ESGOTOS: MESMO OS NOVOS JÁ NASCERAM VELHOS…Autor: João Dinis, Jano

Um exemplo de má instalação e funcionamento, é verificável na nova ETAR da Cidade e de Nogueira do Cravo, um empreendimento que saiu caríssimo ao Município e que agora está sob (má) gestão da Empresa Águas do Zêzere e Côa.

Não esqueçamos, entretanto, que em Março 2014, houve um grande aumento, decidido pela Câmara, para pagarmos pelos Esgotos. Não esqueçamos que os valores que a Câmara paga (Água- Saneamento) à empresa Águas do Zêzere e Côa são caros e só deviam entrar em vigor daqui a uns bons anitos mais, segundo as condições expressadas aquando da “concessão”.

A envergadura desta ETAR e a quantidade prevista de esgotos a processar, deviam ter aconselhado a instalação de mais um tanque de decantação. Não foi feito.

ETAR_de_Oliveira_do_Hospital vista parcial (Medium)Agora, é ir ver a cor escura, o mau cheiro, a grande quantidade de efluentes “tratados” na ETAR e que são derramados, logo ali ao pé da ETAR, numa linha de água, uma pequena vala que a seguir os vai despejar numa outra linha de água cujo caudal é menor – mesmo agora no Inverno – que o caudal de efluentes/esgotos que saem directamente da ETAR! A seguir, é a Ribeira de Cavalos que vai receber “a prenda”…

Mas, afinal, que dizem a isto quer a Câmara quer o Ministério do Ambiente?

Nós dizemos:- é um nojo!

MERUGE tem ETAR há quase dois anos, mas que só recebe um terço dos Esgotos da Povoação…

Esta ETAR em Meruge está novinha e a funcionar, embora libertando efluentes de cor e cheiro pouco recomendáveis.

Porém, dentro da povoação de Meruge, continuam activas e a drenar para fora duas grandes Fossas Sépticas que ainda não estão ligadas e a despejar para a nova ETAR. Despejam para o Cobral…

Ou seja, dois terços de Meruge continuam sem ter os esgotos ligados à nova ETAR. E o ribeiro Cobral é que continua a pagar as favas… Até quando?

 janoAutor: João Dinis, Jano

LEIA TAMBÉM

À Boleia Autor: André Duarte Feiteira

O país da Maria, do Manuel, das cunhas e dos tachos! Autor: André Duarte Feiteira

Que bonito é Portugal! Um país à beira mar plantado, com um clima afortunado e …

tractor

Vítima de acidente com tractor em Oliveira do Hospital faleceu no Hospital de Seia

Um homem que ficou gravemente ferido num acidente com um tractor agrícola em Oliveira do Hospital …

  • Guerra Junqueiro

    Professor João Dinis, não será para se candidatarem à maior “cagada” do mundo?

    Cumprimentos
    Guerra Junqueiro

  • Politicalex

    Cala-te lá com essa conversa pois, ainda podem querer fazer um concurso da Etar mais mal cheirosa e mediática do País…da maneira que eles andam para quererem ser os maiores em tudo…