“Em Roda Livro” incentiva troca de manuais escolares

A troca solidária de manuais escolares continua em vigor no município de Oliveira do Hospital, no âmbito do projeto “Em Roda Livro”. As famílias podem entregar os manuais escolares até ao próximo dia 2 de setembro.

O banco de recolha de manuais escolares para troca funciona na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e na Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira, onde são aceites livros escolares, preferencialmente manuais em vigor no ano letivo 2012/2013, conforme listagem do Agrupamento de Escolas referente ao 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

“Os manuais terão de se encontrar em bom estado de conservação, para que ainda possam ser utilizados por outros alunos, e cumprir as normas do regulamento do projeto “Em Roda Livro”, disponível nos pontos de recolha e na Câmara Municipal”, informa a autarquia. Em troca dos manuais cedidos no banco de recolha, serão entregues às famílias outros manuais, de acordo com a preferência indicada na ficha de inscrição.

Com este projeto, o município de Oliveira do Hospital pretende apelar à consciencialização do valor dos livros escolares usados, que já foram úteis para uma família e poderão ser úteis para outra, envolvendo toda a comunidade educativa – alunos, pais a professores.

O projeto “Troca Solidária – Em Roda Livro” tem como objetivos promover a reutilização e o valor dos manuais escolares utilizados nos vários níveis de ensino, diminuir os custos de aquisição de manuais escolares por parte das famílias, em função da condição socioeconómica dos candidatos ao empréstimo, incentivar boas práticas de proteção e educação ambiental, desenvolver o sentido de partilha e solidariedade social e permitir uma poupança considerável a cada família.

Desta forma, o município pretende maximizar a recuperação de manuais escolares usados, disponibilizando-os gratuitamente a quem deles necessite e procurando alcançar objetivos sociais, ambientais e económicos.

LEIA TAMBÉM

Bruno Amado ganha recurso e é confirmado como Presidente União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira

O presidente da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira ganhou …

Câmara de Seia investe 750 mil euros na educação

A Câmara Municipal de Seia vai realizar um investimento de 750 mil euros durante este …