Entre janeiro a abril arderam 1,9 hectares de floresta em Oliveira do Hospital

 

O crescente aumento de episódios de incêndio decorrentes das queimas e queimadas está a preocupar os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital que, amanhã pelas 21h00 no salão nobre da corporação, vão realizar em colaboração com o SEPNA a sessão de esclarecimento “Prevenção de Incêndios Florestais – Legislação em Vigor”.

Realizada todos os anos para o corpo de bombeiros, a ação é pela primeira vez dirigida à população em geral, com o objetivo de transmitir esclarecimentos acerca da legislação em vigor, que regula a prática de queimas e queimadas.

“As pessoas não estão informadas”, referiu há intantes ao correiodabeiraserra.com o comandante dos BVOH, explicando que a atual legislação permite a realização de queimas e queimadas durante todo o ano, com excepção dos meses de Julho, Agosto e Setembro.

Emídio Camacho alerta, porém, que na hora de decidir realizar uma queima ou queimada, o proprietário deve ter em conta as condições climatéricas. “Num dia como hoje não se devem realizar queimas de silvicultura preventiva”, alertou, lamentando que nos primeiros quatro meses do ano já tenham ardido 1,9 hectares de floresta no concelho de Oliveira do Hospital. Este ano, informou o comandante, o caso mais crítico foi o incêndio decorrente de uma queima realizada na Sobreda, freguesia de Seixo da Beira, e que foi responsável por 1,2 hectares de área ardida.

A sessão marcada para amanhã antecipa o período crítico de incêndios que se avizinha. Recorde-se que, em 2010, Oliveira do Hospital foi o concelho que registou o maior número de ocorrências de incêndio (161) no distrito de Coimbra, responsáveis por 140 hectares de área ardida.

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …