EP prepara projeto de reabilitação da Estrada da Beira

 

Ainda não há data prevista para o arranque dos trabalhos de requalificação da Estrada da Beira, mas a Estradas de Portugal (EP) já assumiu junto da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital a necessidade de se proceder à reabilitação da estrada mais movimentada do concelho oliveirense e que, nos últimos meses, tem evidenciado sinais de profunda degradação.

“A intervenção de conservação periódica naquele troço foi selecionada como prioritária”, refere o Conselho de Administração da Estradas de Portugal em ofício dirigido ao presidente da Câmara Municipal oliveirense no passado dia 22 de janeiro.

Na carta com que a EP responde ao pedido de requalificação dirigido pela autarquia oliveirense, a empresa responsável pela manutenção da via assegura ainda que a a intervenção na Estrada da Beira já consta da lista de atividades do plano de investimentos de conservação periódica da empresa para 2013/ 2014, estando em curso a elaboração do projeto de execução destinado à intervenção de reabilitação.

Até que tal aconteça, a EP tranquiliza o município oliveirense com a certeza de que “serão executadas intervenções no âmbito da conservação corrente por contrato”.

Pese embora o compromisso da EP, o que é certo é que a Estrada da Beira, fruto do aumento de trânsito a que tem estado sujeita nos últimos meses, se tem vindo a degradar a olhos vistos, dificultando a vida aos condutores que por ali passam diariamente. Buracos grandes e profundos são uma realidade um pouco por todo o lado, obrigando automobilistas e condutores de pesados a desvios que chegam a constituir situações de perigo e até acidentes.

Nos últimos meses várias têm sido as vozes de protesto contra as “crateras” da Estrada da Beira que, para muitos condutores, se tem revelado num verdadeiro tormento.

LEIA TAMBÉM

IP reforça meios de prevenção e limpeza de gelo e neve nas estradas da Serra da Estrela com novo Silo de Sal-gema na Guarda

A Infra-estruturas de Portugal (IP) instalou na Guarda, um novo silo de sal-gema com capacidade …

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …