EPTOLIVA, 25 anos de uma das escolas profissionais pioneiras no país

A EPTOLIVA vai fazer o pré-lançamento das comemorações do seu 25º aniversário nas Marchas Populares do Município de Oliveira do Hospital, que se realizam no próximo dia 18 de Junho. As comemorações vão prolongar-se durante todo o ano lectivo de 2016/2017, ao longo do qual serão realizadas variadas actividades especificamente direccionadas para a comemoração desta data.

Um dos momentos simbólicos ocorrerá na abertura do ano lectivo 2016/2017, com a homenagem aos fundadores da EPTOLIVA e aos municípios associados, bem como uma cerimónia pública de reconhecimento dos actuais promotores da ADEPTOLIVA e da adesão de 25 novos promotores, já aprovados em assembleia-geral.

O estabelecimento de ensino pretende ainda a realizar um encontro de antigos e actuais alunos, professores, colaboradores e promotores da ADEPTOLIVA e lançar uma linha de produtos de merchandising alusivos aos 25 anos da EPTOLIVA. Actividades pedagógicas, culturais, desportivas e sociais serão realizadas diariamente na Escola, mas também junto da comunidade educativa.

O dia 11 de Novembro de 2016 será marcado como o dia “EPTO 25”, a data em que a EPTOLIVA fará os seus 25 anos. O programa, que tem vindo a ser preparado há bastante tempo pela comunidade escolar e que resultou já na criação de um logótipo e slogan: “25 ANOS A FORMAR FUTUROS”. Este slogan, eptoliva 25segundo a direcção, pretende sintetizar o propósito da criação da escola, bem como os desafios com que diariamente se confronta.

A Escola Profissional foi criada a 11 de Novembro de 1991 e foi uma das primeiras do país. A criação e funcionamento emergiu da celebração de um contrato programa entre o Estado, na altura representado pelo GETAP – Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional e as Câmaras Municipais de Oliveira do Hospital e Tábua, representadas pelos respectivos Presidentes. Em Arganil, a EPTOLIVA iniciou o seu funcionamento no ano lectivo de 1997/98. Em Janeiro de 2000 viria a ser criada a ADEPTOLIVA, que se mantém até hoje como a Associação proprietária da Escola Profissional. Actualmente, a EPTOLIVA tem dois pólos em funcionamento (Oliveira do Hospital e Tábua) com nove cursos profissionais de nível IV, distribuídos por 11 turmas, num total de 230 alunos.

LEIA TAMBÉM

Tomada de posse dos órgãos autárquicos marcada pela tragédia dos incêndios e presidente reeleito aposta em “fazer renascer Oliveira do Hospital”

Não foi uma tomada de posse normal dos novos responsáveis pelo munícipio. Os discursos inflamados …

António Lopes apresenta denúncia no MP contra as autoridades do concelho oliveirense por entender que pode existir “crime de homicídio por negligência” na tragédia dos incêndios

O eleito à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, António Lopes, apresentou ontem uma denúncia …

  • Eptoliveiro

    Aniversário, parabéns!
    Contudo, convém não esquecer que esta instituição, ela assim o é, tem, na sua curta “história”, um dos “maiores buracos financeiros” do erário municipal…e outros…
    Há uns anos atrás, qual era a situação financeira?- o que é que as más línguas diziam e algumas contas não disseram?
    Festejar,sim.
    Esquecer , não.