Em Setembro, Oliveira do Hospital vai ser a capital do “Enduro das Nações”

 

Cerca de 200 pilotos provenientes de 22 países europeus são esperados no Troféu “Enduro das Nações” que, este ano, decorre em Oliveira do Hospital entre os dias 9 e 12 de Setembro.

Nesta prova internacional, organizada pelo Clube Seita – com os apoios do Município de Oliveira do Hospital, Federação de Motociclismo de Portugal, Instituto do Desporto de Portugal e Região de Turismo do Centro – a organização ambiciona receber cerca de 3 mil pessoas.

Quando estamos a cerca de um mês da chegada da caravana do Enduro – no dia 8 de Setembro as máquinas e os respectivos pilotos começam a instalar-se no recinto da nova feira, onde fica localizado o padock da corrida, para as respectivas verificações técnicas e documentais –, o Clube Seita tem já a agenda desportiva da prova concluída.

A abertura oficial está agendada para o dia 9, às 19h00, no largo dos Combatentes da Grande Guerra, com uma parada das selecções, equipas, clubes e individuais, seguida de um espectáculo de folclore e um show de pirotecnia.

Cumpridas estas “etapas”, nos dias 10 e 11, a partir das 9h00 – veja aqui o mapa da prova –, os pilotos entram então em competição numa prova que compreende três voltas a um percurso com cerca de 55 quilómetros.

As três especiais cronometradas por volta designam-se como Cross Test (em frente ao padock da prova); Enduro Test (na antiga lixeira da Lajeosa) e, finalmente, a Extrem Test, que decorre numa zona próxima do cruzamento de Travancinha.

No último dia da corrida, domingo, às 9h00, a prova desenrolar-se-á num novo percurso com apenas uma passagem, e termina com uma super especial, com um traçado tipo motocross e com largadas por classes.

A entrega dos prémios, na zona do padock, está prevista para as 17h00.

Numa nota de imprensa enviada a este diário digital, a direcção do Clube Seita diz estarem “reunidas as condições necessárias para proporcionar a Portugal um grande evento que tente marcar pela positiva, mais uma vez, a capacidade organizativa de um clube com provas dadas na organização deste tipo de projectos”.

LEIA TAMBÉM

O Bava da Bola

Um tal Bava, Zeinal de primeiro nome, foi presidente executivo durante anos da PT. Em …

Aquela máquina…

Dois golos de Cristiano Ronaldo e um de André Silva asseguraram a vitória de Portugal …