Encontro de Tunas em Penalva de Alva realiza-se este domingo

… terá lugar no salão polivalente da Sociedade Recreativa Penalvense, com a presença da Tuna Souselense, de Souselas, e a Tuna e Cantares da Misericórdia de Alvaiázere.

Este ano, a tuna organizadora do certame – Tuna Penalvense – comemora 72 anos de actividade e é, por isso, um dos agrupamentos musicais mais antigos do concelho de Oliveira do Hospital. Nascido da vontade de um grupo de penalvenses que, em 1937, fundou a Sociedade Recreativa Penalvense, o grupo manteve-se activo até 1953, tendo ressurgido em 1982, pela vontade de um grupo de antigos tunos .

Em 2005, inicou um processo de renovação ao nível do repertório, instrumentos utilizados e até dos próprios executantes. Tendo como principal objectivo proporcionar aos jovens o contacto com a música, assim como contribuir para a sua divulgação, a Tuna integra neste momento, sob a direcção musical de Rui Marques, 26 instrumentistas, que executam Violino, Bandolim, Bandola, Bandoloncelo, Guitarra Clássica, Guitarra Portuguesa, Viola Baixo, Flauta transversal.

Com participações registadas em vários eventos, a Tuna Penalvense tem vindo a alargar a sua actuação através da colaboração com a Câmara Municipal ou com outros grupos musicais, com os quais mantém contacto e promove intercâmbios.

LEIA TAMBÉM

A História dá lições? Autor: Renato Nunes.

Há alguns meses, sem aviso prévio, entrou-me pela casa um senhor na casa dos 90 …

A morte do silêncio. Autor: Renato Nunes

Confessou-me recentemente um octogenário, com o qual tenho vindo a aprender outro significado de ser …