EP aconselha peregrinos e condutores à adoção de comportamentos seguros

Tendo em conta o elevado número de caminhantes que, circulam a pé pelas estradas em peregrinação a Fátima, a Estradas de Portugal (EP) tem em curso a campanha “torna-te visível”, encontrando-se com seis viaturas a sensibilizar peregrinos e condutores, ao longo dos principais itinerários dos Distritos de Santarém, Coimbra e Leiria, entre as 7h00 e as 23h00.

“O reforço do patrulhamento nestas vias tem por objetivo alertar peões e automobilistas para a concentração de pessoas, aconselhando a adoção de comportamentos seguros”, informa a EP em comunicado enviado ao correiodabeiraserra.com.

As equipas da EP percorrem os principais eixos de peregrinação junto a Fátima, que incluem trechos das seguintes estradas: IC2, IC3, EN17-1, EN17, EN109, EN3, EN243, EN118, EN114, EN365, ER349, EN8, EN350/EN113, EN356, IC9, EN360, EN361, EN349, EN357, EN358.

Até 12 de maio também disponibiliza as instalações de Coimbra e de Santarém, entre as 9:00h e 18:00h, para descanso dos Peregrinos.

Aos Peregrinos que circulam nas estradas, a EP aconselha a circular pela berma, o mais afastado possível da faixa de rodagem; a caminhar no sentido contrário ao trânsito; utilizar material refletor; optar por estradas secundárias nacionais ou municipais; ter especial cuidado durante a noite.

Aos automobilistas, a EP recomenda atenção redobrada na estrada e redução da velocidade ao avistar grupos de caminhantes. Disponibiliza, por isso, sinalética rodoviária: painéis informativos que alertam para a presença de peões e supressão das faixas de lentos em algumas vias onde não existam bermas.

«Torne-se Visível» é o lema da campanha desenvolvida pela EP para promover a segurança rodoviária numa altura em que aumenta o número de pessoas que percorrem a pé algumas das estradas de Portugal.

LEIA TAMBÉM

Denuncia do grupo do empresário Fernando Tavares Pereira coloca IMT sob investigação do DIAP

Duas empresas do grupo Tavfer, do empresário Fernando Tavares Pereira, a CIMA – Centro de …

Universidade de Coimbra aposta na folha de mirtilo para tratamento da Esclerosa Múltipla

Um projecto de investigação da Universidade de Coimbra aposta no potencial terapêutico da folha de …