ESTGOH com taxa de ocupação de 82 por cento

… fase de acesso ao ensino superior, uma ocupação 82 por cento, vendo preenchidas apenas 59 vagas das 72 colocadas a concurso. Os resultados estão disponíveis na internet em www.dges.mctes.pt/coloc/2008/, desde as 00h00 desta segunda feira, 13 de Outubro.

Dos quatro cursos disponíveis na ESTGOH, apenas os de Engenharia Informática e Administração e Marketing viram preenchidas a totalidade das vagas, com 14 e 17 alunos colocados, respectivamente. No curso de Engenharia Civil foram ocupadas 15 das 19 vagas a concurso, mas foi no curso de Administração e Finanças que se verificou um maior número de vagas por ocupar, já que sobraram nove de um total de 22 colocadas a concurso.

Sublinhe-se, contudo, que em cada um dos quatro cursos, as colocações ultrapassaram o número de vagas inicialmente colocadas a concurso, num total de 46. A este número acresceram as 26 vagas libertadas por recolocação. Administração e Marketing e Engenharia Civil foram os cursos que registaram um maior número de alunos candidatos, 49 e 42 respectivamente, sendo que a nota do último colocado em cada curso foi de 120,4 e 104,1. Ao curso de Administração e Finanças – com nove vagas sobrantes – concorreram 29 alunos, tendo o último candidato sido colocado com uma nota de 104,8. Sem nenhuma vaga sobrante, o curso de Engenharia Informática registou o dobro de candidaturas (28) tendo em conta o número de vagas colocadas a concurso (14).

Recorde-se que na primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior, a ESTGOH registou uma ocupação total do seu número de vagas, com a particularidade de o número de alunos candidatos (466) ter sido quase quatro vezes maior que a totalidade de vagas a concurso (120). Na ocasião, o director Nuno Fortes revelou-se satisfeito com os resultados e não deixou de se mostrar confiante quanto ao resultado da segunda fase.

Com menos cursos e menor número de vagas a concurso, a Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia (ESTTS) superou a ESTGOH no número de vagas sobrantes. A ESTTS apenas viu preenchidas 36 das 61 vagas colocadas ao concurso da segunda fase de acesso ao ensino superior, sendo que apenas o curso de Gestão Hoteleira preencheu as 14 vagas disponíveis. O curso de Turismo e Lazer não atingiu uma ocupação de 50 por cento, já que apenas foram ocupadas 11 das 28 vagas. Com um total de 11 alunos colocados, o curso de Restauração e Catering também não registou ocupação total, ficando com 9 vagas sobrantes.

LEIA TAMBÉM

Jovens cientistas da EPTOLIVA de Tábua desenvolvem Compósito Antisséptico e conquistam segundo lugar na XI Mostra Nacional de Ciência

Jovens estudantes da Eptoliva, na Tábua, no distrito de Coimbra, desenvolveram uma solução desinfectante a …

A escola ou a escolinha (?). Autor: António Ferro.

Durante várias décadas, fui assistindo às mudanças (algumas drásticas e escusadas) no sistema de ensino …