ESTGOH aumenta alunos na primeira fase de acesso ao ensino superior, Gestão da Bioindústria sem capacidade de atracção

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) preencheu a totalidade das vagas do curso da licenciatura em “Contabilidade e Administração” e foi a grande responsável pelo aumento global na instituição de dez alunos do ano anterior para o actual. Tal como Engenharia Informática, foi excepção. Os cursos ligados à oferta formativa para a região continuam a não convencer. A nova licenciatura de Gestão da Bioindústria, por exemplo, não foi além de três candidatos para as 20 vagas existentes. O mesmo se passou com Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território que atraiu apenas dois alunos (no ano passado não teve nenhum). Engenharia Informática é o segundo mais concorrido e vai contar novamente com novos alunos 14 das 30 vagas disponíveis. No total, dos 107 lugares disponíveis, 56 foram ocupados, ou seja, mais de 52 por cento.

O novo curso de Gestão da Bioindústria, criado em parceria com a BLC3 terá aparentemente ficado distante das expectativas dos promotores. Este, que é um daqueles cursos considerado adequado à realidade local e regional e ligado ao trabalho que está a ser desenvolvido na Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro, através do seu Centro Bio ficou distante de ter os candidatos pretendidos. “Este é um curso em parceria com a BLC3, em que alguns recursos humanos são da BLC3 e no futuro essa partilha de recursos só poderá ser mais próxima”, explicava em Julho o presidente da ESTGOH, Carlos Veiga. Mas do total de 20 vagas associadas apenas foram ocupadas, para já, três.

A ESTGOH nesta primeira fase do concurso geral de acesso entrou com um total de 107 vagas, mais 16 vagas do que no ano anterior (91) e conseguiu atrair mais dez alunos. O curso que registou maior adesão foi novamente Contabilidade e Administração que recebeu 37 alunos, completando a totalidade das vagas (no ano anterior tinha conseguido 31 alunos para as 41 vagas existentes). O curso de Engenharia informática angariou 14 alunos, para as 20 vagas (no ano lectivo anterior da capacidade para receber 25 alunos, viu colocados na primeira fase 15). O curso de Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território que no ano passado não teve candidatos conta agora com dois.

A segunda fase de candidaturas decorre de hoje até ao próximo dia 23 de Setembro. Os resultados serão divulgados no dia 29 de Setembro.

LEIA TAMBÉM

CDU: “Julgamos demasiado sem vergonha utilizar uma inauguração pública para os candidatos de um partido [PS] se promoverem”

O candidato à Assembleia de Freguesia de União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca …

João Brito atónito com “campanha eleitoral a favor do PS” por parte da Câmara ao aprovar hoje mais 10 subsídios a instituições

O vereador do PSD João Brito está atónito com aquilo que classifica de falta de …