“Em tempo de dificuldades, os oliveirenses vão dando lições de grande generosidade”

Revelou-se positiva a resposta dos oliveirenses a mais uma iniciativa da Pirâmide de Natal Solidário. A ação realizada no passado fim de semana permitiu a a recolha de 2.750 quilos de bens alimentares.

Ainda que tenha resultado numa recolha inferior à que foi conseguida em semelhante iniciativa realizada no ano passado (menos quase 630 quilos), a Pirâmide de Natal Solidário 2013 voltou a comprovar a “generosidade dos oliveirenses”. Nos dois dias em que decorreu a ação, 16 e 17 de novembro, foram recolhidos cerca de 2.750 quilos de bens alimentares. O bem alimentar doado em maior quantidade foram as massas (1356 unidades de massas diversas), seguidas das bolachas (825 pacotes) e do arroz (801 kgs), tendo sido o leite o quarto alimento mais angariado (588 litros).

A campanha “Pirâmide de Natal Solidário 2013” envolveu 66 voluntários entre colaboradores das IPSS, do Município, da Segurança Social e do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, bombeiros de Oliveira do Hospital e da União das Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços. O maior número de voluntários partiu, porém, do seio da sociedade civil que integra o Banco Local de Voluntariado de Oliveira do Hospital, registando tambémm a colaboração das IPPS que se voluntariam com pessoas e com viaturas que, juntamente com o município asseguraram o transporte dis alimentos para o Banco Alimentar local.

“Mesmo em tempo de crise e de dificuldades que afetam muitas pessoas, os oliveirenses souberam mostrar a sua solidariedade e dádiva”, afirmou o vice presidente da autarquia e vereador de Ação Social que “reconhece o trabalho e a organização da Rede Social de Oliveira do Hospital e o empenho de todos os voluntários que trabalharam na recolha”. “Em tempo de dificuldades os oliveirenses vão dando lições de grande generosidade, desenvolvendo-se entre nós uma cultura de solidariedade, dádiva e de voluntariado social a todos os títulos louvável”, sublinha José Francisco Rolo, agradecendo a todos quantos contribuíram para “um dia a dia mais feliz e justo para algumas famílias”.

A “Pirâmide de Natal Solidário” foi uma organização da Rede Social concelhia, a favor das famílias beneficiárias do banco alimentar do Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital, que apoia cerca de 300 famílias. Mensalmente, este Banco Alimentar concelhio tem apoiado uma média de 40 famílias, com bens alimentares não perecíveis, provenientes de donativos da população e da compra de produtos por parte do Município. A entrega é feita de forma “clara e transparente”, esclarece José Francisco Rolo.

A ação foi dinamizada pelo Município de Oliveira do Hospital em colaboração com União das Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços com a parceria da Rede Social concelhia e o Banco Local de Voluntariado.

Aderiram a esta campanha, quatro médias superfícies comerciais da cidade, Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central, Intermarché, Irmãos Gonçalves e Minipreço onde os oliveirenses e todos os que ali fizeram as suas compras de fim de semana, contribuíram com a sua generosidade.

O Município de Oliveira do Hospital agradece a colaboração de todos os voluntários que se disponibilizaram a participar neste ação solidária bem como a todos os cidadãos anónimos que responderam positivamente a esta campanha para recolha de bens alimentares e deram significado à “Pirâmide de Natal Solidário 2013” e ao lema que a norteia: “Se todos dermos pouco, no final será muito”.

LEIA TAMBÉM

Atropelamento mortal em Candosa, concelho de Tábua

Mulher morreu hoje em Oliveira do Hospital vítima de atropelamento na EN17 junto ao Lidl

Uma mulher, com 60 anos, morreu ao final da manhã de hoje na sequência de …

Detidos incendiários em Viseu, Vouzela e Tondela

A Polícia Judiciária deteve um homem, de 41 anos, casado, servente de pedreiro, pela presumível …