Equipa municipal vai melhorar habitações de famílias carenciadas

 

… aos casos não abrangidos pelo Programa de Conforto Habitacional para Pessoas Idosas financiado pela Segurança Social.

Consciente das condições “miseráveis” em que vivem alguns oliveirenses, em particular nas zonas mais afastadas da sede de concelho, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital decidiu proceder à constituição de uma equipa destinada a realizar arranjos nas habitações e assim melhorar a qualidade de vida daquelas pessoas, na sua maioria idosos.

Uma medida que não é nova no concelho, onde ao abrigo do Programa de Conforto Habitacional para Pessoas Idosas da Segurança Social já foram intervencionadas algumas habitações, havendo porém a registar outras situações por resolver, decorrente dos critérios de elegibilidade associados ao programa.

Ter mais de 65 anos e fazer prova da posse da habitação eram algumas das condições e que acabaram por deixar de fora potenciais candidatos à intervenção habitacional. “Há pessoas que vivem em situações miseráveis, mas que não acediam ao programa porque não conseguiam demonstrar a posse das casas”, refere o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, informando que a equipa com que a autarquia conta realizar intervenções nas habitações é composta por pessoas desempregadas ao abrigo dos Programas Ocupacionais (POC) do IEFP.

Paralelamente, o executivo de José Carlos Alexandrino pretende avançar para aquisição de habitações devolutas no concelho e proceder à sua requalificação, com o objetivo de as mesmas serem utilizadas por famílias em situação de carência económica. “Tem aumentado o número de despejos”, observa, verificando que daquela forma o município estará em condições de “dar a mão” aos oliveirenses que, por esta altura passam momentos de sérias dificuldades económicas.

Medidas que, garante o autarca, são reflexo das preocupações sociais de todo o executivo e vereadores da oposição na autarquia. “Este executivo, de forma unânime, tem uma sensibilidade na área da ação social e temos estado todos de acordo”, refere o presidente da Câmara.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …