente aconteceu porque ele já tinha apresentado um de cada lista e foram as mais rejeitadas…E claro que se todas as propostas apresentadas foram rejeitadas, continuavam a assembleia para quê?
    Por isso não me parece que tenha sido de alguma maneira culpa do presidente ou este não aceitar um excecutivo com um de cada lista, porque ele até propôs uma pessoa de cada lista por duas vezes…
    A questão é que o Sr Tomás não se deve recordar, apesar de ter sido presidente da junta e já ter passado por isso, que é o presidente que propoe as pessoas que ENTENDE e em quem confia para o seu executivo…Ou são aceites ou não…
    Mas se calhar, quer no dia da assembleia quer mesmo agora, o Sr. Tomás não assume que era ele que queria estar no executivo (com o Viegas) seja do que jeito for e que “não o deixam”…

    Tinha em melhor conta o Sr. Tomás até aparecer este comunicado…juntou-se à baixaria que tem havido na nossa terra…

    O que vejo deste comunicado são várias coisas: a primeira é que tem imensa coisa que não é verdadeira. Até mesmo o presidente da junta ter voltado atrás. Curiosamente também vi isso dito em declarações a este jornal pelo Fernando Viegas… É que SEI que ninguém se comprometeu em nada nessa reunião e o até o próprio Sr. Tomás disse que ia falar com os elementos da sua lista também. Daí os 3 cabeças de lista se terem reunido depois para falarem entre si e dizerem as suas posições.
    Depois, não percebo quais são as declaraçoes do presidente da junta que ofenderam assim tanto os membros do PS e do Sr. Tomás…Se calhar a verdade é que lhes doi mais…
    E também acho curioso ele dizer que foi eleito…A ânsia de ganhar as eleições é que o faz falar assim…Deve ainda estar confuso por ter perdido…é que o único eleito foi o presidente da junta! Reparem bem no que o cabeça de lista do PS queria após as eleições: um lugar para a sua lista no executivo e mais os lugares de presidente da mesa da assembleia e de secretários. E nada para o PSD. Até parece que tinha ganho as eleições…

    E no meio disto tudo, sabem o que parece agora o Sr. Tomás? Se calhar não era o efeito que pretendia com o comunicado, mas seja como for, só lhe fica mal… Parece como aqueles miúdos da escola que depois de fazerem uma asneirada qualquer ficam tão enrascados que inventam uma história qualquer que os possa defender e culpar outros…Mas o problema é que todos sabem quem foi e que a história não foi assim…

  • Erasmo de Roterdao

    Na Assembleia Municipal, garanto, não foi discutido nada.Sabe porquê? Ainda não houve Assembleia Municipal…! Não vale a pena rodriguinhos.O problema é que, nos independentes, juntaram-se as pessoas para quem a remuneração (miserável) de membro da junta é importante.Ponto.Vai daí, tudo o que não seja garantir esses “pózinhos” não é solução. Para mim.novas eleições e acabou-se. Até parece que, Travanca, é o cú do Mundo.Cuidem-se..!

  • João 8:32

    Sr Erasmo, de facto foi um erro meu. Foi na Assembleia de Freguesia de Travanca de Lagos, naquela em que o Presidente da Junta propôs várias pessoas para o executivo… 11 propostas… Lapsos acontecem, sabe? E esse foi o meu. Não sei porquê tanto mal-estar seu…
    Desconheço essa situação dos independentes de se juntarem nessa lista pessoas que precisem ou queiram remuneração de membro da junta…E do que sei do presidente da junta, ele é professor em fim de carreira, pelo que tem remuneração própria e certamente não precisa dessa remuneração, que de facto deverá ser miserável, para sobreviver…E também não precisa da junta para se afirmar, ao contrários daqueles que à força querem fazer parte (novamente) do executivo. O Sr. António Manuel, o presidente da Junta, é um Homem com H grande. E digo-o dando mão à palmatória, uma vez que nem votei na lista dele sequer, e muito menos o apoiei. Ele concorreu (pela primeira vez, ao contrário dos outros candidatos derrotados, note-se) às eleições por acreditar ter boas ideias para a nossa terra. Foi por isso que as ganhou, não porque se quer “mostrar” ou afirmar, ou servir-se da junta para ter “estatuto”…
    Quanto aos restantes membros dos independentes, e certamente alguns dos membros do PS e PSD, e que fazem parte todos da assembleia de freguesia e/ou do executivo,a maior parte deles trabalha e recebe o seu…
    Travanca não é o cú do Mundo…é a MINHA terra…apesar de haver cá uns quantos que – como se está a ver – vêm fazer como se o fosse…Chamo a isso má-formação e mesquinhês…
    Cuide-se também, Sr. Erasmo…Certamente que nos voltaremos a encontrar por aqui…

  • gigas

    “O povo da freguesia merece respeito e dignidade e uma Junta que trabalhe cem por cento pelo bem estar de toda a população”

    • João 8:32

      É verdade!
      Mas não será com uma junta composta com quem faça jogo sujo…
      E pelos vistos também não será com o Sr Tomás, infelizmente…E muito menos com o Fernando Viegas…

  • rita pedro

    EXCELENTE RESPOSTA PAIZÃO….AHAHAHH…É ASSIM MESMO.

  • jaco

    Sr. Erasmo tenha mais respeito pela Freguesia Travanca de Lagos…..quanto as pessoas dos independentes tem mais valor que o Sr. e é quase advogado. Quanto a compensação da junta o único que tem atas sobre esse assunto e o seu camarada Tomas Pedro. Que tem numa ata quando era presidente a dizer não receber qualquer remuneração da Junta e depois tem lá as ordens de pagamento(fuga ao fisco). Se quiser ver a ata passe no outro camarada de travanca que ele vai lha mostrar, ele já ma mostrou.

    • João 8:32

      Ai o Erasmo é quase advogado? Não imaginaria…a julgar pelos comentários não parece estar muito informado das leis acerca das votações…

  • Fonte Arcada

    A estes dois senhores Tomás Pedro e Fernando Viegas que se proclamam eleitos pela freguesia de Travanca de Lagos. Eleitos? Eleitos para quê?
    Eleito Presidente foi o Prof. António Soares, os outros dois vogais são propostos pelo presidente.
    Estes dois senhores ainda não se convenceram que já perderam as eleições duas vezes seguidas, o povo disse-lhes que não os quer lá.
    Os senhores sim. Estão a prejudicar a Freguesia. Só querem ir para lá a todo o custo, mas não é para ajudarem o Presidente, mas sim para lhe atrofiarem o seu trabalho.
    Tomás Pedro e Fernando Viegas tenham vergonha e deixem trabalhar quem sabe, traz boas ideias e vontade.
    Quanto a vós julguem o trabalho do Homem daqui a quatro anos, voltem a candidatar-se, se é que ainda não estão fartos de pancada.

  • João 8:32

    A ser como o jaco diz, mais me desilude o Sr. Tomás, a quem ouvi sempre e tanta vez que quando estava na junta como presidente desempenhava as suas funções sem nunca ter recebido qualquer contrapartida por isso…
    Afinal não era assim…Parecia tanto ser uma pessoa honrada e recta e afinal só se tem revelado o contrário, para tristeza minha… E se é assim com a remuneração de presidente da junta, o que seria com o resto? E agora vem dizer parecer dizer que quer ajudar na junta…não entendo então…
    Só me pergunto é se por qualquer motivo o Sr. Tomás fizer parte do executivo, vai aceitá-lo como, depois deste comunicado ou da notícia anterior que dizia que “Tomás Pedro estará longe de aceitar um executivo, onde (…) o próprio não se faça representar”?
    O que sei é que nunca de facto o nome de Travanca esteve tão mal tratado e motivo de notícia por tão más razões…E essas razões resumem-se a dois nomes: Tomás Pedro (infelizmente) e Fernando Viegas…É que dos independentes tem estado tudo calado e sem querer alimentar polémicas…Só estes dois é que o têm feito, para seu próprio descrédito…

  • Zambujeiro…

    🙂

  • zambujeiro2

    Aqui se vê o caracter desta gente ( Tomás Pedro e Viegas ) foram feitas 11 propostas e nenhuma foi aceite, inclusive foi proposto a Sr.Helena (PS) e Viegas (PSD) e foi rejeitada 9-0, pois é, nenhum agradou ao Tomás Pedro, porque o que ele quer é o poder, só faltava isso, muito mal ficava a nossa freguesia.
    Agora com grande lata e cinismo (que bem o caracteriza) vêm para o jornal dizer que esta situação esta a prejudicar a freguesia e as pessoas, quando o 1º culpado disto tudo é ele.
    Só vejo uma frase para classificar isto “ganancia ao poder nem que para isso passe por cima de qualquer coisa ou pessoa.”
    Um apelo a esta GENTINHA MEDIOCRE, se a população de Travanca de Lagos, Andorinha e Negrelos os quisesse como presidentes tinham votado neles… mas se bem me lembro isto já não é só de agora porque já foram a eleições duas vezes e saíram derrotados………….a DERROTA sabe a fel…………………
    O povo conhece bem as pessoas de bem, não é preciso mencionar nomes.
    Dou os meus sinceros Parabéns ao Sr. António Soares por ser um homem honesto e de palavra, foi este o presidente da nossa freguesia que nós elegemos. A este sim chamo de Sr. porque aos outros (Tomás Pedro, Viegas) nem sei bem o que lhes chamar.

  • Contra a Ditadura

    Estes senhores que tomaram conta da Junta, querem lá respeitar o Povo da Freguesia!
    Querem lá saber se a Junta funciona na normalidade como qualquer Junta do país!
    A proposta para ficarem os 3 que lá estão – Soares, Albano e Amadeu (NÃO APROVADA PELA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA), serve apenas para cada um receber os mais de 200 euritos por mês. Uma vergonha. Um nojo que só prejudica a nossa Freguesia.
    Demitam-se! Rua! Devolvam a Junta ao Povo!
    A vossa dignidade vale 200 euritos?!

  • Jota

    É engraçado virem dizer pôr em causa a dignidade do nosso presidente da junta quando nem têm nada para lhe apontar…Vergonha é o que o Sr. Tomás e o Viegas andam a fazer…E todos sabem do que estou a falar…Só é cego quem não quer ver…

  • Passarinho

    Ditador é quem não desiste do poder, mesmo tendo perdido eleições!
    Deixem o Sr António Manuel trabalhar! Foi ele quem ganhou e é ele quem quisemos!

  • João 8:32

    Sr. “Contra a Ditadura”, já vi o seu comentário há uns dias e estive para nem responder, até porque a resposta à questão do salário de presidente da junta já a tinha dado ainda antes do seu comentário…Se calhar não a viu…Mas ainda está por aqui…É só procurar e ler…
    Mas seja como for, acho que o Sr “Contra a Ditadura” está equivocado…quer quanto contra quem está a chamar de ditador, quer até se calhar às suas companhias…
    Eu também estive, sabe? Votei PS e apoiei o Sr. Tomás, pelos vistos, para meu arrependimento.
    Sabe, é que ditador é uma pessoa que tudo faz para ficar com o poder, para que nunca o possa perder, mesmo jogando sujo, e impondo a sua vontade para ficar no poder…E se reparar bem, o Presidente da Junta só se candidatou pela primeira vez nestas eleições…O mesmo já não se pode dizer do sr. Tomás e do Fernando Viegas…
    E como vê, são estes dois Srs que de tudo querem fazer para estar no executivo, à força, mesmo não tendo ganho eleições sequer…
    Se quer estar contra a ditadura, acho muito bem, mas acho que percebeu tudo ao contrário…

    E a dignidade da pessoa do Sr. António Manuel é intocável…Ele não precisa sequer do salário de presidente de junta para viver, nem sequer da junta para ter estatuto. Ele conseguiu tudo isso muito antes de se candidatar às eleições. E não mudou por causa de ser presidente da junta, ao contrário dos derrotados, que nem parecem eles, em especial o Sr. Tomás, com estas atitudes.

    Mas também está equivocado quanto a uma coisa: nenhuma das propostas feitas na Assembleia de Freguesia propunha ficar no executivo o Presidente…Se calhar o Sr. e os membros da Assembleia de Freguesia que votaram contra as 11 propostas até teriam vontade que isso acontecesse, mas o Presidente da Junta, como foi o eleito nas eleições não precisava de ser aprovado pela Assembleia de Freguesia…
    As 11 propostas para os vogais (e só estes apenas, que são 2, não 3), bem sabemos que foram rejeitadas…E bem sabemos quem queriam os Srs membros da Assembleia de Freguesia que fossem propostos para vogais…
    Mas o Presidente da Junta é que escolhe quem quer propor para vogal…e certamente serão as pessoas em quem confia…
    Se os membros da Assembleia de Freguesia queriam à força outros para vogais – o Sr. Tomás e o Fernando Viegas -, seriam estes os ditadores, não o presidente da junta…
    Bem sabemos como tem estado “mal habituada” a nossa Assembleia de Freguesia…

    E os vogais que lá estão em funções são os que foram eleitos nas eleições anteriores pelo PS e PSD…agora estes já não prestam…

    Concordo é consigo que tem sido uma vergonha e um nojo o que se tem passado com a nossa freguesia, mas a culpa não é do Presidente da Junta. É de quem se quer meter no executivo à força…O Sr. Tomás, para tristeza minha, e o Fernando Viegas…

    O Povo da Freguesia de Travanca não são apenas os Sr Tomás e o Fernando Viegas nem são apenas estes dois Srs e mais os seus apoiantes…Têm sido estes a não respeitar as restantes pessoas da nossa Freguesia, já há algum tempo.

    E não se preocupe com o funcionamento da Junta…Esta situação não é caso único… E seja como for, o Presidente da Junta está a trabalhar, não anda a fazer comunicados com mentiras para os jornais nem a difamar ninguém, ao contrário de uns e de outros…

    • João 8:32

      Um lapso meu. O Albano não era do PSD, mas era independente da lista do Fernando Viegas, por isso, é como se fosse um de cada lista na mesma…E só foi para o executivo anterior porque não queriam o Viegas no executivo, se bem se recordam…Porque seria? E agora insiste-se outra vez no mesmo de há 4 anos?

  • Pluto

    Eu ao Sr. Tomás, tinha VERGONHA de sair à rua! E por culpa própria!
    Como pode alguém ter tanta dor de cotovelo do Sr. António Manuel?

  • Tipi

    Nunca tivemos um Presidente de Junta tão honesto, trabalhador, competente e tão cheio de boa vontade e de boas ideias como o Sr. António Manuel! Em vez de aproveitarmos todos, não! Há uns quantos que não querem ver isso e preferem fazer guerra sem necessidade nenhuma…

  • Contra a Ditadura

    Epa mas querem enganar quem?
    O António Manuel, o Albano e o Amadeu a prejudicarem o futuro da nossa freguesia por meros 200 e poucos euritos…tenham vergonha…Travanca de Lagos merece melhor.
    E já agora o sr prof. António Manuel Soares andou-nos a dizer durante a campanha que iria ser um Presidente a tempo inteiro, sempre ao serviço da freguesia…e afinal temos um Presidente de Junta da Freguesia de Travanca de Lagos ausente a dar aulas a cerca de 300 km de distância?!?
    Puro eleitoralismo…e agora chapeu…temos a desgraça que temos…ao que isto chegou

  • João 8:32

    Sr “Contra a Ditadura”, parece que o Sr anda tão enganado…E engana-se a si próprio: diz que o Presidente da Junta está lá para ganhar 200 e poucos euros e ao mesmo tempo diz que ele trabalha. De facto, trabalha…Então se trabalha não precisa desse dinheiro, ao contrário do que diz…E os outros, tambem trabalham…

    O Sr “Contra a Ditadura” deve estar mal informado ou ouviu mal…Eu, quem nem era apoiante dos independentes sempre ouviu da boca do Presidente da Junta que ele tinha pedido a reforma. Não disse que não trabalhava, mas sim, que já tinha pedido a reforma, estando à espera dela. Ora, todos sabemos que depois de se ter pedido a reforma e enquanto não vem, tem de se estar a trabalhar…
    E seja como for, o Sr. António Manuel também disse que estava sempre disponível para Travanca. E sabemos que está, já de há muito tempo para cá, não é só de agora.
    Mas, Sr. “Contra a Ditadura”, além de equivocado e mal informado, também mostra desconhecer outra questão: qual é o problema do Presidente não estar a tempo inteiro na Junta? Não é obrigatório. A nossa Junta não obriga a isso, mas sim a regimes de meio tempo. Presidentes de Junta a tempo inteiro só os há nas Juntas de Freguesia com mais de 10.000 eleitores, salvo erro. A nossa não os tem.Se tem duvidas tem muitos sítios aqui na internet para ver isso.

    Por isso, mais uma vez, a sua “crítica”, essa sim, é desgraçada, eleitoralista e sem fundamento, pois bem se percebe quem o Sr. gostaria que estivesse na Junta de Freguesia…eu também, até perceber que tipo de pessoa é…
    E por isso, critica apenas por criticar…está no seu direito, é verdade, mas assim, a sua crítica certamente cairá em “saco roto”…

    Seja como for, foi o Sr. António Manuel que foi eleito como Presidente de Junta, pois foi o cabeça da lista mais votada. Foi ele quem ganhou, e bem.

    Quanto aos vogais, se não gosta deles, pode sempre convencer os seus camaradas de lista derrotada a ver se se entendem quanto aos vogais com o Presidente da Junta, em vez de andarem, esses sim, a envergonhar toda a gente da nossa freguesia, apesar de não o quererem ver…

    Não se engane a si próprio…afinal ainda pior do que aquele que não quer ver, é aquele que vê mas ainda se diz cego só para poder dizer que não vê…

  • Pluto

    Mas qual é o problema do Presidente estar a trabalhar??? Já viram que ainda por cima se disponibiliza para vir cá para a nossa terra, onde há meia duzia de pessoas que não fazem nada e além de terem dor de cotovelo dele (e muito forte, pelos vistos), nem sequer mereciam a preocupação que ele tem pela nossa terra? E nem sequer essas pessoas se preocupam tanto com a nossa terra como ele, porque se preocupam com o seu umbigo e só querem estar na junta para se exibir, porque acham que isso é que as torna pessoas importantes!

    • Pluto

      (que raio, apareceu aqui uma imagem que não é minha…escrevi mal o meu mail aqui e deu nisto)

  • Atenta

    “contra a ditadura”
    O rapaz tu andas distraído ou então não estás por Travanca vens ca só o fim de semana e então não sabe do que falas. Já agora tu andante na escola com os três elementos da Junta de Freguesia sim para os tratares por tu. Dado a diferença de idades dos elementos da Junta passaste muitos anos na escolinha. Será que é o Sr. Albano e o Sr. Amadeu que estão a emperrar a junta de Freguesia só na tua cabeça. Foram estes dois Srs. que votaram 11 propostas contra?

  • Andorinhense

    A culpa da situação em que está Travanca de Lagos deve-se única e exclusivamente aos partidos políticos e aos seus representantes locais. Estes, quando escolhem os indivíduos para encabeçar uma lista, seja para que órgão for, deviam ouvir atentamente os seus militantes, e o povo. Porque infelizmente este ano assistimos a escolhas bastante duvidosas, umas por desespero de causa outras por puro oportunismo. E depois assistimos à conivência dos partidos que se deixam representar junto da população por pessoas de índole e carácter duvidoso.
    Daqui a 4 anos pensem realmente em pessoas com capacidade, educação e discernimento para representarem a nossa freguesia e o nosso povo. Em Travanca ainda existem muitas pessoas que reúnem essas capacidades….

    • Estrangeiro

      Senhor “Contra a Ditadura”: Venho pela primeira vez a terreiro para tecer alguns comentários relativos àquilo que o senhor tem dito. Ainda bem que as pessoas trabalham e que algumas delas ainda se disponibilizam para aceitar cargos autárquicos. As Juntas de Freguesia não são para serem geridas apenas por reformados. Mal de nós também se estes cargos começassem a ser profissionalizados, o que aliás tanto eu como o senhor criticamos, como o já tem feito em conversas que temos tido. O senhor parece andar distraído e ser daqueles que transformas as derrotas em vitórias. O senhor sabe que muitos dos autarcas deste país, quer das Juntas de Freguesia quer da Câmaras, não residem nas localidades onde exercem os seus mandatos? Sabe que muitos moram a centenas de quilómetros e que não é por isso que deixam de exercerem e bem os seus cargos?
      Quero-lhe dizer que não votei nos independentes, mas tive muita pena que o meu cabeça de lista não fosse o senhor António Manuel Soares. Ainda votei, por uma questão de fidelidade, na lista do partido do qual faço parte. Mas se tivesse sido o senhor António Manuel o cabeça de lista do meu partido eu teria ficado muito contente e tenho a certeza que a vitória seria nossa. Mas não foi… Paciência, também perdi. Mas, senhor”Contra a Ditadura” o senhor ainda está com uma enorme azia e ainda não se curou. Deixem o Presidente eleito governar e daqui a quatro anos peçam contas e nessa altura o poderão julgar.
      Ainda lhe digo mais uma coisa: o senhor anda muito mal informado ou distraído ou será que só está activo aos fins de semana quando nos encontramos?
      Dou-lhe um conselho: Dê os parabéns ao Presidente eleito (eu também engoli um sapo, mas dei-lhe os parabéns pela sua vitória) e peça-lhe que faça o melhor pelas pessoas da nossa freguesia. Peça-lhe para ele governar bem, porque quem ganha ganha e deve governar bem e quem perdeu, perdeu bem e deve fazer uma oposição séria e ser uma boa oposição. Só me resta dizer: parabéns aos vencedores e honra e glória aos vencidos!
      Não se deixe manobrar e influenciar por aquilo que ouve e apenas por uma parte muito pequenina da verdade que lhe contam.
      Viva Travanca! Quem ganha merece governar! Será que o senhor “Contra a Ditadura” ainda não percebeu que o seu candidato assim como o outro cabeça~de lista já foram duas vezes a eleições a o povo lhes disse que os não quer a governar a Junta de Freguesia de Travanca?! É assim tão difícil de engolir?!…

  • João 8:32

    Ainda dizem os cabeças de lista do PS e PSD que não são agarrados ao poder…e que é o Presidente da Junta…expliquem-me então porque no sábado, num café de Travanca, esses Srs. disseram não ao Presidente da Câmara quando este lhes propôs um de cada lista no executivo, sendo que não fossem os cabeças de lista do PS e PSD, dadas as declarações extremadas que fizeram aos jornais (não havia por isso condições)?

  • jardim

    este e um comunicado de mentiras e o culpado e o presidente da camara. O comunicado diz que o Presidente da Junta eleito andou com a palavra a traz. Quem estava nessa reunião? O Sr.. presidente da camara então ele que diga se isso e verdade se quem esta a mentir e o candidato dos independentes . Sr. presidente anda muito calado sobre este caso.

    • João 8:32

      Sr. jardim

      Parece que o Presidente da Junta já respondeu ao comunicado, e tal como foi referido (por mim aqui), foi referido que não só não foi assumido perante o Presidente da Camara qualquer compromisso pelo Presidente da Junta (contrariamente ao que o cabeça de lista do PS diz no seu comunicado – parece que faltou à verdade), como quem rejeitou agora a proposta feita pelos próprios independentes de um de cada lista no executivo que não os cabeças de lista do PS e PSD (dadas as declarações que fizeram), foram os próprios cabeças de lista do PS e PSD…

      Como vê, não ando mal informado… Seja como for, ficaria bem ao Presidente da Câmara vir dizer seja o que for, uma vez que ele também participou nesta situação…

  • coment

    Ps de Oliveira do Hospital faz cair presidente da junta de Travanca de lagos. Mau perder

  • Agradecido

    Sr. Presidente muito obrigado, os Travanquenses estão muito felizes com a resolução do problema da nossa junta de freguesia. Certamente a sua “posição” foi fundamental e esclarecedora….
    Tiramos elações daqui a quatro anos.

  • João 8:32

    Depois de toda esta cena ter acalmado e agora que a Junta está a trabalhar, vejo algumas coisas engraçadas…
    Em primeiro, tanto o Sr Tomás criticou o Presidente da Junta, como se vê aqui em cima no comunicado, que depois de tudo o que disse, só ficou contente com o cargo de vogal.
    Depois, afinal, quem não era agarrado ao poder foi o Presidente da Junta, que para que tudo isto se resolvesse aceitou os dois candidatos como vogais.
    E agora que tudo está a funcionar – e bem (até temos na freguesia coisas que nunca existiram, como aulas de educação física gratuitas, dadas pelo Presidente da Junta, que é professor licenciado de Ed. Física) – vemos o Presidente da Junta em todas as iniciativas da Junta, como foi o caso da plantação de arvores no dia da arvore, e NÃO VEMOS os vogais em lado nenhum com ele, a darem a cara pela Junta sequer, pelo menos.
    Pelo contrário, preferem (como já ouviu ao Sr Candidato que estava tão indignado neste comunicado), dizer às pessoas coisas do género: “pois, agora que não ganhei, não esperes que o teu problema se resolva com este presidente”, numa atitude (ainda de mal a perder) tentar ainda assim boicotar o trabalho feito pelo Presidente, em vez de mostrarem querer trabalhar com o presidente em equipa…Mesmo que digam que estão a trabalhar a equipa, o que vemos aqui em Travanca não é isso.
    E em vez de o ajudarem, vemos o Presidente sozinho a trabalhar, a fazer muito trabalho para a nossa freguesia e os vogais sem mostrarem qualquer tipo de ajuda ao presidente, quanto mais não seja, acompanharem-no nas iniciativas da Junta…
    E afinal diziam que era o presidente da junta que não ia estar a tempo inteiro na junta caso ganhasse as eleições, e que eles estavam lá sempre…
    Afinal o que vemos é o Sr. António Manuel a fazer um GRANDE trabalho e os vogais, que diziam que por viverem na terra, tinham toda a disponibilidade, raramente põem os pés na Junta…Apenas vão às reuniões com o Presidente (chegando a nem sequer a aparecer) e nada mais.
    E isto que digo aqui, vemos todos nós na Freguesia….basta termos olhos de ver…

    • Agradecido

      Ainda a procissão vai no adro. Estaremos para ver pior.