Escolas e estradas fechadas devido à neve

A neve fechou todos os acessos ao ponto mais alto da Serra da Estrela e obrigou ao corte de estradas e ao encerramento de escolas no concelho da Guarda. No distrito de Viseu também há vias em que a circulação teve de ser proibida ou limitada, mas as crianças estão a ter aulas.

Na cidade da Guarda, que acordou coberta de neve, a Câmara Municipal está a apelar aos habitantes para que apenas saiam de casa em situações “de manifesta necessidade”, indica a Lusa. Mesmo nesses casos, acrescentou o vereador Sérgio Costa, responsável pelo pelouro da protecção civil municipal, devem utilizar preferencialmente a Via de Cintura Externa da Guarda, o “corredor” onde estão a ser centrados “todos os esforços” com vista à limpeza.

“Conduzir com este nevão é muito perigoso, principalmente para quem não tem correntes de neve ou veículos todo-o-terreno”, alertou o autarca, que adiantou que “algumas ruas no centro da cidade”, “com maior inclinação, foram já cortadas ao trânsito”.

Segundo o vereador, os meios que existem estão a revelar-se insuficientes. “Os corredores são limpos e logo no imediato a neve trata de os sujar”, referiu, indicando que a Estradas de Portugal também está a dar “algum apoio” na limpeza das vias do concelho.

Por razões de segurança, a autarquia decidiu proceder ao corte do troço do Itinerário Principal n.º5 (IP5), da estrada Nacional 16 (Guarda Celorico da Beira) até à localidade de Chãos e da a Estrada Nacional 18 (Guarda Covilhã) até Benespera. A circulação rodoviária está a ser efectuada pelas auto-estradas A25 (Aveiro Vilar Formoso) e A23 (Guarda/Torres Novas), mas nesta última “circula-se apenas na faixa da direita, nos dois sentidos”, indicou o CDOS, que não tem conhecimento de condicionamentos na auto-estrada A25 (Aveiro/Vilar Formoso).

No distrito de Viseu, as aulas não chegaram a ser suspensas, mas há vários concelhos afectados pela neve, como os de Tabuaço, Armamar, Lamego, Castro Daire, Tondela (na Serra do Caramulo), Vila Nova de Paiva e Penedono. Segundo fonte da GNR, a circulação foi cortada em duas estradas e num troço da auto-estrada. Na Estrada Nacional 321, entre Castro Daire e Cinfães, o trânsito foi proibido cerca das 6h30, e na EN 2, na zona de Bigorne (Lamego) às 9h15. À mesma hora, foi encerrado um troço da auto-estrada A 24, também na zona de Bigorne.

Fonte do Centro de Limpeza de Neve dos Piornos, na Serra da Estrela, indicou à Lusa que naquela zona estão encerrados os troços Piornos/Torre/ Lagoa Comprida, Covilhã/Piornos, Lagoa Comprida/Seia, Manteigas/Piornos e Manteigas/Penhas Douradas/Gouveia Seia. Não se prevê que qualquer destes troços venham a ser abertos nas próximas horas.

Para esta segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê queda de neve acima de 800/1000 metros, diminuindo a cota para 600/800 metros a partir da manhã.

com publico.pt

LEIA TAMBÉM

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Filho preso por suspeitas de ter matado mãe com martelo em Viseu

O homem de 37 anos suspeito de ter matado a mãe em Santarinho, no concelho …

Um morto e dois feridos em acidente em Viseu

Uma colisão entre dois veículos ligeiros hoje de manhã, em Sátão, distrito de Viseu, provocou …