Empresas de Oliveira do Hospital entre as 200 maiores exportadoras da região

Uma condição que coloca o concelho à frente de municípios como Tondela, Castelo Branco ou Mangualde.

Está provada a capacidade de os empresários do concelho de Oliveira do Hospital abrirem as suas portas ao exterior. Num ranking recentemente divulgado alusivo às 200 maiores empresas exportadoras da região Centro, o concelho de Oliveira do Hospital figura entre o conjunto de quatro municípios que ocupam o 9º lugar no que respeita ao número de empresas exportadoras.

Surgindo num patamar logo a seguir àquele que é ocupado por municípios como a Covilhã, Ovar e Aveiro – cada um com sete empresas exportadoras – Oliveira do Hospital surge ao lado dos concelhos da Marinha Grande, Arganil e Guarda com um total, cada um, de seis empresas exportadoras. No concelho oliveirense, o grupo de seis é constituído pelas empresas Irsil, Davion, Quinta de Jugais, Indubeira, EP Garment e Beira Presuntos.

Números que não têm, contudo, em linha de conta o valor de exportação, já que neste domínio, o concelho surge com pouco mais de 51 milhões de Euros, valor que é muito abaixo daquele que é registado, por exemplo, por Mangualde que apesar de apenas contar com três empresas exportadoras – inclui a Sonae Indústria e a filial de Oliveira do Hospital – apresenta um valor de exportação superior a 576 milhões de Euros.

Em matéria de concelhos mais representados no grupo das 200 maiores empresas exportadoras do Centro, o município da Figueira da Foz surge no topo do ranking com um total de 19, logo seguido por Coimbra, com 14, Cantanhede com 12, Leiria com nove e Oliveira de Frades com oito.

Ainda que com apenas sete empresas, o concelho de Aveiro lidera o ranking do maior valor de exportação, com cerca de 617 milhões de Euros de exportação, logo seguido por Mangualde e por São João da Madeira com cerca de 330 milhões de Euros.

No que ao distrito de Coimbra diz respeito, Figueira da Foz lidera em número de empresas exportadoras e valor exportado– 546 milhões de Euros – seguido por Coimbra com 14 empresas e cerca de 70 milhões de euros. Tábua surge no 3º lugar com quatro empresas e perto de 60 milhões de euros de valor de exportação, seguido de Oliveira do Hospital, Lousã com cinco empresas e perto de 33,5 milhões de Euros  e Arganil com seis empresas e 22 milhões de Euros de valor de exportação.

LEIA TAMBÉM

António Costa remete construção do IC6 para “quando haja condições financeiras”

O primeiro-ministro não se compromete com uma data para a construção do IC6 entre Tábua …

IMTT encerrou Centro de inspecções automóveis de Seia do Grupo CIMA, empresa fala de decisão desproporcionada

O IMTT encerrou na segunda-feira o centro de inspecção da Cima (do Grupo TAVFER de …