Home - Destaques - ESTGOH perde licenciatura de Administração e Marketing

ESTGOH perde licenciatura de Administração e Marketing

A licenciatura de Administração e Marketing é a mais recente baixa na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital. Ao curso mais apetecido na história da escola, o ministério da Educação não atribuiu qualquer vaga arredando-o, por isso, do concurso nacional de acesso ao ensino superior que arranca dia 17 de julho.

No prazo de dois anos, são já três as licenciaturas extintas no seio da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital. Depois de Engenharia Civil em 2011 e de Gestão Integrada em Qualidade, Ambiente e Segurança, em 2012, foi agora a vez de Administração e Marketing. Uma machadada confirmada na listagem de vagas de acesso ao ensino superior que o Ministério da Educação e Ciência acaba de tornar pública e que dita o fim daquela que tem sido a licenciatura que mais alunos tem trazido à escola de Oliveira do Hospital.

A atribuição de vagas zero ao curso de Administração e Marketing há já alguns dias que vinha sendo pressentida a nível concelhio, dado o conhecimento de que uma licenciatura semelhante tinha sido criada em outra escola afeta ao Instituto Politécnico de Coimbra. Um facto que a lista de vagas de acesso ao ensino superior também confirma, uma vez que avança com uma nova licenciatura em Marketing e Negócios Internacionais no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra e à qual reserva 40 vagas.

cursos

Em causa estará a deslocalização daquele que foi o curso mais apetecido da ESTGOH para uma escola localizada em Coimbra e que já contava com uma oferta formativa composta por seis licenciaturas.

Com a atribuição de vagas zero a Administração e Marketing, a ESTGOH volta a ficar reduzida a três licenciaturas: Engenharia Informática, Administração e Finanças e o curso recentemente aprovado e, por isso, novo no seio da ESTGOH, de Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território. Uma oferta formativa que permite à escola partir para o concurso nacional de acesso ao ensino superior com 101 vagas. Um número que tem vindo a diminuir de ano para ano. Em 2012, a ESTGOH disponibilizou um conjunto de 115 vagas, em 2011 de 135 e em 2010 foram 160 as vagas colocadas a concurso.

O correiodabeiraserra.com sabe que o cenário de atribuição de vagas zero a Administração e Marketing não caiu bem junto da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que já reuniu com responsáveis da ESTGOH e do IPC e já solicitou audiência com o Secretário de Estado da Educação. Refira-se que entre os receios da autarquia está a possibilidade de “esvaziamento” da ESTGOH que de ano para ano tem assistido à diminuição das licenciaturas e do número de alunos.

LEIA TAMBÉM

Colisão no concelho de Gouveia entre autocarro e tractor mata idoso de 79 anos

Uma colisão rodoviária entre um autocarro e um tractor agrícola provocou hoje de manhã a …

Transumância 2024, os rebanhos de Gouveia sobem à Serra a partir de 9 de Junho

O Município de Gouveia apresentou hoje o calendário para 2024 com as propostas no âmbito …