ESTGOH aumenta alunos na primeira fase de acesso ao ensino superior, Gestão da Bioindústria sem capacidade de atracção

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) preencheu a totalidade das vagas do curso da licenciatura em “Contabilidade e Administração” e foi a grande responsável pelo aumento global na instituição de dez alunos do ano anterior para o actual. Tal como Engenharia Informática, foi excepção. Os cursos ligados à oferta formativa para a região continuam a não convencer. A nova licenciatura de Gestão da Bioindústria, por exemplo, não foi além de três candidatos para as 20 vagas existentes. O mesmo se passou com Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território que atraiu apenas dois alunos (no ano passado não teve nenhum). Engenharia Informática é o segundo mais concorrido e vai contar novamente com novos alunos 14 das 30 vagas disponíveis. No total, dos 107 lugares disponíveis, 56 foram ocupados, ou seja, mais de 52 por cento.

O novo curso de Gestão da Bioindústria, criado em parceria com a BLC3 terá aparentemente ficado distante das expectativas dos promotores. Este, que é um daqueles cursos considerado adequado à realidade local e regional e ligado ao trabalho que está a ser desenvolvido na Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro, através do seu Centro Bio ficou distante de ter os candidatos pretendidos. “Este é um curso em parceria com a BLC3, em que alguns recursos humanos são da BLC3 e no futuro essa partilha de recursos só poderá ser mais próxima”, explicava em Julho o presidente da ESTGOH, Carlos Veiga. Mas do total de 20 vagas associadas apenas foram ocupadas, para já, três.

A ESTGOH nesta primeira fase do concurso geral de acesso entrou com um total de 107 vagas, mais 16 vagas do que no ano anterior (91) e conseguiu atrair mais dez alunos. O curso que registou maior adesão foi novamente Contabilidade e Administração que recebeu 37 alunos, completando a totalidade das vagas (no ano anterior tinha conseguido 31 alunos para as 41 vagas existentes). O curso de Engenharia informática angariou 14 alunos, para as 20 vagas (no ano lectivo anterior da capacidade para receber 25 alunos, viu colocados na primeira fase 15). O curso de Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território que no ano passado não teve candidatos conta agora com dois.

A segunda fase de candidaturas decorre de hoje até ao próximo dia 23 de Setembro. Os resultados serão divulgados no dia 29 de Setembro.

LEIA TAMBÉM

Requalificação da EN 17 arrancou hoje, sete meses depois de adjudicada, e publicidade a visita de Alexandrino merece criticas de Luís Lagos

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, visitou esta manhã …

José Carlos Alexandrino quer novo mandato para cumprir 150 medidas, entre elas baixar o IMI para o mínimo

José Carlos Alexandrino apresentou ontem no Jardim Oliveira Mano, na presençado ministro do Trabalho, da …