Finalmente a recuperação da EN 230 e EN 231-2!

Finalmente, começou a obra de recuperação da Estrada entre Oliveira do Hospital e Felgueira Velha, por nomenclatura rodoviária a EN 230 e 231-2, aqui e acolá também conhecida por “estrada da morte” tantos já aí foram os acidentes mortais desde que foi transformada em via quase-rápida a partir de 1992.

Equívocos…

Note-se que já em 1995 a CDU tomava uma posição pública, junto das Entidades da tutela e da População, sobre a perigosidade do troço dentro de Vila Franca da Beira.

É caso para perguntar quantas mortes depois se vai agora corrigir alguns dos “pontos negros” desta Estrada ? E isso se esses “pontos negros” forem de facto bem corrigidos, assunto que ainda carece de demonstração… Por exemplo, cá estaremos para ver o que vai ser feito no cruzamento ao cimo de Lagares da Beira, mais na recta que desce até à saída para a antiga estrada que passa por dentro de Lagares, recta que se torna particularmente perigosa quando gela no Inverno e, ainda, quanto ao cruzamento de Seixo da Beira para Seixas da Beira. Já quanto ao que está previsto dentro da Freguesia de Vila Franca da Beira, à partida, parece-nos serem importantes e necessárias as alterações a introduzir. Todavia, ainda faltará a Câmara reconhecer que também é necessário cobrir as valetas da Estrada dentro da Povoação para por aí permitir a passagem mais segura dos peões.

No final, a Câmara vai gastar mais de dois milhões de Euros, todinhos a sair do orçamento municipal e a serem cobertos pelo empréstimo bancário dos tais cinco milhões de euros. É uma obra relativamente cara para o orçamento municipal. Nisto, a Câmara sempre se acomodou perante a fuga do (des)Governo PS às suas responsabilidades no assunto. Tanto mais que, logo em Julho de 2005, o actual Secretário de Estado-Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações tinha publicamente assumido responsabilidades directas para a recuperação desta Estrada. Da parte do (des)governo, e apesar das promessas, era pois de prever a fuga a uma comparticipação nas despesas porque este (des)governo preocupa-se sobretudo em fazer troços de auto-estradas para depois concessionar a grandes grupos financeiros. Porém, da parte da Câmara, também esta se acomodou e demasiado depressa resolveu pagar toda a obra com dinheiro municipal. Mal esteve o (des)governo PS; pouco bem esteve a Câmara PSD…

Entretanto, faça-se a obra e corrija-se o pior do traçado.

Viva o “NÃO” da Irlanda ao “Tratado de Lisboa” !

Viva a vitória do “NÃO” no referendo irlandês, resultado higiénico do exercício democrático. Bebo umas cervejas a comemorar !

Porém, o grande capital e os seus “capatazes” empoleirados nos vários órgãos políticos de decisão – respectivamente os mandantes e os mandados – já ruminam “vinganças” e só aceitam resultados de referendos ao Tratado quando estes derem “sim”… Aliás, até agora, todos os outros países da União Europeia recusaram idênticos referendos. Assim também aconteceu com o (des)governo PS/Sócrates aliás aplaudido por quase toda a direita. Registe-se que, em anteriores referendos, já a França e a Holanda tinham dado o “nega” a coisa parecida ao Tratado de Lisboa.

Com a vitória do “NÃO” no referendo irlandês, o Tratado de Lisboa devia ficar morto e pronto para ser enterrado. Claro que, contando sempre com a subserviência cobarde dos pequenos (des)governantes dos outros países, o directório das grandes potências vai prosseguir no desmando porque, é sabido e “eles” provam-no, democracia é “coisa” que eles apenas sabem subverter para endrominar e dominar os Povos. Um ou outro dos actuais “migueis de vasconcelos” – que ainda usam bilhete de identidade onde consta terem nacionalidade portuguesa – são dos primeiros a papaguear hipóteses vesgas. Um dia destes ( mais cedo que tarde…), “eles” vão seguir o exemplo de outros desertores e, muito provavelmente, vão ocupar postos de “capatazes” importantes nesta União Europeia do grande capital e da super-exploração dos Trabalhadores.

O velho Império Romano apregoava que “Roma não paga a traidores”. Este novo império europeu afinal parece que até paga…

Adeus “Soco-Lari” que já vais (muito) tarde!..
Detesto ter razão neste desabafo ! Detesto ter razão quanto a tudo aquilo que, a respeito, já (muito) antes de hoje eu disse e escrevi !

A fraude alcunhada por “Soco-Lari” teimou, teimou, até demonstrar que não ganhou nada em seis anos como seleccionador/treinador nacional. Com isso, também fica demonstrada a incompetência da equipa técnica, mais da Federação de Futebol mais dos principais patrocinadores da Selecção. Falharam todos !

Portugal foi eliminado pela Alemanha num desafio de futebol em que fomos mal derrotados. Bom, na verdade, tal derrota digamos que começou a ser preparada pelo próprio “Soco-Lari” desde há muito. E continuou com a escolha da equipa que entrou em campo neste desafio. Toda a gente sabia que os alemães são altos e espadaúdos. Sofremos dois estúpidos golos a partir de lances de bola parada. Por que não alinhou Fernando Meira ? Ricardo andou a navegar fora dos postes. Estou convencido que “Soco-Lari” o manteria a titular ainda que o Quim não se tivesse lesionado. E aquele nosso defesa esquerdo de serviço que é um futebolista-burocrata, incapaz de um rasgo, de uma inspiração ?… Com Miguel sempre sentado no banco… E aquele meio-campo estilo “peso-pluma” ? Ai Maniche, ai Maniche !! Bem, ressalvo que Deco jogou muito bem. Aliás, contra a Alemanha, Deco deu um grande recital de futebol. Do melhor que alguma vez vimos ! E por que não entrou Nani mais cedo, ainda durante a primeira parte ? Com Ronaldo a entrar, pelo menos após os dois a zero, para a frente da área. Pois nada disso o “Soco-Lari” foi capaz de ver e teimou, teimou, até deixar perder este desafio e mandar a Selecção mais cedo para casa.

Parece que “Soco-Lari” vai agora para o Chelsea. Provavelmente, não estará por lá nem sequer um ano. Também não se vai ralar demasiado com isso porque receberá uma indemnização das chorudas. Eu cá, lamento muito é a massa que este “Soco-Lari” por cá esmifrou enquanto embebedava a malta com “rezas” obscurantistas.

E Portugal tem alguns dos melhores jogadores de futebol do mundo! Que pena !

João Dinis
Autarca da CDU – Oliveira do Hospital

LEIA TAMBÉM

Incêndio

Anda tudo a gozar connosco!!! Autor: Luís Lagos

Anda tudo a gozar connosco!!! Eu estou absolutamente farto!!! Fartinho!!! Haverá quem leia este post …

E porque digo eu que o Futebol Clube do Porto é a equipa de futebol mais próxima de jogar como faz o Real Madrid? Autor: João Dinis

Tipo “declaração de interesses”, digo que sou Benfiquista desde que me conheço (tenho 64 anos) …