Encontro sénior comemorou Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações

 

Inserida nas comemorações do “Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações”, a Rede Social de Oliveira do Hospital realizou na passada quinta feira, dia 17 de maio, o Encontro Sénior 2012, coincidente com a comemoração do Dia da Espiga, no Santuário de Nossa Sra. das Preces, em Vale Maceira, Aldeia das Dez.

Este Encontro Sénior, que há vários anos possibilita a reunião dos idosos do concelho, utentes das valências de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Lar de Idosos das várias IPSS e estruturas lucrativas locais, contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino e da vereadora da Cultura, Graça Silva.

Do programa de iniciativas que a Rede Social irá dinamizar ao longo de 2012, para comemoração deste “Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações”, fazem parte, ainda, um conjunto de Encontros Intergeracionais a realizar em vários pontos do concelho, comemorativos de datas diversas, e que pretendem juntar “avós” e “netos” das instituições concelhias.

O primeiro encontro teve lugar na Casa Museu da Fundação Dona Maria Emília Vasconcelos Cabral, no dia 18 de maio, e comemorou o Dia Internacional dos Museus, bem como o Dia do Abraço, reunindo crianças e idosos da Fundação Aurélio Amaro Diniz, Obra D. Josefina da Fonseca, Centro Paroquial de Solidariedade Social de Santa Ovaia e Centro de Desenvolvimento Sócio-Cultural de Penalva de Alva, contando com a presença do vereador da Solidariedade e Ação Social, José Francisco Rolo.

LEIA TAMBÉM

Cuidar dos pés das crianças é o mais importante. Autor: Francisco Oliveira Freitas

Os pés das crianças podem ser facilmente afetados devido à utilização de calçado mal ajustado, …

O verdadeiro papel do cuidador não é fácil. Autora: Ana Margarida Cavaleiro

A doença de Alzheimer é cada vez mais uma realidade na nossa sociedade. Esta condição, …