Escolas e estradas fechadas devido à neve

A neve fechou todos os acessos ao ponto mais alto da Serra da Estrela e obrigou ao corte de estradas e ao encerramento de escolas no concelho da Guarda. No distrito de Viseu também há vias em que a circulação teve de ser proibida ou limitada, mas as crianças estão a ter aulas.

Na cidade da Guarda, que acordou coberta de neve, a Câmara Municipal está a apelar aos habitantes para que apenas saiam de casa em situações “de manifesta necessidade”, indica a Lusa. Mesmo nesses casos, acrescentou o vereador Sérgio Costa, responsável pelo pelouro da protecção civil municipal, devem utilizar preferencialmente a Via de Cintura Externa da Guarda, o “corredor” onde estão a ser centrados “todos os esforços” com vista à limpeza.

“Conduzir com este nevão é muito perigoso, principalmente para quem não tem correntes de neve ou veículos todo-o-terreno”, alertou o autarca, que adiantou que “algumas ruas no centro da cidade”, “com maior inclinação, foram já cortadas ao trânsito”.

Segundo o vereador, os meios que existem estão a revelar-se insuficientes. “Os corredores são limpos e logo no imediato a neve trata de os sujar”, referiu, indicando que a Estradas de Portugal também está a dar “algum apoio” na limpeza das vias do concelho.

Por razões de segurança, a autarquia decidiu proceder ao corte do troço do Itinerário Principal n.º5 (IP5), da estrada Nacional 16 (Guarda Celorico da Beira) até à localidade de Chãos e da a Estrada Nacional 18 (Guarda Covilhã) até Benespera. A circulação rodoviária está a ser efectuada pelas auto-estradas A25 (Aveiro Vilar Formoso) e A23 (Guarda/Torres Novas), mas nesta última “circula-se apenas na faixa da direita, nos dois sentidos”, indicou o CDOS, que não tem conhecimento de condicionamentos na auto-estrada A25 (Aveiro/Vilar Formoso).

No distrito de Viseu, as aulas não chegaram a ser suspensas, mas há vários concelhos afectados pela neve, como os de Tabuaço, Armamar, Lamego, Castro Daire, Tondela (na Serra do Caramulo), Vila Nova de Paiva e Penedono. Segundo fonte da GNR, a circulação foi cortada em duas estradas e num troço da auto-estrada. Na Estrada Nacional 321, entre Castro Daire e Cinfães, o trânsito foi proibido cerca das 6h30, e na EN 2, na zona de Bigorne (Lamego) às 9h15. À mesma hora, foi encerrado um troço da auto-estrada A 24, também na zona de Bigorne.

Fonte do Centro de Limpeza de Neve dos Piornos, na Serra da Estrela, indicou à Lusa que naquela zona estão encerrados os troços Piornos/Torre/ Lagoa Comprida, Covilhã/Piornos, Lagoa Comprida/Seia, Manteigas/Piornos e Manteigas/Penhas Douradas/Gouveia Seia. Não se prevê que qualquer destes troços venham a ser abertos nas próximas horas.

Para esta segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê queda de neve acima de 800/1000 metros, diminuindo a cota para 600/800 metros a partir da manhã.

com publico.pt

LEIA TAMBÉM

IP3 cortado na zona de Penacova devido a avaria de pesado

A avaria de um pesado, pelas 14 horas, provocou o corte do trânsito no IP3, …

Denuncia do grupo do empresário Fernando Tavares Pereira coloca IMT sob investigação do DIAP

Duas empresas do grupo Tavfer, do empresário Fernando Tavares Pereira, a CIMA – Centro de …