Especial Autárquicas 2009: Uma caixa de surpresas chamada Seixo da Beira

À excepção das autárquicas de 1989, ano em que o PS – com César Oliveira como cabeça de cartaz – foi o partido mais votado tanto para a Assembleia de Freguesia como para a Câmara Municipal, a freguesia de Seixo da Beira tem sido um dos principais bastiões do PSD no concelho de Oliveira do Hospital.

Porém, nas eleições do dia 11 de Outubro não é muito fácil arriscar uma previsão.

O autarca local, António Inácio, concorre este ano pelo movimento de eleitores independentes “Oliveira do Hospital, Sempre”, enquanto que o PSD, que teve algumas dificuldades em formar lista, aposta no actual presidente da Assembleia de Freguesia local – Gil Rocha dos Santos.

Também apostado na vitória, o PS escolheu Carlos Batista.

O mais jovem candidato à presidência daquela freguesia, vem da área do PSD e é filho de Higino da Costa Borges – um destacado militante social-democrata, já falecido, que em 1989 conquistou a presidência daquela autarquia para o PS.

Seixo da Beira é também a única freguesia do concelho, onde o CDS/PP concorre. O partido de Paulo Portas, avança com a escritora Maria Alice Gouveia.

Fontes partidárias de todas as candidaturas, reconhecem que António Inácio, que concorre a um quarto mandato, parte com algum favoritismo, pois aquele presidente de Junta que, nas autárquicas de 1997, ganhou a freguesia numa candidatura do CDS/PP, já conquistou duas maiorias absolutas para o PSD: em 2001 e 2005.

Numa freguesia com cerca de dois mil eleitores, mas onde a abstenção é sempre elevadíssima, nas últimas autárquicas o PSD conquistou 8 mandatos e obteve 644 cruzes, o que representa 71, 2 por cento dos votos.

O PS apenas captou 17,7 % dos eleitores, o que se traduziu em 160 votos.

Consulte aqui os resultados das últimas eleições autárquicas de 2005.

N.R:

1.O correiodabeiraserra.com já solicitou a todas as candidaturas o envio de informação relacionada com as listas de candidatos aos diversos órgãos autárquicos, nas eleições autárquicas do próximo dia 11 de Outubro.

2. O correiodabeiraserra.com é um diário digital que não pode comprometer a velocidade que quer imprimir à informação com questões que são da exclusiva responsabilidade das candidaturas. Há imagens de candidatos que ainda não dispomos. Logo, não podemos editá-las.

Assim que essas imagens nos sejam enviadas, a informação será actualizada de imediato na nova secção – ESPECIAL AUTÁRQUICAS 2009 – que, a partir de amanhã, ficará disponível no CBS on-line.

LEIA TAMBÉM

PS vence Assembleia Municipal e PSD fica com a maioria das Juntas de Freguesia

 

Com António Lopes como cabeça de cartaz, o PS foi também o partido mais votado para a Assembleia Municipal.

José Carlos Alexandrino é o novo presidente da Câmara de Oliveira do Hospital

O PS conseguiu hoje um feito que não se repetia desde 1989. Alexandrino devolveu a Câmara Municipal aos socialistas.