Envenenamento mata cães em série em Seixo da Beira

Uma série de mortes de cães e gatos por envenenamento na freguesia de Seixo da Beira, Oliveira do Hospital, está a indignar a população que acredita que terá sido uma acção premeditada por alguém que terá colocado produto no espaço compreendido entre o Largo de S. Sebastião (Centro Social) e as Escolas (Jardim de Infância e 1º ciclo). Já foram contabilizados oito cães e dois gatos mortos, incluindo uma cadelinha denominada por Estrelinha que era a mascote da população e particularmente apreciada pelas crianças. Mas há ainda animais desaparecidos, cujos donos começam agora a dar pela sua falta e que podem ou não vir a aumentar as estatísticas. O caso está a ser investigado pelas autoridades.

“A primeira morte ocorreu na terça-feira, por volta do meio-dia. Pensamos que fosse um caso isolado. Mas posteriormente começou-se a verificar a morte de vários animais com os mesmos sintomas. A alertei os serviços municipais e participei de imediato às autoridades que estão a investigar”, contou ao CBS o presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira, Carlos Baptista, visivelmente preocupado e angustiado com a situação.

12642640_1080088222053928_4751875211307664311_nO autarca apela mesmo para que exista algum cuidado na zona, em particular por parte das crianças. “Não sabemos que tipo de veneno foi utilizado, mas é algo forte. É um crime hediondo. Foram apenas vitimas cães e gatos, mas não sabemos que consequência poderá ter a nível da água, por exemplo”, frisa o autarca que aguarda ansiosamente por um veredicto das autoridades.

“Espero que os responsáveis sejam identificados e castigados. Para que sirvam de exemplo. Já que mais não seja pela vergonha pública que terão de enfrentar”, frisou Carlos Baptista. Na internet, a população está a postar uma foto da Estrelinha, “cadela vadia, pertença de todos” como homenagem aos animais que morreram.

A Guarda Nacional Republicana esteve ontem á tarde no local, efectuou buscas mas não encontrou nada de relevante que pudesse identificar a causa deste incidente. Os serviços municipais foram accionados e os dez animais mortos recolhidos. Só uma posterior análise permitirá chegar à conclusão do veneno letal que terá sido utilizado. As forças policiais continuam a investigar o caso.

LEIA TAMBÉM

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Portugal em risco de incêndios iguais ou piores aos de 2017 avisam especialistas americanos

O risco de incêndios catastróficos iguais ou piores aos de 2017 é real e tem …

Combustíveis sobem na segunda-feira pela quinta semana consecutiva e batem recorde do ano

Os combustíveis deverão voltar a subir na próxima segunda-feira. Será a quinta semana consecutivo a …

  • Sérgio Correia

    Vieram-me as lágrimas aos olhos quando soube a Estrelinha tinha morrido, ainda por cima envenenada. Nenhum animal merece tal tratamento, muito menos esta cadela que foi adoptada por todos e por ninguém. Sempre meiga e brincalhona, ainda na passado domingo estive com ela no Campo da Bela Vista, sim que ela era fã do Vasco da Gama e por isso tinha direito a comer junto dos jogadores e dirigentes. Quem provocou isto, não deve ser grande coisa como ser humano, se o for …. para ele(a) o meu maior e completo desprezo. Para a Estrelinha,… e porque acredito que sendo um animal de uma raça diferente da do homem, mas também com sentimentos, ….foi para mim um privilégio ter-te conhecido. Até sempre ….

    • João Albuquerque

      Caro Sérgio Correia;

      Concordo absolutamente consigo, bom era, apanharem a BESTA ou as BESTAS que fizeram esta atrocidade aos pobres animais.

      João Albuquerque

  • Margarida Monteiro

    Que seja identificado o criminoso e que a Justiça e a Vida se encarreguem de lhe retribuir até ao último dia da sua triste e criminosa vidinha. Imbecil!

  • Pingback: Envenenamento mata cães em série em Seixo da Beira, Portugal | Olhar Animal()