ESGOTOS: MESMO OS NOVOS JÁ NASCERAM VELHOS…Autor: João Dinis, Jano

Um exemplo de má instalação e funcionamento, é verificável na nova ETAR da Cidade e de Nogueira do Cravo, um empreendimento que saiu caríssimo ao Município e que agora está sob (má) gestão da Empresa Águas do Zêzere e Côa.

Não esqueçamos, entretanto, que em Março 2014, houve um grande aumento, decidido pela Câmara, para pagarmos pelos Esgotos. Não esqueçamos que os valores que a Câmara paga (Água- Saneamento) à empresa Águas do Zêzere e Côa são caros e só deviam entrar em vigor daqui a uns bons anitos mais, segundo as condições expressadas aquando da “concessão”.

A envergadura desta ETAR e a quantidade prevista de esgotos a processar, deviam ter aconselhado a instalação de mais um tanque de decantação. Não foi feito.

ETAR_de_Oliveira_do_Hospital vista parcial (Medium)Agora, é ir ver a cor escura, o mau cheiro, a grande quantidade de efluentes “tratados” na ETAR e que são derramados, logo ali ao pé da ETAR, numa linha de água, uma pequena vala que a seguir os vai despejar numa outra linha de água cujo caudal é menor – mesmo agora no Inverno – que o caudal de efluentes/esgotos que saem directamente da ETAR! A seguir, é a Ribeira de Cavalos que vai receber “a prenda”…

Mas, afinal, que dizem a isto quer a Câmara quer o Ministério do Ambiente?

Nós dizemos:- é um nojo!

MERUGE tem ETAR há quase dois anos, mas que só recebe um terço dos Esgotos da Povoação…

Esta ETAR em Meruge está novinha e a funcionar, embora libertando efluentes de cor e cheiro pouco recomendáveis.

Porém, dentro da povoação de Meruge, continuam activas e a drenar para fora duas grandes Fossas Sépticas que ainda não estão ligadas e a despejar para a nova ETAR. Despejam para o Cobral…

Ou seja, dois terços de Meruge continuam sem ter os esgotos ligados à nova ETAR. E o ribeiro Cobral é que continua a pagar as favas… Até quando?

 janoAutor: João Dinis, Jano

LEIA TAMBÉM

Conversa e mais conversa mas… mas alunos e outros rapam frio nas principais escolas do concelho! Autor: João Dinis, Jano

De facto, o que mais tem aparecido de vez em quando é muita “conversa” por …

Município de Oliveira do Hospital vai vistoriar todas as Associações do concelho para evitar uma tragédia semelhante à que ocorreu em Vila Nova da Rainha

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital já constituiu uma comissão que irá analisar se …

  • Guerra Junqueiro

    Professor João Dinis, não será para se candidatarem à maior “cagada” do mundo?

    Cumprimentos
    Guerra Junqueiro

  • Politicalex

    Cala-te lá com essa conversa pois, ainda podem querer fazer um concurso da Etar mais mal cheirosa e mediática do País…da maneira que eles andam para quererem ser os maiores em tudo…