Emagrecer ou Mudar de vida? Autor: Luís Marques

Emagrecer ou mudar de vida? Parte 2. Autor: Luís Marques.

Há uns meses atrás falei-vos da necessidade de mudar de vida quando se pretende emagrecer, adaptar comportamentos e atitudes, rompendo rotinas criadas à base do exagero alimentar e escassez de actividade física.

Volto a esta temática porque assisto à dura realidade de quem sente mais dificuldades em quebrar as rotinas elaboradas ao longo de duas décadas do que em aderir entusiasticamente ao exercício.

Mais do que uma possível amizade e/ou confiança profissional, um obeso necessita de suporte psicológico para derrubar a barreira da “rotina”. O PT (personal trainer) tem que estar lá, e não só!

Esta semana um cliente de contexto PT, depois de um treino em conjunto, confidenciou-me que: “Estou a recusar trabalho, o dinheiro não é tudo, preciso de mais tempo para mim!”

Fiquei estarrecido, orgulhoso, motivado, emocionado, pois senti que consegui demonstrar que o difícil não é o objetivo nem o caminho a percorrer, mas sim como alcançá-lo e percorrê-lo.

Tenho a certeza que esta pessoa vai deixar de ser obesa, vai conseguir beber três cervejas com os amigos e dizer “basta, vou-me embora para casa”, vai conseguir correr atrás, ao lado e à frente dos filhos que crescem todos os dias, vai sentir-se mais bonito e elegante ao lado da sua esposa, vai conseguir correr uma meia maratona, vai conseguir viver muitos mais anos, vai conseguir ser mais saudável.

Claro está que a envolvência familiar é fundamental, o obeso necessita de um simples “boa, vamos lá!”, “como te sentes?”, “está a correr bem?”, e também de ajuda na alimentação, sopas, saladas, fruta têm que fazer parte da rotina diária alimentar para quem luta com o monstro da obesidade. A diferença não está num simples “tapa a boca” ou “deixa de comer”, a diferença está no que se come e no que se gasta, daí a voluptuosa ajuda da família no processo. Julgo que no final quem acaba por ganhar são todos, ex-obeso, família, amigos e colegas de trabalho, uma vez que existirá um EU mais capaz em todas as áreas da sua vida.

Provavelmente o exemplo a que me refiro e partilho convosco irá ler este texto, e a ele uma palavra de coragem, força e determinação, porque dos fracos não reza a história.

Emagrecer ou Mudar de vida? Autor: Luís MarquesAutor: Luís Marques.

LEIA TAMBÉM

E porque digo eu que o Futebol Clube do Porto é a equipa de futebol mais próxima de jogar como faz o Real Madrid? Autor: João Dinis

Tipo “declaração de interesses”, digo que sou Benfiquista desde que me conheço (tenho 64 anos) …

VIV´Á REPÚBLICA ! Autor: João Dinis

Viv´ó 5 de Outubro, Dia da República !  Viv´ó Feriado do 5 de Outubro que …