Enfermeiros de sala de operações recriam bloco operatório no Forum Coimbra

Enfermeiros Perioperatórios do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra dão a conhecer, no dia 15 de fevereiro, o funcionamento de um Bloco Operatório e mostram a importância de um Enfermeiro Perioperatório na segurança cirúrgica do doente.

A Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP), em parceria com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Forum Coimbra, vai recriar neste espaço comercial um Bloco Operatório.

Pelo 9º ano consecutivo, esta iniciativa visa dar a conhecer a importância de um Enfermeiro Perioperatório na qualidade e segurança dos cuidados prestados à pessoa que é sujeita a uma intervenção cirúrgica.

O objectivo é dar visibilidade aos enfermeiros perioperatórios e à sua importância na garantia dos cuidados no bloco operatório. Esta ação é realizada pelos enfermeiros perioperatórios, que estão disponíveis para explicar quem são, o que fazem e para quê”, explica Mercedes Bilbao, Presidente da AESOP.

“O Enfermeiro Perioperatório atua com responsabilidade profissional, garante e disponibiliza ao doente cirúrgico e ao ambiente que o envolve, cuidados de enfermagem específicos e de qualidade, tanto no bloco operatório, como noutros locais onde se realizam procedimentos invasivos. Nunca é demais alertar que o Enfermeiro Perioperatório reduz o risco no Bloco Operatório”, diz ainda Mercedes Bilbao.

A acção decorre na Praça “Água”, no Piso 0 entre 10 e as 22h e decorre no âmbito da European Operating Room Nurses Association – EORNA – que este ano definiu como tema: “Be Safe – Be Seen – Be Heard, isto é, Promove a Segurança – Torna-te Visível – Faz-te Ouvir”.

LEIA TAMBÉM

Dois jovens detidos em Seia enquanto assaltavam uma viatura

A GNR deteve ontem dois homens de 18 e 21 anos, em flagrante delito, por …

GNR deteve traficante de droga em Celorico da Beira

O Núcleo de Investigação Criminal da Guarda da GNR deteve um homem com 54 anos …