EP aconselha peregrinos e condutores à adoção de comportamentos seguros

Tendo em conta o elevado número de caminhantes que, circulam a pé pelas estradas em peregrinação a Fátima, a Estradas de Portugal (EP) tem em curso a campanha “torna-te visível”, encontrando-se com seis viaturas a sensibilizar peregrinos e condutores, ao longo dos principais itinerários dos Distritos de Santarém, Coimbra e Leiria, entre as 7h00 e as 23h00.

“O reforço do patrulhamento nestas vias tem por objetivo alertar peões e automobilistas para a concentração de pessoas, aconselhando a adoção de comportamentos seguros”, informa a EP em comunicado enviado ao correiodabeiraserra.com.

As equipas da EP percorrem os principais eixos de peregrinação junto a Fátima, que incluem trechos das seguintes estradas: IC2, IC3, EN17-1, EN17, EN109, EN3, EN243, EN118, EN114, EN365, ER349, EN8, EN350/EN113, EN356, IC9, EN360, EN361, EN349, EN357, EN358.

Até 12 de maio também disponibiliza as instalações de Coimbra e de Santarém, entre as 9:00h e 18:00h, para descanso dos Peregrinos.

Aos Peregrinos que circulam nas estradas, a EP aconselha a circular pela berma, o mais afastado possível da faixa de rodagem; a caminhar no sentido contrário ao trânsito; utilizar material refletor; optar por estradas secundárias nacionais ou municipais; ter especial cuidado durante a noite.

Aos automobilistas, a EP recomenda atenção redobrada na estrada e redução da velocidade ao avistar grupos de caminhantes. Disponibiliza, por isso, sinalética rodoviária: painéis informativos que alertam para a presença de peões e supressão das faixas de lentos em algumas vias onde não existam bermas.

«Torne-se Visível» é o lema da campanha desenvolvida pela EP para promover a segurança rodoviária numa altura em que aumenta o número de pessoas que percorrem a pé algumas das estradas de Portugal.

LEIA TAMBÉM

Gouveia recebe Campeonato Mundial Trial de motos

O Parque da Senhora dos Verdes, em Gouveia, vai receber, entre os dias 23 e …

Traficantes de droga detidos na Guarda

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR Guarda deteve na terça-feira três homens, de 20, …