EM CADA ESQUINA UM REPÓRTER

Em síntese, o que se pretende é fomentar a interacção dos leitores com este diário digital, uma vez que nos dias de hoje basta um telemóvel equipado com câmara fotográfica para que se possa registar uma determinada ocorrência e, posteriormente, reencaminhá-la para este órgão de informação.

Se o autor assim o entender, a sua identidade poderá ficar salvaguardada.

Podem enviar-nos conteúdos de texto, imagem e vídeo, para o endereço electrónico do CBS online: [email protected].

Para dar início a esta nova secção, o correiodabeiraserra.com passa a editar o conteúdo enviado por um leitor que nos dá conta de um atentado contra o património arqueológico, ocorrido em Fiais da Beira.

EXMO. DIRECTOR DO CORREIO DA BEIRA SERRA

Sou Aníbal Marques da Cruz, natural de Fiais da Beira, residente em Quarteira, médico de profissão e venho por este meio manifestar a minha indignação pelo atentado ao património histórico e arqueológico que fizeram à ANTA DA CAVADA da minha terra.

Passo a descrever os factos:

Na referida Anta faltavam dois dos Esteiros desde há séculos ou milénios, ninguém sabe exactamente quando de lá foram indevidamente retirados mas, as necessidades de outras épocas e a falta de conhecimentos da altura talvez possam atenuar o que não tem perdão, porque destruir um monumento pré-histórico revela crime grave, ainda por cima sendo para benefício próprio (foram usados para servirem como ombreiras de uma das portas de uma loja de uma casa bem no centro do povoado de Fiais da Beira como se documenta na imagem).

Desta vez a coisa é ainda bem mais grave, pois neste último mês de Agosto de 2008 fui de novo ver a Anta da Cavada e qual não foi o meu espanto ao verificar que substituíram os dois Esteiros que lá faltavam por duas cópias mal amanhadas e com o péssimo gosto de terem sido fabricadas com cimento, são dois MAMARRACHOS!!!.

Não sei de quem partiu a iniciativa, certamente que a J. de Freguesia e a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tiveram conhecimento como se pode depreender do site do FAROL DA NOSSA TERRA, de 19/08/09, com o título “Município de Oliveira do Hospital recupera monumentos pré-históricos”.

E anunciam que outros atentados de igual monta serão efectuados em outras Antas. Não sei quem vai lucrar com isto mas de certeza que não será a nossa integridade cultural concelhia.

Estes senhores não têm mesmo vergonha ao darem-se ao luxo de ainda se vangloriarem dos crimes cometidos por eles próprios, contra a integridade histórica e arqueológica da nossa terra, do nosso país e porque não dizer nosso planeta.

Também já manifestei minha indignação junto do IGESPAAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico. IP) que creio não terá tido conhecimento dos factos reais descritos. Estou à vossa inteira disposição, pois acreditem que irei erguer bem alto a minha indignação contra este atentado que fizeram à nossa HISTÓRIA HUMANA para que o rigor histórico das coisas seja reposto.

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …