EN 17 obriga a atenção redobrada na 2ª fase da Operação Natal e Ano Novo

 

Começou à meia noite de hoje a segunda fase da Operação Natal e Ano Novo 2011. Depois de uma primeira fase sem registo de vítimas mortais na área do Destacamento Territorial da GNR da Lousã e ao qual está afeto o concelho de Oliveira do Hospital, a aposta dos militares da guarda volta a ser a de redobrar as atenções sobre o Itinerário Complementar nº 6 e Estrada Nacional 17.

Assim é porque – explica o comandante Armando Videira – com a introdução de portagens na A25, tem-se assistido a um aumento do volume de tráfego automóvel naquelas vias de acesso ao maciço central da Serra da Estrela, destino tão procurado nesta quadra festiva.

“Os condutores saem do IP3 e rapidamente chegam a Seia”, refere Armando Videira que já no passado fim de semana teve oportunidade de constatar o aumento da procura do IC6 e EN 17, em detrimento da A25.

“É uma alternativa mais barata”, continua o comandante do Destacamento que, desde a meia noite de hoje mobilizou os sete postos da GNR que lhe estão afetos para, tal como acontece a nível nacional, efetuarem o controlo e fiscalização nas vias com maior afluência automóvel.

A condução sob efeito de álcool, o uso de cinto de segurança e outros sistemas de retenção e o cumprimento das regras de trânsito são aspetos a que os militares da Guarda vão prestar particular atenção até às 24h00 do próximo dia 2 de janeiro.

Para além da missão fiscalizadora, Armando Videira destaca ainda o papel preventivo que também é desempenhado pelas patrulhas da GNR e até de auxílio. “Vendo a Guarda na estrada as pessoas sentem-se mais protegidas”, considera, verificando que os militares não estão apenas na estrada para autuar, mas também para ajudar e prestar informações úteis sobre os melhores itinerários a seguir.

Pese embora o aumento de tráfego automóvel já verificado no passado fim de semana na Estrada Nacional 17, Armando Videira garante que não houve grandes sobressaltos a registar.

Um cenário que espera que também se venha a verificar na segunda fase da Operação Natal e Ano Novo. Para tal apela às boas práticas de condução e a cuidados especiais, sobretudo, no que respeita ao consumo de álcool tão convidativo nesta época festiva.

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …